Segredo de família

O famoso maltado do Recife Antigo esconde uma grande intriga familiar

Larissa cesar cavalcante
2 min readSep 4, 2019

Fidélio Lago trouxe a receita do maltado para o Recife, diretamente de Cuba, em 1928. Ele instalou a “Sorveteria Lago” no prédio popularmente conhecido como ferro de engomar. Mais tarde, o estabelecimento passou a se chamar “As Galerias”, devido às duas entradas que foram inseridas, uma era de frente a Avenida Marquês de Olinda e Avenida Rio Branco.

Os negócios passaram para seus dois filhos, Antônio Gomes dos Santos e Clovis Gomes dos Santos, e depois o estabelecimento ficou com seu neto caçula, Jorge Henrique Gomes dos Santos, filho de Antônio. Por muito tempo, Jorge foi o único no Recife Antigo a ter a receita do delicioso maltado. Mas a cerca de sete anos, sua irmã, Giselle Tintin, instalou a cafeteria Fidélio Lago, colocando em seu cardápio o maltado que todos já conhecem.

Segundo Giselle, colocar o negócio foi a única forma de sobreviver “Quis unir o útil ao agradável, já que sabia a receita”, conta a dona da cafeteria, que depois de passar 20 anos na Itália veio para o Brasil para fugir da crise. O nome do lugar é uma homenagem ao seu avô “Nada mais justo homenageá-lo, já que ele trouxe o maltado pro Recife”. Ela disse que todos os seus seis irmãos sabem o segredo da bebida, e que todos eles, exceto Jorge, seguiram carreiras diferentes.

A história que Jorge diz é diferente. Segundo o neto caçula de Fidélio, dos sete filhos de Antônio, só ele tem a receita. Ele ainda declara que todos os seus irmãos tomaram rumos diferentes profissionalmente e que se todos soubessem a receita, “As Galerias” seria uma franquia alimentícia.

--

--