Rótulos (indígena, nativo, índio…)*

*Tradução livre e amadora de vídeo sobre as diferenças de nomenclaturas no contexto ameríndio e nativo. Qualquer sugestão de melhoria ou correção será sempre bem vinda. O vídeo também mostra várias filmagens exemplificando que o uso de cada nomenclatura, de alguma forma ligada a pessoa indígena ou pessoa que descende de indígenas pode ser considerado como simplesmente um termo, quanto um xingamento, uma ofensa proferida, num exemplo claro de uma das facetas do racismo étnico-racial.
Conteúdo original “Native American / Indian / Indigenous ??? (Labels)” disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=GqdIL1tqotg
“Seja qual for o rótulo que nativos usam para si, trata-se de uma preferência totalmente própria de cada indivíduo. Cada um é diferente. Mas geralmente, todos os nativos preferem ser chamados por suas nações (etnias).
Rótulos usados por pessoas indígenas:
Nativo, indígena, índio e NDN (sinônimo de “indian”)…
Índio:
O nome dado à população nativa por Cristóvão Colombo, sendo os primeiros, os Taino, do Caribe.
Índio americano(aqui no Brasil a maioria das pessoas considerariam como sendo índios apenas dos Estados Unidos, esquecemos que também estamos nas Américas)/Nativo do Alasca:
Aqueles que possuem genealogia ligada aos povos originários do norte e sul americano (incluindo América central) e que se mantém associados a suas aldeias ou possuem ligação entre as comunidades.
Ameríndio:
Abreviação de “índio das Américas”. É o termo antropológico que representa o coletivo de habitantes pré-coloniais de todas as Américas.
Nativo americano:
Cidadãos de tribos federalmente reconhecidas pelos (e apenas) Estados Unidos, que possuem relação com o país. É um termo legal e não antropológico. Pelo cunho de legalidade, não se pode usar este termo para populações indígenas do Canadá/México (que também são da América do Norte como os Estados Unidos, mas não estão associados por lei ao país), América Central ou do Sul.
Aborígene:
Um termo que inclui coletivamente “índios”, “inuítes” e “métis”, todos originários do Canadá, definido constitucionalmente em 1982.
Primeira Nação (ou Primeiras Nações):
Termo que representa os índios de status (indivíduos registrados e reconhecidos por lei como indígenas)/índios de não-status(indivíduos de origem indígena que não são registrados no governo federal como índios ou como pertencentes a um grupo que tenha assinado um acordo com a Coroa)/índios relacionados (indivíduos que pertencem a um grupo que possui acordo com o governo/Coroa) das mais de 630 diferentes áreas que possuem relação legal com o Canadá.
Métis:
Os Métis são um grupo distinto do Canadá provindo da miscigenação de pessoas Primeira Nação com franceses. Eles possuem suas próprias comunidades, cultura, linguagem, tradições, governos e em algumas áreas, bases de defesa organizada.
Indígenas:
Tradução da palavra “indigenous”, usada no México, América Central e do Sul para descrever comunidades nativas.
BÔNUS
Mestiço(Mestizo):
Um termo da América latina para pessoas provindas da miscigenação de nativos (normalmente mais distante) e europeus. Elas não fazem parte de nenhuma comunidade tradicional, nem se identificam como indígenas.”
- Esse bônus é interessante pois não se aplica necessariamente no Brasil. O conhecido “mestiço” dependendo da área, ou representa a miscigenação com alguma raça oriental (como japonês, chinês e coreano) ou apenas a miscigenação de qualquer raça com outra, como branco e negro, negro e indígena etc, mas não é relacionado EXCLUSIVAMENTE entre ascendência indígena e européia. Em algumas áreas o equivalente mais próximo ao “mestizo” seria o que chamamos de “caboclo” (e mesmo assim não somente isso, já que o termo “caboclo” pode mudar de significado de acordo com região/contexto do Brasil).
