Como o cuidado com a experiência do usuário tornou a Apple uma gigante em todo o mundo

Lara Goulart
2 min readApr 2, 2023

--

O marketing focado no usuário é estratégia dos maiores

Vinda de uma ideia promissora, passando por um período de quase falência e chegando ao sucesso mundialmente reconhecido e desejado pelo consumidor, a marca da maçã surgiu como uma proposta inovadora de interação e olhar gentil com o consumidor.

Desde então, quem se encanta pela praticidade, pelo visual tecnológico e, principalmente, pela sensação de segurança e atendimento personalizado dificilmente se adapta a outra cultura de empresa.

É bem verdade que muitas outras companhias de smartphones e produtos digitais têm se dedicado a aprimorar a experiência do usuário, investindo numa comunicação mais próxima e individual, mas é inegável a especialidade da Apple neste sentido.

Steve Jobs e S. Wosniak foram as mentes por trás de uma nova roupagem da tecnologia e do acesso às casas dos indivíduos. O aspecto futurístico trouxe também a importância de uma linguagem simples e acessível para todo tipo de usuário, num momento em que a Microsoft e outras grandes indústrias tecnológicas investiam somente na velocidade e capacidade de processadores, sem pensar na usabilidade em si.

Dessa forma, a empresa californiana deu um salto em sua popularidade e hoje colhe os frutos de um pensamento focado no consumidor e não somente na funcionalidade. O computador se tornou um item essencial e usual para qualquer usuário. E pensar que Jobs deixou a universidade para focar em cursos que acelerassem sua formação intelectual, hein! O cara foi genial em sua passagem pela Terra!

--

--

Lara Goulart

Profissional da Música, UX/UI Designer, Comunicóloga. Curiosa, criativa, inquieta. Amo aprender e estar perto de quem pratica generosidade e empatia.