261 Followers
·
Follow

‘Diz a Ela Que Me Viu Chorar’, lançado esta semana, reconta a vida de pessoas em situação de rua na Cracolândia

Image for post
Image for post

Lançado na última quinta-feira, 13, o documentário ‘Diz a Ela Que Me Viu Chorar’, da diretora Maíra Bühler, se propôs a documentar a vivência de moradores do Hotel Dom Pedro II, em que pessoas que estavam em situação de rua na região conhecida como Cracolândia, no Centro de SP, foram acolhidas através do programa De Braços Abertos.

Descontinuado em 2017 com a entrada do então prefeito, João Dória (PSDB), o programa foi uma tentativa da gestão de Fernando Haddad (PT) de solucionar a questão das cenas de uso abusivo de drogas no centro da capital oferecendo moradia, saúde, assistência social e trabalho. …


Vírus se espalha rapidamente pelo sistema penitenciário em meio à proibição de visitas

Image for post
Image for post
Foto: Mario Tama/Getty Images

O novo coronavírus chegou ao sistema penitenciário. Superlotado, sem condições de higiene e de atendimento médico, o local é um barril de pólvora prestes a explodir. Com visitas suspensas desde o último dia 23/03 por ordem do DEPEN (Departamento Penitenciário Nacional), as informações são mínimas e o medo grande entre familiares.

Até agora o Ministério da Justiça, até então gerido pelo ex-juiz Sérgio Moro, notificou 42 casos confirmados e 194 em investigação de COVID-19 nas prisões brasileiras. …


Malabarista do Primavera, Zona Sul, realizou sonho de ser professor ensinando arte para jovens da sua quebrada

Texto e fotografia: Laio Rocha

Maranhense, Chico chegou com apenas 1 ano na cidade de São Paulo, precisamente no extremo sul. O bairro do Primavera foi onde seus pais aportaram, na estreita viela da Passagem 2, onde, naquele tempo, a rua era de terra e as casas barracos de madeira de no máximo dois cômodos.

O espaço pequeno abrigou sua família, tios e madrinha que, assim como eles, vieram ganhar a vida na terra das oportunidades. E ganharam.

De lá para cá, são 24 anos morando na mesma rua em que ambos passaram por imensas transformações. A viela ganhou asfalto, mas ainda falta saneamento, sua casa tornou-se um sobrado “triplex”, como diz Criolo em Grajauex, veio ao mundo sua irmã mais nova, jogadora de futebol, e ele, despretensiosamente, encontrou nas claves meio de vida e de impacto social. …

About

Laio Rocha

Repórter das ruas da cidade cinza

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store