Bunker: LONG LIVE THE KING

Lanche Barato
6 min readMar 15, 2018

--

Realmente não me lembro da primeira vez que fui ao Bunker, mas a segunda foi bem marcante.

Eram os primórdios da hamburgueria. E, salvo engano, era o primeiro hambúrguer “gourmet” de São Luís que eu realmente tinha gostado.

Gostado tanto que em menos de uma semana já estávamos lá de novo.

E nesse dia choveu bastante.

E o Bunker ainda não tinha “teto”.

Nós comemos na chuva mesmo.

Algumas pessoas do nosso grupo detestaram a situação, mas eu realmente não me importei. Estava comendo um hambúrguer de verdade.

Essa história é 100% true.

E, caso você não queria ler o resto do texto, eu acho NO MOMENTO, o Bunker o melhor hambúrguer de São Luís.

BUNGER BURGER & BEE?

Daqui pro final do semestre esse top 5 ainda vai sair, mas, repetindo, NO MOMENTO, ele ainda ganha o primeiro lugar aqui no Lanche Barato.

E por quê?

Porque o Bunker é um “porto seguro”. Além de ser EXCELENTE, ele sempre mantém o mesmo nível. Se formos falar em porcentagens. Talvez tenha vindo perfeito em 90% das vezes.

E isso, por mais que seja “obrigação”, é uma qualidade rara.

O hambúrguer da lanchonete X pode passar do ponto, o hambúrguer da lanchonete Y pode vir frio, o hambúrguer da lanchonete Z pode faltar um pouquinho de sal.

O Bunker, pelo menos em MINHA experiência, sempre mantém a média bem alta.

A primeira coisa que chama logo a atenção é o ambiente. É pequeno, mas bem estilizado. Aconchegante.

Acredite, tem uns quadros por aí

Mesas de madeira escura ao “ar livre” e um balcão carregado de tijolinhos brancos. Ao fundo caixotes de madeira carregados de diversos rótulos de cerveja artesanal, copos e taças para alguns estilos específicos de cerva.

A marca, “Bunker Burger & Beer” é estampada e bem visível. Em cima da loja e na parede traseira, dentro do balcão, iluminada por lâmpadas incandescentes, aquelas de luz amarelada.

Reza a lenda também existem uns quadros pendurados por lá, mas eu sempre fico olhando as cervejas mesmo.

Em resumo: simples sem perder o ar cool. Você recebe um ambiente bonito, mas sem sentir que precisa ir de “esporte fino” pra se encaixar.

O preço também fica no mesmo quesito, Mais acessível do que você imaginaria.

Mas sobre isso eu falo mais na frente.

Fonte: Instagram @bnk.bunker

De certa forma, o Bunker me lembra a Z Deli, em São Paulo. AKA, o melhor hambúrguer que eu já comi na vida.

Um local pequeno, temático e com um produto excelente.

Sim, temático. Buscando forças do próprio nome, todos os pratos do Bunker tem pegada militar. Meu burguer preferido é o Normandie. Existe o Granada, o Recruta, as batatas individuais são chamadas de Ponto50 e assim por diante.

O tema também se reflete na farda dos garçons e na linguagem utilizada nas postagens de mídias sociais.

Pessoalmente, acho foda. É algo que cria um meio termo ótimo entre a galera que curte um local descolado e o pessoal mais TROO.

Diferente do B.Burguer, o Bunker utiliza garçons. Até hoje, mesmo com inúmeras visitas, eu só tive um real problema com o atendimento.

E nem foi com o “atendimento” em si. Em algum momento dessa história de 2 anos com o Bunker, demorei quase 2h para ser atendido em um dia que a casa estava explodindo de cheia.

Cancelei, fiquei puto. Fui no Reis.

Reclamei em uma mensagem direta no Instagram — onde fui prontamente respondido. Nunca mais aconteceu, eles abriram a segunda loja e esses problemas, acredito, acabaram.

Mas, repetindo, faz tempo.

O atendimento, em geral, é bom. Talvez um nível acima do que vemos em São Luís?

Sei que isso não é falar muito, visto que o atendimento da capital maranhense, em geral, é terrível, mas pela minha experiência o Bunker não é um lugar que vá lhe fazer passar raiva.

Na “base Vila Food” é diferente. Você pega uma fila, faz o pedido, recebe uma senha e espera. Prefiro esse esquema, na verdade.

Mas que a fila fica grande, isso fica.

O hambúrguer.

Capitão

Acho que, no começo do texto, eu já dei uma introdução absurda, não?

O hambúrguer do bunker, todos que provei, tem um padrão de excelência muito alto. Dá pra sentir que são ingredientes de boa qualidade e bem trabalhados.

E as combinações também harmonizam muito bem. Um misto de texturas, sabores e sensações.

O meu preferido, o Normandie, tem um blendzão bovino, cebola crispy, que puxa uma crocância, cheddar cremoso, ajudando na suculência juntamente ao molho barbercue, para um toque “doce” e bacon, claro.

Normandie em uma foto velha de celular

Deu pra entender? São sabores que combinam.

E por mais que muitas hamburguerias de São Luís tentem, poucas chegam em combinações tão boas quanto o Bunker.

Tem hambúrguer de banana, cara. E COMBINA BEM!

É impressionante.

Mais uma vez eu reitero: o Bunker sabe MUITO bem manter o padrão de qualidade. Se você pedir um buguer hoje e quiser comer a mesma coisa em uns 2 meses, muito provavelmente ele vai ser igual. O bunker tem uma taxa de erro BAIXÍSSIMA.

Quer um hambúrguer ao ponto? Vai vir ao ponto. O bacon é pra ser crocante? Vai vir crocante. O pão fresquinho…

Acertar o pedido dos clientes, ter padrão de atendimento, de produto, NOVAMENTE, parece obrigação, mas é aqui em São Luís, na nossa realidade, é diferencial.

PREÇOS

Cardápio e Lens Cap

O Normandie, que já puxei o saco o texto inteiro, custa R$ 21,50 no momento de escrita desse review. O Capitão, que tem um chutney de abacaxi EXCELENTE, fica por R$ 20,90.

Um adicional de batata individual, bem servido até, sai por R$ 3,00.

As cervejas tem preços muito variados, mas converse com os atendentes, converse com o dono se ele estiver por lá. Tenho certeza que vão te recomendar algo legal.

Uma incrível Way Avelã Porter ao fundo, em mais uma foto velha de celular

Se você não quiser assaltar o cofrinho para tomar uma cerva artesanal, eles também possuem as mais tradicionais em garrafas de 600ml.

Outro detalhe legal é não cobrarem por mudar o pão de australiano para brioche.

Parece caro, certo? Mas se vamos falar de grandes hamburguerias o Bunker é a que tem um dos melhores preços.

E quando um cachorro quente do Lálio já está custando R$ 10,00, por exemplo, não parece ser um valor tão agressivo assim.

(mas daqui a pouco eu mudo o nome do blog para Lanche meio caro, vão vendo)

Nunca experimentei o delivery, mas sei que rola uma taxa para as embalagens

Conclusão: vale a pena?

Vale. Vale pra caralho. Eu sempre recomendo e, ao que parece, vou continuar recomendando.

Prepare o bolso e vá ao Bunker em um dia mais calmo (porque o Nosso Canto lotado acaba um pouco com a experiência).

Peça um hambúrguer ao ponto, beba uma cerveja e aproveite.

Rua 96, Vinhais
Na Praia Vila Food
https://www.facebook.com/bnk.burger/
https://www.instagram.com/bnk.burger/

--

--