Diário de uma aprendiz de feiticeira: praticando as magias da imersão, ideação e implementação

No capítulo anterior, contei um pouquinho mais sobre o primeiro dia na Lumos Experience, escola de design da Conta Azul, que está disponível aqui.

A Lumos Experience, escola de design da Conta Azul, pensou em uma maneira bem estratégica para ensinar na prática os aprendizes de UX Design. Posso afirmar que aprimorei as magias da imersão, ideação e implementação com os feiticeiros mais cobiçados de UX. (Não se preocupe, logo vou citar o nome de cada um).

Essa é a primeira turma da Lumos Experience, escola de design da Conta Azul.

Aperfeiçoando a magia da Imersão em UX

Não é só post it, é método de pensamento.

O primeiro módulo se chama imersão já que foi o tempo no qual nós aprendizes, imergimos no mundo dos usuários, naquele mundo em que precisamos ser empáticos de verdade, nos preocupar em ouvir, entender e absorver os problemas. Sentir como o usuário sente para depois trazer algumas possíveis soluções ou facilitadores para o dia-dia, fundamentado com os dados coletados nesse processo.

Nos aventuramos no mundo selvagem dos usuários, conversamos pessoalmente com alguns e conseguimos muitas, muitas informações importantes.

Depois, post its e mais post its para analisar esses dados, desenvolvemos personas reais, com problemas reais, em que cada equipe construiu uma pergunta chave do problema (tudo alicerçado nas entrevistas feitas). Resultado: módulo imersão finalizado com sucesso.

Essa foi minha equipe, mais conhecida como Armada Mágica.

Os grandes feiticeiros que formaram esse módulo: Pedro Naif que é Head of design & UX at GetNinjas, Cuca Righini trabalhando como Designer de Experiência de Aprendizado & Designer de Cultura Organizacional na Echos, Karla Cruz que trabalha com UX Researcher and Strategist no PagSeguro UOL e o Igor Cabral, UX Design Lead na Conta Azul.

Praticando a magia da Ideação

Ao entrar no módulo ideação, com a pergunta do problema definida, cada equipe começou a investigar, debater, lapidar possibilidades e oportunidades para solucionar o problema apontado pelos usuários. Estudamos arquitetura da informação, linguagens de design (design system) e gestão do produto, para analisar a melhor solução e verificar se a mesma estava de acordo com esses pontos chaves.

Estratégias, MVP, design system…

Os grandes feiticeiros que formaram esse módulo: Eluza Pinheiro a Digital Product Consultant e UX Researcher da Conta Azul, Diogo Kpelo que trabalha que é Head of Design UI/UX e sócio da Meiuca e Luis Fernandes Sócio-fundador da HandMade UX e Professor da UX Academy.

Realizando a magia de Implementação

O último módulo desta trajetória incrível foi realizar a magia de implementação, em que falamos sobre UX Writing, a escrita dentro do produto, desdobramos aplicações de testes da solução proposta, entendemos as métricas que existem dentro do produto, prototipamos e preparamos a apresentação da proposta no último dia da escola, mais conhecido como TCC.

Os grandes feiticeiros que formaram esse módulo: Bruno Rodrigues que trabalha como Líder de Gestão de Conteúdo na Oi S.A, Marcelo Morais o Co-fundador da Üzzer, Huxley Dias que é UX Designer e Digital Analytics na Punk Metrics e o Thiago Esser, UX Interaction Design Consultant at Wildtech & Co-Founder at UXConf BR.

No próximo capítulo, vou contar um pouquinho como foi a apresentação da solução final e o último dia da Lumos Experience (já estou com saudades).

Obrigada por acompanhar esse diário, até o próximo capítulo :)