Slogan ou Tagline: entenda as diferenças

Você provavelmente já deve ter se confundido quando o assunto é slogan e tagline — isso se você sequer sabia que existe uma diferença entre esses dois termos. Ambos são amplamente usados no mundo publicitário e facilmente confundidos, até mesmo por quem entende do assunto.

Portanto, não se desespere! Esse erro é comum, mas depois de ler esse texto, você saberá não só diferenciar o slogan da tagline, como entenderá a importância deles na construção de uma marca.

Afinal, o que é Slogan?

Pare por um instante e pense no que é a definição de slogan para você. Pronto? Provavelmente você pensou em algo parecido com: “Uma frase curta e impactante, que é facilmente memorizada e transmite o conceito de uma marca”. Abrangente, não é mesmo? Essa definição não está errada, mas compreende mais do que o slogan realmente é.

A palavra slogan tem origem escocesa e significa “grito de guerra”. Ou seja, ele deve ser usado para a batalha que se está lutando naquele momento. Sua validade é curta e por isso uma mesma marca pode ter diversos slogans, uma vez que ele se restringe a uma campanha, produto ou serviço.

A Fiat, por exemplo, costuma lançar uma campanha para cada um de seus modelos e cada campanha conta com um slogan diferente.

Slogan do Fiat Toro: “Infinitas Possibilidades”
Slogan do Uno 2017: “Muito carro num Uno só.”
Slogan do Fiat Mobi: “O novo jeito de se mover pela cidade.”

Essa constante mudança passa a ideia de atual, novo, moderno. A princípio, essa é a finalidade do slogan. Ele não visa representar toda a identidade de uma marca, porém, alguns são tão bem aderidos pelo público que acabam exercendo esse papel e se tornando o que chamamos de tagline.

E o que seria a Tagline?

A tagline parte dos mesmos princípios do slogan: frase curta, impactante e de fácil memorização. Eles se diferenciam a partir do momento em que a tagline se propõe a representar não apenas um produto, serviço ou campanha, mas toda a alma do negócio.

O tom da marca e o sentimento que ela quer passar para seu público devem ser resumidos na tagline, que vai acompanhar a marca por quanto tempo ela durar. A intenção é que a tagline só seja trocada em casos de reestruturação completa da empresa.

Geralmente, ela está presente na identidade visual da marca, próxima do logotipo, de forma que o público associe facilmente a frase àquela marca e assim a tagline atinja seu propósito: o de ser instantaneamente reconhecida.

A tagline da Fiat, por exemplo, é o famoso bordão “Movidos pela paixão”, que já rendeu grandes campanhas publicitárias. Uma delas, em 2005, promoveu uma revisão programada da empresa, cujo slogan foi “A gente cuida da sua paixão”.

Tagline da Fiat: “Movidos pela paixão”

Como diferenciá-los?

Como podemos ver, são poucas as diferenças entre slogan e tagline, mas confundir os dois pode acabar confundindo os seus clientes. Para não cometer esse erro, atente-se para os seguintes aspectos:

Um exemplo cotidiano que pode te ajudar nessa diferenciação é a Coca-Cola. A marca já teve vários slogans que podem ser considerados taglines, como o “Abra a felicidade”, que a vinha representando desde de 2009.

Para campanhas de produtos específicos, como a Coca Diet e a Coca Zero, a marca investiu em outros slogans, que não deixaram de lado o uso da tagline.

Slogan de campanha feita para a Coca Zero: “enjoy everything”
Slogan de campanha feita para a Coca Diet: “Get a taste”

No ano de 2016, porém, a marca optou por algo inédito em sua história: um único slogan para ser usado em todos os produtos da marca. “Taste the feeling”, ou “Sinta o sabor” para os brasileiros, é o novo slogan global da marca e tem o objetivo de unificar todos os seus produtos e focar na experiência única que se tem ao consumi-los.

Sendo assim, a Coca-Cola está investindo em uma tagline que dispensa o uso de outros slogans para campanhas individuais de produtos. Legal, né?

Agora que você sabe como diferenciar um slogan de uma tagline, sua marca tem mais chances de se destacar no mercado! Essa é apenas uma de diversas técnicas textuais que podem impulsionar uma empresa e atrair o público certo para ela.

Que tal aprofundar seus conhecimentos? Quero aprender mais sobre redação publicitária!

Texto originalmente publicado em 04/07/17, em: https://goo.gl/9ymXcU