O padrão dentro da escrita UX

Iniciei minha carreira como ux writer e nesse período entendi que comunicação é fundamental para a usabilidade e a importância de viver os pilares de uma boa escrita voltada para experiência do usuário:

Se quiser saber mais, esse artigo fala sobre a escrita ux

Entendo também que o foco da nossa atuação deve ser no conteúdo: cada palavra com sua importância e cada frase com sua estrutura, sem roubar os holofotes da interface. A escrita precisa ser sutil para nosso amigo usuário não perceber que realizou uma leitura.

O que mantém um diálogo natural e envolvente é o tom de voz definido pela empresa, ele é a alma do negócio e a garantia de um bom relacionamento com o usuário.

Como facilitar o trabalho do ux writer?

Ao decorrer da minha experiência, percebi que definir padrões é fundamental para a escalabilidade dos processos de escrita, lembrando sempre que padrões devem auxiliar a facilitar alguns processos, não engessá-los.

A padronização têm um papel importante para nós ux writers. Com a padronização definida, documentada e disponível para consulta da equipe, nós não precisamos centralizar o trabalho apenas em correções e ajustes de palavras, podemos também aproveitar o tempo para focar em pesquisas, mercado, métodos e aplicações da escrita.

Mas vamos com calma…

Ao definir o padrão de escrita, temos que ter cuidado para não cometer erros comuns, por exemplo nos preocupar com o tamanho da frase na interface, pois é importante ser direto, certo?

Acontece que nesse processo de compactar frases e incluir na padronização, tendemos a deletar algumas classes gramaticais, deixando a conversa menos humanizada e atrapalhamos o fluxo de compreensão do usuário.

Exemplos:

Aquela boa prática diária…

Para saber se estou cumprindo meus objetivos como ux writer, um método é repetir as frases em voz alta, verifico se elas soam como uma conversa fluída e se está de acordo com o tom de voz da empresa. Afinal, nossa intenção é criar um ambiente agradável e confiável para o usuário.

Então o que deixo para nós hoje é: defina o guia de escrita da sua empresa, pense e repense em cada palavra escolhida, assim você mantem o diálogo da sua empresa inconfundível e reconhecido.

Até mais!