A mobilização da comunidade local na pesca de tainha em Florianópolis

Lara Apolinário
3 min readDec 15, 2023

--

Pescadores puxam os barcos até a terra firme (Foto por Lara Apolinário)

Essa fotorreportagem pretende exibir o trabalho da comunidade em uma manhã na tradicional pesca de tainha em Florianópolis. As fotos foram tiradas no dia 26 de junho de 2023 na praia da Lagoinha do Norte. A maioria dos pescadores que estavam no local moram na região e usam a pesca como forma de sobrevivência. A pesca da tainha é realizada por temporadas e a de 2023 começou em 1º de maio e foi até 31 de julho. Segundo o Tainhômetro, sistema da Prefeitura Municipal de Florianópolis para o monitoramento da pesca, a praia da Lagoinha do Norte figura o pódio no ranking de tainhas capturadas. No dia 4 de junho, a Lagoinha do Norte era a primeira colocada com 46.185 tainhas pescadas.

A praia da Lagoinha do Norte é famosa pelas suas paisagens, trilhas e por ser uma das praias mais tradicionais na pesca da tainha (Foto por Lara Apolinário)

A comunidade é quem mantém a tradição da pesca, marcando gerações das famílias. E, como de costume, todos que ajudam a puxar as redes cheias e pesadas podem levar um peixe para casa como forma de agradecimento. Os pescadores ainda fornecem para os bares e quiosques da praia, que por sua vez servem a tainha em pratos e porções para seus clientes.

O manuseio da rede anilhada é uma das características da pesca artesanal (Foto por Lara Apolinário)

A pesca tradicional tem sido ameaçada com o aumento da pesca industrial, que utiliza de barcos com equipamentos avançados e redes mais preparadas. Os pescadores tradicionais esperam a tainha chegar até as praias para, então, puxá-las. Já os barcos industriais se utilizam do sonar — equipamento que, por meio de ondas sonoras, consegue localizar os peixes mais facilmente. Apesar disso, os pescadores ainda se mantêm fortes na manutenção dessa atividade tradicional e característica do povo manezinho.

Pessoas que passam pela região param para apreciar os pescadores tirando os peixes da rede (Foto por Lara Apolinário)
Mulheres esperam seus maridos pescarem o peixe para preparar o almoço (Foto por Lara Apolinário)
Os pescadores chegam na praia de manhã e ficam até o entardecer na beira do mar (Foto por Lara Apolinário)
O maior lance em um mesmo dia na Lagoinha do Norte esse ano foi de 30 mil tainhas, no dia 21 de junho de 2023 (Foto por Lara Apolinário)
Depois de tirarem todos os peixes, o barco volta para o mar em busca de uma nova leva de tainhas (Foto por Lara Apolinário)

--

--

Lara Apolinário

Jornalista em formação pela Universidade Federal de Santa Catarina