VOCÊ TEM MEDO DE QUÊ?


Você já parou pra pensar no quanto o medo influencia a sua vida? Eu já. Tirando os medos naturais que atentam contra a vida do ser humano que vão desde os medos de bichos, da morte, assalto, etc, existem os medos que paralisam a nossa vida emocional.


Eu selecionei alguns como: o medo de largar o emprego chato para fazer o que gosta, medo de se decepcionar, medo de viajar sozinho, medo de rejeição, medo de perder uma reputação, medo de tomar alguma decisão, medo de magoar alguém, medo de expor uma opinião, de dizer “não”, de dizer “sim” e um monte de outros medos que ficam perturbando nossa cabeça. E quando você percebe que tudo isso surge quando pensamos no que o outro vai pensar de nós? Este “outro” pode ser seu chefe, familiares, amigos e até gente que você nem conhece.

É por isso que eu penso que cuidar da saúde emocional deveria ser matéria obrigatória nas escolas, ainda mais hoje em dia com as redes sociais, o que mais vemos é essa necessidade crescente de aprovação do outro, de se auto afirmar, de ter muitos “likes”, e claro, receio da opinião alheia.
Se você vive dessa forma, isso significa que você está dispensando seu precioso tempo e energia se preocupando , quando na verdade deveria estar seguindo os seus próprios objetivos e motivações.

Aceita que dói menos

Você não pode controlar o que os outros pensam, as pessoas tem gostos, opiniões, posições políticas e crenças diferentes, aceite que elas sempre vão pensar alguma coisa, concordar ou discordar de você, o que não dá pra fazer é viver uma vida baseada na opinião de alguém, se anulando em função do outro, deixando até de fazer algo que gostaria com medo do que os outros vão pensar.

O ministério da saúde adverte (ou pelo menos deveria advertir): dispensar seu tempo pensando no que pensam sobre você causa: ansiedade, baixa auto estima, autocrítica exagerada, insegurança, perda de oportunidades, perda da própria identidade ( sobre pessoas que aparentam ser o que não são) e até dor de barriga rs.

Pergunte a si mesmo o que realmente importa pra você

É inevitável: os outros ainda vão dizer horrores de nós, não importa por qual motivo, mas lembre-se que a opinião é totalmente deles. Tente ser fiel a si mesmo, aos seus próprios sentimentos, não tente ser perfeito, se coloque em primeiro plano na sua vida. É libertador não tentar agradar o tempo todo, o que nos torna perfeitos são exatamente as nossas diferenças.