Empreendedorismo e Inovação tecnológica — Alguns exemplos de empreendedores de sucesso no Brasil

Alexandre Tadeu da Costa — A trajetória deste exemplo de empreendedorismo de sucesso começou em 1998, na cidade em São Paulo. Na época Alexandre Costa tinha apenas 17 anos, mas seu espírito empreendedor já falava mais alto. Assim, teve a grande ideia de fazer ovos de páscoa para ganhar algum dinheiro.

Conseguiu clientes, mas teve que se desdobrar para entregar sua primeira grande encomenda de dois mil ovos. Sem muita experiência prática, contou com a ajuda de uma amiga nesta missão, e juntos, fizeram, manualmente, todo o pedido; que foi entregue dentro do prazo.

Gostou tanto deste desafio que viu ali uma oportunidade de negócio crescer e ter sucesso. Teve então a ideia de vender seus chocolates de porta em porta, no bairro onde morava e na vizinhança. Seu doce sonho só cresceu e, passados dois anos, conseguiu abrir sua primeira lojinha.

Algum tempo depois e como resultado de muito trabalho, foco e dedicação, no ano de 2008, sua empresa, a hoje famosa e conhecida Cacau Show; tornou-se reconhecida como a maior do planeta, no ramo de chocolates finos. Hoje, possui mais de mil lojas, sistema de franqueamento forte e fatura bilhões anualmente.

Robinson Shiba — No Brasil, quando se fala em comida chinesa, uma das principais referências é a China in Box, que trabalha com o fornecimento de comidas chinesas através de entregas delivery. A marca, que é referência no mercado brasileiro, foi criada pelo paranaense Robinson Shiba, da cidade de Maringá, que na época tinha acabado de se formar em odontologia, mas não estava contente com a sua profissão.

O empresário foi o primeiro a instalar o serviço de delivery no Brasil, tendo esta ideia depois de ter realizado uma viagem para os Estados Unidos. Inicialmente, os seus familiares não foram muito receptivos a sua intenção de criar um negócio, recebendo apoio apenas do seu pai, que atualmente faz parte do quadro de administração do negócio. A empresa fatura milhões por ano, contando com mais de cem unidades em todo o país.

Romero Rodrigues — Paulistano de 1 de outubro de 1977. Ainda no colégio, começou a criar panfletos e catálogos com um amigo, vendendo para centenas de clientes. Na faculdade de Engenharia Elétrica, recrutou outros dois colegas, Rodrigo Borges e Ronaldo Takahashi, que também sonhavam em ter seu próprio negócio. A quinta tentativa de empreenderem finalmente deu certo: nascia o BuscaPé.

Primeiro, desenvolveram um programa, que não agradou aos lojistas. Depois, foram para um site. Descobriram, em 1999, que nos Estados Unidos outro grupo estava fazendo um projeto idêntico. Mas não desistiram e, no ano seguinte, conquistaram sua primeira capa na Revista Veja. Romero então trancou a faculdade e passou a se dedicar integralmente ao negócio. Ao longo dos anos, o BuscaPé Company adquiriu seu concorrente, BondFaro, lançou o site de classificados QueBarato.com e o CortaContas, que permite comparar ofertas financeiras, além de adquirir empresas como E-bit, BrandsClub, Navegg e Bcash.

Like what you read? Give laryssalyra a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.