Querido eu de 15 anos,

Arte de Sandra Uebele

Eu sei que você se sente na merda e que não adianta alguém dizer que vai ficar tudo bem porque você não quer ouvir ninguém no momento (apesar de querer que te ouçam…). Talvez só Jesus descendo do céu para enxugar suas lágrimas te faria acreditar que tudo realmente ficará bem, mas aí vai um plot twist: tudo fica bem, mas tudo fica mal de novo… Depois fica bem, depois mal e por aí vai. A vida é cheia de reviravoltas, eu realmente não esperava pela maioria delas! E nem você. Portanto inicio esta carta te pedindo para não abaixar a guarda, a vida é efêmera como o clima da sua cidade, mas eventualmente você se acostuma com os trovões.

Tem tanta coisa que eu quero te contar, garoto. Nem sei por onde começar, mas talvez seja bom esclarecer algo logo de início. Não, você não vai arrumar um namorado agora. Desculpa se fui muito duro, mas não quero te iludir! Quero que você pare de se preocupar com isso e vá se divertir com as suas amigas, mas eu sei que não é fácil porque já fazem 4 anos e eu ainda não parei de me preocupar com isso… daqui há um ano e alguns meses cê vai arrumar seu primeiro namorado e vai valer a pena ter esperado, mas isso são cenas dos próximos capítulos e não quero te dar muito spoiler. Aproveitando que estamos falando sobre isso, para de chorar por esse guri (você sabe quem é), é um desperdício de fluídos corporais.

Como citei suas amigas, vou adiantar um conselho: valoriza quem tá do seu lado e deixa de briguinha besta. Eu sei que você anda com algumas pessoas falsas, mas eventualmente as máscaras caem e quem realmente está contigo vai permanecer. Fique depois da aula na escola conversando com elas, ria bastante das palhaçadas que vocês fazem, se mencionem no twitter, tire muitas fotos com elas pra pôr no facebook, vá na casa de alguma delas amanhã à tarde (posso, Allyne?), chame elas para o shopping… Faça tudo que quiser e puder, só aproveite bem esse tempo que vocês tem juntos. Não tem nada mais maravilhoso do que ver suas amigas todos os dias e você vai sentir mais falta disso do que qualquer outra coisa. Não precisa dizer com palavras que as ama se não quiser, você prova isso todos os dias fazendo elas sorrirem. “Você é meu melhor amigo” ninguém diz isso à toa.

Também quero que você aprenda a valorizar a sua família. Eles te amam — da maneira deles — e você os ama reciprocamente. Vais descobrir nos seus irmãos dois grandes amigos que estarão sempre lá para te alegrar e vais descobrir nos seus pais dois grandes anjos que Deus mandou para cuidar de você e que se esforçam muito para te dar a melhor vida possível. Eu sei que durante vários momentos não é isso que vai parecer, mas a verdade é essa. Vocês vão brigar diversas vezes, claro, que família não briga? Mas vão superar tudo isso. Família unida supera qualquer coisa.

Você também vai se sentir muito só por uns tempos, isso é óbvio. Mas quem não fica sozinho durante alguns momentos da vida? É saudável e bastante necessário, você só precisa aprender a lidar com isso da maneira certa e fazer bom proveito dos momentos escuros no seu quarto. Como diz no filme Perfect Blue “eu estou bem mesmo estando só, eu encontrei uma maneira luxuosa de solidão”. Você não viu esse filme ainda mas vai amá-lo quando assistir. Muitas coisas na nossa vida — inclusive essa solidão indesejada — nos levam a odiar nosso corpo e fazer coisas das quais nos arrependemos, mas é ele quem bombeia nosso sangue e nos mantém vivos. Eu sei que não é isso que você deseja agora, mas seja grato pelo esforço que seu corpo faz para te fazer bem e o faça bem de volta. Você vai se machucar e vai machucá-lo também, e mesmo que isso seja um problema, ele te perdoará se você fizer um esforço para parar. Não deixe que o amor que seu corpo tem por você seja platônico. E quanto as cicatrizes… Eu ainda não sei, mas juntos descobriremos uma maneira de lidar com elas.

Posso falar de algo mais alegre agora? Eu lembro de você sempre que vou comprar roupas novas, lembro de como costumava pensar que nada ficava bem em você e como queria mais liberdade para escolher as próprias roupas… no futuro cê vai se vestir como quer e vai perceber que tudo fica MA-RA-VI-LHO-SO em você! E não se preocupe com os shorts, pernas são para serem mostradas mesmo. Roupa é algo superficial, claro, mas se vestir bem te deixará muito bem. E nunca deixe te zoarem por isso! Assim como não deixe que zoem seu cabelo. E porque zoariam? Bem, porque você vai deixar ele crescer e vai ficar enorme. Um afro crespo brilhoso e incrível, depois vai cachear naturalmente e se transformar num black power cacheadinho… Lindo das duas formas. A partir daí você vai aprender a retribuir o amor que seu corpo tem por você, amar a cor da sua pele, o formato do seu nariz, seus lábios carnudos e sua bundona. Não tenha vergonha de amar seu corpo como ele é, se torne melhor amigo do espelho, porque dá câmera você com certeza vai se tornar.

Você vai crescer, mas não tenha pressa para isso, afinal, para que pressa se o futuro é a morte? Ao longo dos anos você vai conquistar tudo o que está sonhando agora, e vai sonhar ainda mais, moleque sonhador. Vai ficar muito feliz de saber que aos 17 anos terá se tornado a pessoa que você sonha ser desde os 14 anos. Ah e antes que eu me esqueça, duas coisas muito importantes: o próximo ano será o melhor ano da sua vida e você nem vai perceber, a partir dele tenha como meta que todos os anos sejam melhores ainda. E sim, você vai conseguir entrar na universidade dos seus sonhos para o curso dos seus sonhos! Mas guarde os gritinhos para depois. Me desculpa por não ter estado contigo quando você precisou de uma voz mais sábia e madura para te aconselhar e te dar um abraço, mas muito obrigado por ter estado comigo todas às vezes que eu chorei e precisei de alguém para me dizer que tudo ficaria bem, sempre fica… você é bonito, você é inteligente, você é amável, você é importante e eu te amo. Fica bem!

Cordialmente,

Você de 18 anos.

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.