Joka Burger: pequenas descobertas que trazem grandes surpresas

Eu fico impressionado com a força do Instagram hoje em dia. Comparar o engajamento que tenho aqui no Medium, com o engajamento que temos no Instagram, é até covardia.

É através do Instagram que conheço a maioria das lanchonetes que visito com o Lanche Barato, que vejo as fotos, que tenho uma ideia do que vou encontrar.

E foi também pelo Instagram que fui convidado pelo Joka Burguer para conhecer seu estabelecimento e provar dos seus hambúrgueres.

Mas fica o aviso. Apesar do convite, isso não é um publieditorial. Todas as opiniões aqui são MINHAS. De forma alguma esse texto foi patrocinado ou influenciado por terceiros.

Vamos lá?

Joka Burger

A primeira coisa a comentar é que o Joka é LONGE. Claro que distância é relativa, mas, do meu raio de ação, ele é FULL LONGE.

Fica no Araçagy, em frente ao Condomínio Bonavita.

Que por acaso é onde o meu sogro mora. Em alguns passos ele consegue chegar ao Joka.

Distância é relativo.

A segunda coisa que chama a atenção é que a operação do Joka é muito pequena.

Um trailer, algumas mesinhas de madeira na frente, o próprio Joka no atendimento, na preparação, no caixa, e uma caixa de som bluetooth tocando Queen.

Não se deixe enganar

Sério, se alguém for lá motivado pelo Lache Barato, pode pedir pra tocar Queen.

Mas não se deixe enganar. Assim como o Bárbaros, a proposta de comida de rua não diminui DE FORMA ALGUMA a qualidade do hambúrguer.

E digo mais: o Joka é gourmet de verdade. Diferente de muitos hambúrgueres que vemos por aí, que ficam patinando na categoria artesanal.

Ainda vou comentar mais sobre o menu do Joka, mas já escrevi um texto inteiro sobre essas nomenclaturas: Gourmet Vs Artesanal. Recomendo que você passe lá depois.

O atendimento foi bem de boa. Mr. Joka foi super atencioso, explicou bastante sobre seus processos, sobre o blend das carnes, a rotina e, em um momento, chamou os seus hambúrgueres de “filhos”.

E caralho, mermão, isso foi foda. É difícil ver tanto CORAÇÃO em um preparo de hambúrguer.

Normalmente é tanta correria e tanta demanda que você acaba atrapalhando processos, acaba “industrializando” demais a produção.

Às vezes precisa cortar uns gastos, maximizar lucros, quem sabe diminuir um pouquinho a gramatura da carne ou comprar ingredientes mais baratos…

Montagem

Não vi nada disso acontecendo lá. O Joka prepara tudo SOZINHO e do zero. Geleia de Pimenta? Ele que faz. Tomate Confitado? Ele que faz. O CORTE DA CARNE? Ele que faz.

É impressionante. Sinceramente impressionante.

Por mais carinho no mundo dos hambúrgueres.

Mas e o gosto?

Claro, o que importa é a comida.

Existem só cinco opções, o que, particularmente, eu acho foda. Prefiro facilmente um lugar que me dá poucas opções MUITO BEM FEITAS do que um lugar com um mundaréu de pratos que faz tudo mais ou menos.

Só quem curte poucas opções online

Dessa vez pedi um Joka Arretado: Pão, carne de sol 140g, molho especial, queijo coalho, salada coleslaw, geleia de pimenta e manteiga de garrafa R$ 16.00.

Meu irmão, que me acompanhou na aventura, foi de Joka Jam Bacon: Pão, Blend de 150g, Molho Especial, queijo muçarela, salada coleslaw e geleia de bacon. R$ 16,00.

Dois pontos nessa conversa.

Mais um lanche BARATO DE VERDADE, ao ladinho do El Patron.

E, em segundo lugar, SALADA COLESLAW.

Puta que pariu, que coisa gostosa! Quase ninguém faz, é super simples e dá um diferencial absurdo pro hambúrguer.

Anotem aí: Coleslaw é foda.

Esse pecado de comer só a metade, não foi meu. Juro.

O hambúrguer, como um todo, estava excelente. BEM suculento (vide manteiga de garrafa, a saladinha e a maionese).

Ponto pra mais, visto que, de acordo com o Joka, estávamos comendo um Smash Burguer.

O pão super macio, fofinho. Gostoso de morder.

Tão fofinho que fica até amassado na hora da foto.

O único ponto negativo, assim como o Hambúrguer do Burgernation, é que PRA MIM, a geleia estava apimentada demais.

Novamente fui traído pela minha fraca tolerância à pimenta, que acabou, da metade pro final, roubando um pouquinho o gosto dos ingredientes.

O meu irmão adorou a geleia de bacon, o que também é um bom diferencial.

Tão fofinho que ficou feio na foto

E esse é o gancho para retornar a um tópico que comentei lá em cima: O Joka é um hambúrguer gourmet de verdade.

Não importa se é um trailer na rua, se ele faz tudo sozinho: os processos a escolha dos ingredientes, a preparação das receitas.

Acredito que tem tudo para se caracterizar como Gourmet: tomate confitado, salada coleslaw, geleia de bacon e geleia de pimenta feitas na casa…

E é um gourmet acessível, sem jogar ingredientes desconhecidos, sem jogar o preço lá em cima, sem fugir do paladar do brasileiro médio.

E por isso, mais uma vez, eu trago meus sinceros parabéns.

O Joka Burguer entra na lendária e secreta lista de Top 10 Hambúrgueres de São Luís. Acredito FACILMENTE que em uma próxima visita, quando fugir um pouco das opções apimentadas, ele vai estar perto do topo.

E sim, vale essa quest de dirigir até Araçagi.

Vejo vocês em breve.

https://www.instagram.com/joka_burger/
Rua Tangará, Araçagy. Em frente ao condomínio Bonavita Club.