Naomi Lago
3 min readMay 8, 2020

Esse artigo está relacionado ao projeto Reboot que aconteceu do dia 27 de abril ao dia 03 de maio - reunindo cinco empresas (Shawee, Codenation Staff, Rocketseat, BossaBox e Vulpi) visando ajudar as pessoas a ingressarem na programação com um futuro promissor. Bem, dito isso, eu decidi falar sobre minha experiência durante o evento e também destacar alguns pontos principais.

Todos os dias eu irei publicar novos tópicos que foram discutidos no decorrer do projeto.

Foto por Denys Nevozhai pelo Unsplash

OS DIFERENTES CAMINHOS PARA A CARREIRA DE UM(A) DEV

Nessa segunda live, Elton Minetto (CTO na Codenation), @Natália Speck (Engenheira de Software na Conta Azul), @Guilherme Toda (Programador de Jogos na Vancouver Film School) e @Flavio Santos (Engenheiro de Infraestrutura de Dados) falam sobre as ramificações no meio da tecnologia, aplicando sobre a área de programação.

Bem, temos aqui quatro pessoas que estão inseridas no mercado de tecnologia porém com áreas de atuação tanto quanto distintas. Isso nos mostra que a tecnologia é uma área bastante categorizada e abrangente.

Vamos pensar em um programador de softwares e em um programador de games, por exemplo. Ambas as posições se encaixam em uma categoria ainda mais abrangente - como a programação em si. Assim também, o desenvolvimento de softwares pode ser dividido em outras categorias como frontend, backend, mobile etc.

Podemos concordar que toda essa quantidade de categorias é realmente algo que pode deixar qualquer pessoa confusa - até pelo fato de que novas tecnologias estão surgindo a todo momento. Pensando nisso, acreditamos que seja bacana começarmos com tecnologias que nos abrem portas para experimentar outras posteriormente de forma mais específica e que realmente nos identificamos.

Bom, por fim, vamos falar sobre o que motiva essa galera a continuar na área! Muitos imaginam a programação como uma área onde se ganha muito bem - e isso não é lá muita mentira não. Mas, além do salário, há outros fatores que fazem com que muitos continuam apaixonados cada vez mais pela programação.

Natália, por exemplo, se sente motivada por gostar do que está fazendo, de ter a satisfação em codar algo que funciona.

Já o Flávio, se motiva com o impacto positivo na vida das pessoas. Para ele, ajudar pessoas a comparar e achar produtos é algo muito encantador.

O Guilherme também partilha da mesma motivação de Flávio e, em sua área de games, acha fantástica a ideia dos games trazerem diversão, colocar sorrisos no rosto das pessoas etc.

Elton conclui que, para ele, a programação é uma arte assim como a música. Ele acredita que com a programação se pode criar e recriar diversas coisas que, por sua vez, também trazem muita motivação.

Eu, particularmente, partilho muito da motivação de cada um. Eu lembro que fiquei todo empolgado quando eu fiz minha primeira página web. E, hoje, saber que tudo o que eu aprender nessa área não vai ser voltado somente como uma paixão pessoal mas também como algo que pode realmente ajudar pessoas é algo que me motiva ainda mais. E é com essa vibe de motivação que eu termino nosso segundo tópico.

Segue abaixo o bate-papo sobre o tópico de hoje: