O processo criativo por trás da série “Na Rota do Rock”, produzida pela La Casa de la Madre para a SKY | (por Camila Anfilo)

Trailer da série “Na Rota do Rock”, produzida pela La Casa de la Madre para a SKY

O desafio era enorme: budget reduzido, equipe reduzida, projeto megalomaníaco. O cenário perfeito para dar tudo errado.

A série, com 5 episódios de até 6 minutos, nasceu de uma ideia concebida pelo time de criação da agência Ampfy para a SKY, patrocinadora do festival Rock in Rio. O objetivo era acompanhar a jornada de quatro jovens músicos a caminho da Cidade do Rock. Ninguém se conhecia, nenhum deles sabia o que estava por vir. …


Image for post
Image for post

Reflexões sobre a indústria (por André Castilho)

Alguns dias atrás, eu estive em Los Angeles para promover o curta-metragem “Reencontro”, selecionado no LA Shorts Festival. Em minha breve passagem pela cidade, pude conversar com cineastas do mundo todo, incluindo o diretor brasileiro Rodrigo Zan, com quem tive alguns importantes aprendizados sobre a indústria do cinema, os quais compartilho aqui com vocês:

1. Financiar o próprio filme é o grande calcanhar de Aquiles para qualquer cineasta. Mas se você estiver em Los Angeles, é mais fácil. Lá, você vai encontrar gente muito, mas muito boa mesmo, topando trabalhar por um cachê reduzido (comparado com aqui) ou até sem cobrar nada, em projetos que possam impulsionar suas carreiras. Aliás, é comum você encontrar motoristas de Uber ou garçons que são (bons) diretores, atores, roteiristas, fotógrafos. Todos correndo atrás do sonho de estourar em Hollywood. Aluguel de equipamento também é uma merreca, mesmo fazendo as conversões de moeda. …


Image for post
Image for post

Como um curta produzido para a LATAM Airlines chegou a Hollywood

Quando um filme produzido para uma marca entra para a seleção oficial de um festival internacional de cinema, é sinal de que o branded content conquistou seu lugar ao sol na competitiva indústria do entretenimento. Foi o que aconteceu com o nosso curta-metragem “Reencontro”, selecionado para o LA Shorts, um dos únicos festivais do gênero reconhecidos pela Academy Awards, cujos vencedores são elegíveis ao Oscar. Sim, uma marca batendo na porta do Oscar.

Como chegamos tão longe? Pensando em cinema — não em propaganda — desde o início. O briefing que recebemos da LATAM foi: “queremos ideias de curta-metragens que expressem o nosso momento”. Na época, o momento eram os Jogos Olímpicos, patrocinados pela marca. Foi então que fizemos o nosso trabalho, seguindo um workflow semelhante ao de uma produção de cinema. …


Por Mônica Branco e André Castilho

“Cinema é como um sonho, como uma música. Nenhuma arte perpassa a nossa consciência da forma como um filme faz; vai diretamente até nossos sentimentos, atingindo a profundidade dos quartos escuros de nossa alma.” Ingmar Bergman

Image for post
Image for post
Cena do filme “Shirin”, do diretor Abbas Kiarostami

A sétima arte é um instrumento poderoso de expansão do nosso próprio universo, do micro para o macro e do macro para o micro, abrindo acesso às nossas mais profundas imagens internas: aqueles lugares que habitam em nós, tão individuais e inacessíveis aos outros, mas que definem quem realmente somos. Schoupenhauer dizia que “o mundo é minha representação”. Desde as pinturas das cavernas até as mais altas tecnologias de cinema e realidade virtual, o ser humano sente necessidade de colocar para fora suas imagens internas através da arte. E com a arte, nasceu o espectador. …


O processo criativo do filme “Movido a Respeito”, produzido pela La Casa de la Madre para a Rede Globo, premiado com Grand Prix no Clio e no El Ojo, além de um Leão de Prata e 3 shortlists em Cannes

A ideia de fazer uma pessoa com tetraplegia dirigir um carro de Fórmula 1 parecia impossível, a princípio. O feito — que ganhou repercussão nos principais veículos de mídia — foi realizado graças a duas tecnologias proprietárias da TV Globo: a primeira emprestada dos Jogos Olímpicos, quando os Estúdios da Globo desenvolveram um capacete de eletrodos (EEF) para controlar um game via impulsos cerebrais; a segunda nasceu no PROJAC, onde a equipe de efeitos especiais desenvolvia carros pilotados por controle remoto para rodar cenas de explosões.

Image for post
Image for post
Rodrigo Mendes prepara-se para pilotar o F1 através de comandos cerebrais

O desafio foi lançado em uma reunião entre os dois núcleos e, assim, nasceu o projeto Movido a Respeito. Foram sete meses de trabalho com mais de 100 pessoas envolvidas, entre elas, Rodrigo Mendes, eleito o piloto do F1 adaptado, quase três décadas depois do incidente que o deixou tetraplégico. …


O processo criativo do curta-metragem “Reencontro”, produzido para a TAM Linhas Aéreas pela La Casa de la Madre

O clima era de concentração no set. Todos ali, mesmo gravando madrugada adentro, queriam dar o melhor de si para que o projeto desse certo. Nosso diretor Jorge Brivilati conduzia os atores, dando brechas para o improviso, enquanto o diretor de fotografia William Sossai controlava as luzes de portas e janelas, para que transparecessem o mais natural possível. O espaço estava orquestrado junto a movimentos de câmeras mais longos, como planos-sequência.

O cenário reproduzido aí em cima bem lembra um set de filmagem de cinema. E era. Mas, com um pequeno detalhe, a finalidade deste curta-metragem era uma propaganda da marca TAM Linhas Aéreas. …

About

La Casa de la Madre

Storytelling film production company: www.lacasadelamadre.com.br

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store