ONG faz ação de saúde em comunidade no Campo Limpo

Foto: Laio Rocha

Ação social contou com aferição de pressão e oftalmologista para população

[Reportagem feita para ONG Projeto Arrastão]

A equipe social da ONG Projeto Arrastão foi à comunidade Atucupê, na região do Campo Limpo, no último dia 13/07, e realizou a atividade ‘Saúde na Atucupê’, que contou com aferição de pressão, assessoria jurídica, oftalmologista, limpeza de pele e orientação social.

No total, foram realizados cerca de 85 atendimentos, sendo que 70% procuraram os serviços oftalmológico e de aferição de pressão. A atividade compõe a série de iniciativas que o Projeto Arrastão vem construindo na comunidade à cerca de dois anos, com mapeamento de vulnerabilidade social, orientação psicossocial, feira de emprego e saúde.

Foto: Laio Rocha
“Nosso objetivo é levar os serviços que a população desse território tem dificuldade de acesso, com atendimentos específicos e imediatos”, explica o coordenador social do Projeto Arrastão, Vagner Lemes.

O local escolhido para a ação social foi a Associação de Moradores, e teve a ajuda de líderes comunitários na coordenação, articulando tanto a divulgação, quanto a organização junto aos profissionais do Projeto Arrastão.

A Associação é um ponto chave na parceria entre a ONG e a comunidade, e vem sediando a 1 mês as atividades, que acontecem em função do período de férias escolares.

Foto: Laio Rocha

Uma delas foi a dinâmica de pintura de uma máscara de leão, em referência ao filme ‘Rei Leão’, exibido para as crianças no local. Entre os temas abordados sobre o longa-metragem, a equipe social falou sobre família e violência.

“O primeiro passo para ação foi o fortalecimento de vínculos com as pessoas da comunidade. Trouxemos primeiro as crianças, e posteriormente as suas famílias. Dessa forma, conseguimos identificar vulnerabilidades, como drogadição, violência e abuso”, pontua Lemes.

Foto: Laio Rocha

Com a união entre os líderes locais e o Projeto Arrastão, Vagner acredita que em pouco tempo a atuação da equipe social pode se resumir à produção de conteúdos e auxílio na organização, de forma que a comunidade tenha autonomia e assuma o controle das atividades promovidas.

A ação teve a parceria das empresas Novety Cosméticos, na limpeza de pele, Escola de Enfermagem Colégio Aurélio, na aferição, Ótica Evolution, no exame oftalmológico, e Faculdade Anhanguera Campo Limpo, na consulta jurídica.

As atividades na Atucupê continuam acontecendo todas as terças-feiras na Associação, e devem se encerrar no próximo sábado, dia 29/07, com serviços de saúde e brinquedos para as crianças se divertirem.

Foto: Laio Rocha