Crowdfunding

O financiamento coletivo e as novas ideias

Laís Pádua

Quantas boas novas ideias conhecemos e tiveram que parar no meio do caminho por um único motivo: falta de investimento. Está cada vez mais difícil em tempos de crise e situação econômica instável gerenciar novos projetos e achar espaço no mercado. Uma opção que está se popularizando no Brasil e já possui uma história de sucesso em outros países é o Crowdfunding, ou financiamento coletivo.

O Crowdfunding é um método de arrecadação de recursos financeiros através de investimento de diversas pessoas que se interessem por um 
projeto ou uma ideia.

É uma mecânica muito simples: uma ideia é apresentada ao público em um site específico através de fotos, textos e vídeos, que decide contribuir ou não. Se o projeto atinge a meta previamente estipulada, o site responsável recebe uma comissão (geralmente 5%).

Esse método de financiamento coletivo pode ser utilizado de diversas formas, como por exemplo um presente de casamento coletivo para casais que desejam realizar uma viagem de lua de mel e até mesmo empreendedores em suas startups.

Pontos positivos e negativos podem ser encontrados nesse tipo de captação de recursos. Um dos empecilhos encontrados é a desconfiança nas pessoas e nos projetos apresentados. Por outro lado, essa modalidade de financiamento representa uma nova oportunidade de divulgação da imagem e atuação de novas organizações, interagindo com o público, estimulando-o a engajar e contribuir com algo que realmente acreditam.

Em Santos, quatro jovens se juntaram para um novo projeto: Revo Coffee Co. Vitor, Romulo, Vinicius e Lucas se uniram e acreditam que existe uma grande história por trás da tradição do “cafezinho” e que as pessoas precisam conhecer o que realmente tomam, uma nova cultura para algo tradicional. 
A maneira que encontraram para desenvolver e colocar o projeto em prática foi através do Crowdfunding. O projeto está em fase de desenvolvimento de um vídeo institucional para a divulgação e início do financiamento coletivo e os contribuintes receberão em troca serviços e produtos oferecidos 
pela empresa.

Fontes: www.sobreadministracao.com/; www.kickante.com.br/

Projeto Laboratorial da disciplina Produção Gráfica do curso de Relações Públicas da Universidade Católica de Santos, apenas para fins de aprendizagem.