A arte e serigrafia do M.O.A Estudio

O M.O.A Estudio é uma marca fundada pelo casal Marcos Dan e Adriana Lie. Ele, designer de superfície e, ela, especialista em gestão comercial. Juntos há 20 anos, a dupla resolveu focar e valorizar a arte autoral do Marcos, que trabalhou (e ainda trabalha) muitos anos no ramo da moda e estamparia.

O início da marca foi despretensioso, quando Marcos recebeu um convite de uma amiga que conhecia seu talento e estava montando uma feira. Na época, trabalhando exclusivamente com moda, ele achou a ideia uma certa loucura, mas, mesmo sem nenhum produto pronto para expor, Marcus topou o desafio e foi criar produtos através da sua arte. Desde então, não parou mais, e recebeu a ajuda mais que necessária da sua esposa.

Marcus, como a maioria dos artistas, é muito ligado a criação e deixa um pouco de lado o fator comercial. Assim, a Adriana entrou para equilibrar e acabar com esse problema, viabilizando a venda e visibilidade dos produtos. Juntos, eles criaram a marca “M.O.A” que, além de ser um nome de uma bela ave, foi uma homenagem ao pai do Marcus, Seu Moarcir.

A intenção da marca é fazer arte em diversos tipos de superfícies. Hoje, as peças são feitas em serigrafia no papel paraná, papel jornal reciclado, madeiras ou tábuas. Fazem, também, painéis e encomendas em tecido. O próximo passo, que já passa por experimentações, é comercializar tecido (podendo ser usado em roupas e em móveis, por exemplo) e o papel de parede, ambos em rolo. A dupla defende a ideia de uma arte acessível, assim, o preço das peças é justo e, quem gosta do trabalho, consegue levá-lo para casa.

A arte do M.O.A Estudio é totalmente autoral, possui um estilo mais rústico e uma identidade brasileira que não cai no comum ou no caricato. A produção é feita em séries de serigrafias, as já lançadas foram: Indígena, Mar, Fotografia, Ilustração de Botânica e Ilustração de Anatomia. Pelos nomes já dá para perceber, a arte é muito ligada a natureza e a biologia. A série Indígena é repleta de cores e grafismos. Já a série Mar traz a impressão de mistério e abstração. Algumas fotografias são serigrafadas, gerando uma nova composição e textura nas serigrafias da série Fotografia. Os estudos feitos pelo Marcus sobre a anatomia de peixes e plantas são fantásticos, e deram origem às séries de Ilustrações.

Além da serigrafia, o M.O.A trabalha com painéis encomendados. Neles, misturam técnicas de pintura, carimbo e o lambe-lambe. Já fizeram painéis enormes e lindos, como o do Restaurante Manish (foto abaixo), localizado no bairro de Pinheiros, em São Paulo.

O desperdício no Estudio é zero. As sobras são reaproveitadas na produção. São feitos trabalhos em recortes, como um patchwork em papel, que é vendido já emoldurado. O resultado é incrível. Além disso, o papel paraná que iria para o lixo também é usado nos cartões de visita do M.O.A.

O Estudio fica na casa do Marcus e da Adriana, em Perdizes, na capital paulista. A marca participa das principais feiras de São Paulo. Já estiveram presente no Mercado Itinerante, no Jardim Secreto Fair e nas primeiras edições do Mercado Manual, e pretendem estender as exposições e participar de várias feiras. Contato e encomendas são feitos no e-mail estudiomoa.moa@gmail.com.

M.O.A Estudio:

Facebook: https://www.facebook.com/moaestudido

Tumblr: http://moaestudio.tumblr.com/