Brechó Minha Avó Tinha e o Seu Acervo Vintage

Com todo o apoio que dou a reutilização de peças e ao consumo consciente, não poderia ficar sem indicar os brechós incríveis que encontro por aí.

O Minha Avó Tinha é uma ótima opção na capital paulista para quem gosta de brechó e da moda vintage. A loja fica em uma casa em Perdizes e é dividida em três partes:

A primeira parte é de aluguel de peças de roupas e acessórios antigos. O acervo é fantástico e famoso no ramo dos figurinos. Figurinistas de todo o Brasil buscam lá peças para filmes, shows, teatros, danças, novelas e publicidade. São peças variadas dos anos 20 aos anos 70, roupas de época e de guerra, além de trajes exóticos.

A segunda parte é o antiquário, onde são vendidos objetos antigos. Nessa seção encontramos uma quantidade enorme de porcelanas, miudezas e vários outros objetos de decoração que enchem os olhos dos adoradores de antiguidades.

A terceira parte (e a maior delas) é a destinada a venda de roupas e acessórios — do casual à festa, feminino e masculino. Nela encontramos peças antigas com uma mistura de peças novas, porém todas com um aspecto vintage e devidamente selecionadas.

Mas, afinal, o que é vintage?

O termo vintage é usado para falar de um estilo considerado ultrapassado e que marcou uma determinada época. Contudo, hoje o estilo vintage é comumente ligado àquele que teve seu auge nos anos 50 e 60, onde as pin-ups dominavam com o um ar retrô, extrema feminilidade, em uma mescla sedução e ingenuidade. Um estilo de vida vivido nos Estados Unidos pós-guerra, com o fim da escassez dos bens de consumo e grande vontade de liberdade. Esse lifestyle chegou em variados cantos do mundo, inclusive no Brasil. Mas ele sozinho não engloba os mais variados estilos que o “vintage” traz na bagagem.

Quando falamos a palavra vintage estamos falando de estilos diferentes que vão a partir dos anos 20 até os anos 90. Um estilo de vida que se aplica a vestuário, calçados, acessórios, arquitetura, carros, mobiliário e peças de decoração. Mas é importante ressaltar que a ideia de vintage, além de se referir ao antigo, também está ligado a qualidade. Peças antigas muito gastas e que não foram bem cuidadas não entram no conceito de vintage.

Há pessoas que consideram vintage apenas aquilo que tem, no mínimo, 20 anos de fabricação. Outras consideram os artigos dos anos 80 e 90 como o “novo vintage”.

Como surgiu o Minha Avó Tinha?

Engenheiro de formação, o fundador do Minha Avó Tinha, Franz Ambrósio, conheceu o mundo dos antiquários com sua mãe, Maria José, que o levava desde novo às feiras e lojas de antiguidades.

Em 1992 Franz teve a ideia de vender as antiguidades que tinha em casa, devido a um aperto financeiro que passou nessa época que havia ficado desempregado. Diante da necessidade ele então abriu um pequeno antiquário — ali mesmo, em uma parte da casa onde fica hoje o brechó.

Após três anos o Brechó Minha Avó Tinha foi aberto, se juntando ao antiquário e, de lá para cá, não parou de crescer.

Franz é o responsável por toda a curadoria do Minha Avó Tinha. Um homem que trabalha de segunda a segunda, apaixonado pelo que faz, gosta de estar presente e cuidando de todos os detalhes. A equipe é preparada para encarar qualquer demanda de produção e figurino que lhe são dadas. São todos profissionais de moda, escolhidos a dedo por Franz.

São aceitas peças para venda e troca, tudo passando pela avaliação do Franz. Sendo assim, se você precisa vender aquelas peças legais que quase não usou e que não irá usar mais, ou aquelas roupas antigas herdadas da sua avó que não lhe caem bem, procure por ele!

Localização e Horário de Funcionamento:

Antiquário e Brechó (venda): Rua Dr. Franco da Rocha, 74

Brechó (aluguel): Rua Itapicuru, 766

Perdizes — São Paulo/SP

Segunda: 11:00 às 18:30hs

Terça a Sexta: 9:00 às 18:30hs

Sábado: 9:00 às 16:00hs

Feira do MASP (estande 16):

Todo domingo: 09:00 às 16:00hs

Exclusivamente venda de objetos de antiguidade

Telefone: (11) 3865–1759

WhatsApp: (11) 94349–9312

E-mail: minhavotinha@hotmail.com

Facebook: https://www.facebook.com/minhavotinha