Mãe solo, um problema de design
Tudo começou com um modelo de negócios. O objetivo? Ajudar jovens pais e mães a conciliar a vida tripla de estudante, profissional e claro, responsável pela vida de um ser tão pequeninho.

Para unir o desejo de ajudar e o mundo dos negócios, utilizamos uma vertente do design social que tem como base o benefício social de uma empresa.
Utilizou-se também alguns aspectos da metodologia ágil para criar o mínimo produto viável (MVP), como a priorização de backlog e prototipação dos itens de maior valor para o usuário.
Mapa de jornada

Mas antes, rodamos uma Design Sprint:
DIA 1- Descoberta: 93% dos estudantes de escolas públicas que tem filhos desistem de disciplinas ou diminuem rendimento escolar porque não tem com quem deixar os pequenos. Em pesquisa do IBGE 18% de jovens, principalmente mulheres, desistem do ensino superior e não conseguem um diploma.
Criação de personas
Juliana (23)e Paulo(22) são jovens estudantes de arquitetura e engenharia. Eles namoram há 5 anos e há 3 nasceu Felipe. Eles vivem com seus pais e dividem a responsabilidade de cuidar da criança. Geralmente negociam entre si uma grade de aula para quando Juliana estiver em classe, Paulo possa ficar com Felipe e vice-versa.
O problema é que as vezes eles tem prova ou apresentação de trabalhos no mesmo dia, geralmente os colegas de curso do casal ficam com Felipe nesses momentos mais críticos. Ambos concordam que sem ajuda seria impossível conciliar os estudos com a educação do pequeno.
Seria maravilhoso poder ter um serviço de babá para meu filho, que me ajudasse a estudar tranquila. E permitisse que eu colocasse todas as cadeiras do semestre. Juliana.
Foram entevistados 100 alunos, sendo 50 pais e a outra metade que ocasionalmente ajuda algum pai ou mãe, colega de curso.
Link do questionário >> https://docs.google.com/forms/u/1/d/1IMU25QxAu1PHGpYGReuOgG74DmSIE4lp6aBcR6uKRso/edit?usp=drive_web
DIA 2- Ideação: Nessa fase decidiu-se por desenhar apenas 7 telas que resumiam o maior valor que a aplicação trazia para os usuários.




DIA 3- Decisão: Escolhe-se alguns aspectos de branding do aplicativo e foi definido o posicionamento digital.

DIA 4- Prototipação: O protótipo foi feito para Android, com foco nas telas que mais trazem valor para o usuário: a lista de cuidadores e horários disponíveis, pagamento digital e monitoramento remoto da criança.
DIA 5- Teste: O protótipo foi testado com 5 alunos universitários. No quesito usabilidade foi considerado intuitivo e de fácil aprendizagem.

Acalento é um serviço de creche itinerante, que tem uma base dentro de um ônibus equipado para receber as filhas de alunos das universidades. Os cuidadores são alunos dos cursos de psicologia e áreas afins em busca de experiência profissional e que amam crianças!
A creche tem como mentores profissionais da área, que organizam atividades como roda de leitura e teatro de bonecos, para manter os pequenos aprendendo enquanto seus pais focam na vida acadêmica.
Os pais pagam um valor mensal e podem customizar serviços, como transmissão em tempo real para monitorar remotamente suas filhas e filhos.

