Saads BBQ: Fechando a trilogia da defumação no Cohatrac

Lanche Barato
5 min readNov 17, 2018

--

Você lembra a primeira vez que provou um hambúrguer na brasa?

Lembra da primeira vez que sentiu aquele gostinho de churrasco, de defumado…

A primeira vez que ao mesmo tempo em que sua boca mordia o hambúrguer você era transportado para inúmeras tardes regadas a cerveja, heavy metal tocando e picanha de tira gosto?

Pois é, nem eu. Faz tempo.

Mas eu lembro da primeira vez que provei um hambúrguer defumado. E não faz muito tempo.

O Lanche Barato já existia. E eu escrevi tudo sobre essa experiência no meu texto sobre o Smoke Slz.

E desde então a novidade vem se espalhando por São Luís.

O que, sinceramente, é ótimo.

Já fui ao Sadler BBQ, na Holandeses. Você também pode ler esse review completo aqui no Lanche Barato.

E na semana passada tive o imenso de prazer de fechar a trilogia dos defumados com o SAADS BBQ, no Cohatrac.

Saads BBQ

ANTES de continuar com nossa postagem de hoje, adianto: SÓ VAI. Eu acho a experiência de comer um hambúrguer defumado tão diferente do que você está acostumado que não vale a pena não ir.

É algo que você precisa vivenciar.

Continuando…

Acho que está virando padrão, mas todos os 3 hambúrgueres defumados em São Luís que experimentei são bem “no quintal de casa”.

E traz aquela ideia massa de “american barbecue”, reunindo os amigos no final da tarde, quintalzão, uma música rolando de fundo.

Que nunca é um metal, mas tudo bem. Eu aguento.

Admito que foi um pouco difícil achar o Saads. É uma casa. Full casa, no Cohatrac. Ainda não tá rolando uma placa na frente e o portão estava fechado.

Segui as indicações no Instagram dos caras e de fato dá certinho lá. Dei uma volta na quadra procurando alguma sinalização, mas no final das contas era lá mesmo.

Foi só abrir o vidro do carro para começar a escutar a movimentação.

Lá dentro rola dois ambientes. No que seria o terraço existe o caixa, uns freezers com cervejas e refrigerantes, e mesas no meia luz.

Bem do lado tem o “quintal” com mesas de madeira rústica, as cadeiras com caveiras, paredes pretas, o pit smoker e a área de montagem ao fundo. Luzinhas penduradas acima do ambiente completam a decoração com um toque de mestre.

Gostei MUITO do local.

detalhe do cardápio

Não queria ficar citando o nome da concorrência toda horas, mas já citando, ele fica em algum lugar entre o Smoke e o Sadler.

O Smoke antigo era uma full casa com mesas de plástico, sem decoração, totalmente funcional.

Wich is fine.

Ainda não fui ao Smoke novo, que inaugurou essa semana, mas tudo bem, seguimos em frente.

O Sadler é um lugarzão fancy da porra, parece que o hambúrguer vai custar o triplo do preço.

O Saads fica alí no meio. Não é chique e não é tão simples. E pra mim esse é o sweet spot.

Sobre o atendimento, como um todo, não foi ruim.

Logo na entrada um dos funcionários veio até a mesa e nos ofereceu amostras grátis de Pulled Pork, perguntou se conhecíamos o processo de defumação e se prontificou para apresentar o menu e tirar dúvidas.

Achei massa!

O cara foi muito gente boa, super informal (o que eu gosto, visto que estávamos literalmente na casa deles) e solícito.

O Pulled Pork do copinho, já rolando um spoiler da próxima parte, estava IN-CRÍ-VEL.

amostra grátis de Pulled Pork

Todo mundo na mesa que foi até lá para comer hambúrguer quase mudou o pedido naquela hora.

O hambúrguer chegou relativamente rápido, mas enquanto esperávamos o Saads ficou bem cheio. Fila de espera e tudo.

E aí a coisa desenrolou um pouco. Demoraram um pouco para trazer as bebidas e a conta no final da refeição.

Tem dias e tem dias, né?

É um estabelecimento novo, a casa estava MUITO cheia e a refeição foi boa (só os spoilerzão hoje), então dá pra dar um desconto.

Mas esses testes de stress tem que servir a um propósito. Ganhar experiência.

E agora vamos finalmente ao que interessa: HAMBÚRGUER, CARA!

Olha o pedido vindo, mlk

Pedi um Generoso “brioche, molho especial, blend 160g, queijo muçarela, geleia de pimenta e bacon”. R$ 17,99.

Também pedi um Trancado (Chorpian à moda) “Molho especial, linguiça e pão francês” R$ 11,99.

Vamos começar pelo Generoso?

O ponto estava um pouco diferente do que eu já tinha visto de um hambúrguer defumado.. Estava mais ao ponto do que aquele rosé da defumação.

O pão estava bem tostado, uma delícia.

Queria um pouco mais de molho e um pouco mais de geleia de pimenta também. As mordidas onde conseguia capturar todos os sabores estavam excelentes.

Algumas, porém, faltavam algo.

O conjunto da obra estava bem gostoso. Para o meu paladar, talvez precisasse de um pouquinho mais de sal, mas acredito que ainda não provei a forma final desse hambúrguer do Saads.

Tipo o Freeza. Só vai evoluindo e ficando ainda melhor.

Agora o Choripan, meus amigos, talvez seja o melhor que já comi.

Eu gostei MUITO da linguiça, gostei MUITO do molho, gostei MUITO do pão tostadinho.

Sensacional.

Choripan delícia

Se tivesse espaço no buchinho eu pedia mais um,

E infelizmente estava dirigindo no dia, porque o hambúrguer e o choripan estavam pedindo uma cervejinha.

Voltaria ao Saads?

Voltaria.

Quero comero sanduíche de pulled pork, pretendo comer mais choripan e pretendo comer o hambúrguer de novo também.

Acho ótimo que tenha um hambúrguer defumado lá pras bandas do Cohatrac, acho ótimo que estejamos evoluindo tanto nesse segmento de hambúrguer defumando/bbq e, correndo o risco de me repetir, é algo que você precisa vivenciar.

Vejo vocês em breves, crianças.

https://www.instagram.com/saadsbbq/
https://www.facebook.com/SAADS-BBQ-1105203052969817/
Rua 9, Nº 62 — Cohatrac IV

--

--