A Casa do Ogro: Cerveja, hambúrguer e churrasco

Lanche Barato
4 min readJul 14, 2018

--

Eu fui ao primeiro evento do Ogro, o Double Burger Day em outubro de 2015. Eu não conhecia o Thiago na época, descobri o evento pelo Facebook e achei a ideia incrível.

É um cara comum, gente como a gente, abrindo a fuckin’ casa dele pra fazer hambúrguer.

Claro que eu estava lá. Claro.

Mas o hambúrguer, na época eu não achei tão impressionante.

Ruim? De forma alguma, mas pra quem tinha acabado de voltar de SP, comido na Z Deli, no Saint Louis e em vários trucks fodas, eu achei apenas “ok”.

Já falei bastante sobre hambúrgueres ok.

Fast Forward para janeiro de 2016, mais um evento do Ogro, dessa vez no Shopping da Ilha, no Boliche.

Esse dia eu lembro bem.

Em primeiro lugar, foi a primeira vez que tomei uma Petroleum, que, até hoje é minha cerveja preferida.

Olha essa foto aí de um celular antigo. Direto do túnel do tempo.

Em segundo lugar, o hambúrguer do ogro tava INCRÍVEL. Sem sombras de dúvidas, naquele momento, foi um dos melhores de São Luís. FÁCIL.

Foi um dia feliz.

Mais de dois anos depois, muita coisa mudou: Thiago Ogro virou nome respeitadíssimo em carnes e cervejas dentro e fora do Maranhão, tivemos um boom de hamburguerias gourmet na cidade, o Lanche Barato voltou, soltou mais de 20 vídeos e por um motivo ou outro eu acabava não repetindo esse hambúrguer.

Junho de 2018. São João no Ipem. A Kombi do ogro estava lá servindo cervejas. E HAMBÚRGUERES.

Hambúrguer, meu amigo, é minha comida típica.

Era um hambúrguer super simples, caro, porém muito gostoso.

PUTA QUE PARIU. Que hambúrguer gostoso.

Eu precisava comer o hamburgão de verdade, na nova Casa do Ogro, do Calhau.

Acho que não demorou nem uma semana para fazer a visita oficial.

Desde a porta…

O ambiente da Casa do Ogro no Calhau… É uma casa.

Logo no Terraço/garagem você encontra algumas mesas e cadeiras de madeira, uma Tulipa com Chopp e thats it.

Super simples e super na proposta. A Casa do ogro é de fato na casa do ogro.

Um murinho separa a entrada da casa da área da churrasqueira/cozinha. Tive o privilégio de chegar bem perto.

Duas palavras: QUENTE e FODA.

olha o bicho vino, mlk

São três churrasqueiras, comandadas pelo próprio mestre Ogro, assando carnes e hambúrgueres em brasas incandescentes.

Mas consegui ficar pouco tempo, viu? Não é pra qualquer um pilotar três churrasqueiras ao mesmo tempo.

Pense no calor…

O atendimento nesse dia específico estava, na falta de uma expressão melhor, meio conturbado.

Quando chegamos a casa estava meio vazia, tudo tranquilo. Mas rapidamente ficou full lotado, com gente esperando mesas e tudo mais.

Como pedimos bebidas, repetimos hambúrgueres, vários pedidos em momentos diferentes, estávamos demandando certa atenção do atendimento.

E cara, quando a casa ficou cheia, começou a ficar complicado.

Ogroni. R$ 19,00. Campari, Vermout, Gin e limão siciliano.

Eu entendo que a operação do Ogro é bem caseira. É LITERALMENTE na casa dele, mas acabou rolando uma boa espera no final.

Nada que tire o brilho do que vem a seguir.

Vou falar logo: sinceramente foi um dos melhores blends que já provei por aqui.

Suculento, mas não super molhado. Saboroso,mas não temperado demais. Grande, mas não pesado.

É difícil de explicar.

Mas se churrasco for considerado arte, o blend do Ogro é perto de ser uma obra prima.

Caminhoneiro em toda sua glória

INFELIZMENTE não consegui provar a picanha ou o Joelho de porco, porque, ao contrário da carne, achei o preço do burger um pouquinho salgado para pedir dois.

Fui de “Caminhoneiro”: dois hambúrgueres de 180g, dois queijos e molho especial. R$ 24,00.

Também pedimos um simples PCQ: “tradicional pão, blend, queijo e molho especial”, R$ 18,00

E um Ogro Burger: “pão especial, blend, queijo, alface, tomate, rúcula, cebolete e dois molhos”, R$ 23,00.

Ogro Burger

O molho, barbecue de goiaba é GENIAL. Queria que vendesse pet de 2l dele no supermercado.

#fikdik, senhor Ogro.

Um ponto negativo é que os hambúrgueres mais simples não chegam com o barbecue. Obviamente dividimos nossos preciosos molhinhos com quem não tinha e não sobrou pra quem quis.

A maionese, que já vem dentro do pão é bem saborosa, o pão macio e fresco e o gosto de brasa BEM presente.

Não estamos falando, afinal, de qualquer churrasqueiro, não é?

Voltaria? Com certeza.

Quero provar as carnes, mas o hambúrguer é tão bom que talvez eu simplesmente não consiga.

Lá em 2015, quando visitei o Thiago pela primeira vez, no Double Burger Day, eu achei o conceito foda. Continuo achando.

Uma casa. Um ogro. Carnes.

Não conseguiria imaginar as proporções que tudo isso tomaria desde então. Fico verdadeiramente feliz por São Luís hoje possuir um lugar tão roots quanto a CDO. Tava precisando.

E se você não conhece o Ogro, as cervejas e as carnes que ele prepara, vale muito a experiência.

Comi 360g de carne e fiquei querendo mais. Isso já diz alguma coisa.

https://www.facebook.com/acasadoogro/
https://www.instagram.com/acasadoogro/
Rua Tumucumape, 24, Calhau, São Luís

--

--