LUTHIERIA, A ARTE DO CONSERTO MUSICAL

MPB rolando. Cheiro de tinta no ar. Instrumentos para realizar concertos entre objetos utilizados para consertar. Um martelo, um pincel e algumas outras ferramentas ao lado de um corpo de guitarra. Conversas paralelas sobre música e histórias da vida, por vezes, interrompidas pelo som do esmeril. Este é um breve retrato da rotina das tardes na Évorah Luthieria, localizada na Osvaldo Aranha, em Porto Alegre. Evandro Rosa, que mantém o empreendimento há 15 anos, divide suas tardes de trabalho com Moisés Rodrigues e Taylan Vargas.

“Eu lembro bem quando falei para os meus amigos que ia ser luthier. Me disseram ‘cara, tu não sabe nem usar um prego’. Eu realmente não sabia, mas aprendi”

A luthieria é a arte de fabricar instrumentos de corda de maneira artesanal e o luthier, por sua vez, é o profissional especializado no ofício que envolve marcenaria, pintura, elétrica e, obviamente, conhecimento sobre música. Evandro Rosa, 44 anos, natural de Cachoeirinha, desde sempre mexeu com instrumentos musicais por hobby, no entanto, desde 2000, decidiu fazer disto o próprio trabalho. Com a tradição da marcenaria na família, Evandro sempre esteve envolvido com o ambiente de produção semelhante a oficina e que proporcionava a criação com a madeira a partir do que quer fosse.


Fotorreportagem produzida para a disciplina de estágio fotodocumental (2015/2) pela Faculdade de Comunicação Social (FAMECOS) da PUCRS sob orientação da Professora Me. Flávia Campos de Quadros.