Marketing de Causa

Larissa Lopes
Aug 23, 2017 · 3 min read
fonte: reprodução

Esse tipo de marketing surgiu a partir de dois fatores principais na sociedade, que são o aumento do ativismo social com o uso da internet e conveniência do protagonismo das marcas em influenciar a sociedade.

Cannes, um dos festivais de premiação mais famosos do mundo rendeu ao mundo publicitário uma grande noção de escala desse tipo de marketing, pois a maioria das campanhas premiadas tinham um caráter de mudança social relacionadas à marcas. Tal número mostra a real mudança do mercado quanto às causas sociais e as marcas podem ver como uma grande solução para sua imagem diante da sociedade. Mas quem tem voz nessas campanhas? Quem realmente precisa ser a voz? Esse são umas das principais perguntas sobre os efeitos desse ‘marketing de causa’ e à quem ele se direciona.

O protagonismo das marcas diante da sociedade e o espaço que eles têm de real mudança em hábitos, culturas e opiniões faz com que elas sejam um canal conveniente para todas as causas que querem promover essas mudanças e causar empatia nos consumidores. É preciso ter bastante cuidado em como a marca sensibiliza e consolida a ideia social que ela quer passar. A real mudança só irá ocorrer se a mensagem for passada de maneira correta, para impactar os consumidores ao ponto de ocorrer transformação. Os consumidores não irão mais poder serem vistos como apenas consumidores, mas serem ouvidos sobre suas reais necessidades. Camadas da sociedade que não tinham voz antes podem ter seus megafones ligados à instituições de dimensões multinacionais, fazendo o mundo ouvir suas opiniões e anseios.

As marcas tem que assumir um papel de ‘porta voz’ da sociedade e das suas necessidades atuais para promover mudança social. Não se deve aproveitar para se promover ou querer apenas vender mais, apenas deve pensar no fortalecimento da sua imagem com uma causa que tem a ver com os códigos morais da empresa. Nichos são vistos neste determinado marketing de causa, empresas são criadas com esse DNA social para promover mudança não só do comportamento do consumidor, mas da forma de consumir diferente e em prol do bem estar de todos.

‘Evoluir para a necessidade do cliente’ esse deve ser o modelo fundamental das marcas ao adotar esse tipo de marketing. Ser protagonista de uma sociedade e ditar de várias formas seus costumes é uma grande responsabilidade e elas estão sendo cobradas por essa responsabilidade social. Mas como fazer isso? Transformar a campanha de pauta para uma conversar, promover uma troca de informações e dar espaço de fala para atingir mais gente, mais camadas e vários públicos. Se preocupando principalmente com a forma de abordar, a marca de se por em condição de ouvinte e se moldar à mudança social.

Quando uma marca usa seu marketing para uma causa pouco debatida mas bastante presente na sociedade, ela dá ao mundo uma proporção da força de uma causa social e desperta a curiosidade sobre o assunto, esses são os elementos iniciais de qualquer fator mudança principalmente a social. O marketing de causa procura de todas as formas essa consolidação de ideias e mudanças

)