Minha experiência no WoMakersCode Summit Sergipe

No dia 18 de agosto tive a oportunidade de participar do WoMakersCode Summit Sergipe como palestrante, aqui na UFS em São Cristóvão — SE. O auditório do Departamento de Computação estava lotado em pleno sábado, e foi muito bom ver várias meninas e meninos assistindo atentamente às palestras. Para mim foi uma experiência bastante enriquecedora, pois conheci meninas incríveis e pude compartilhar um pouco do meu conhecimento na área. Fiz um outro post falando sobre a programação do evento.

Minha palestra foi uma introdução sobre o Spring Boot e como ele pode ajudar o desenvolvedor Java a ficar muito mais produtivo. Hoje, a maioria dos projetos modernos feitos em Java utilizam alguma parte do ecossistema do Spring. O Spring Boot auxilia a iniciar um projeto Java + Spring de maneira muito simples e rápida, além de ser bastante flexível e podendo ser customizado no decorrer do projeto.

Após apresentar as principais vantagens do uso do Spring Boot, fiz um mini hands-on e criei uma aplicação Spring do zero, utilizando as dependências Web, JPA e H2, a partir do site Spring Initializr. A aplicação consistia em um repositório de séries, como nome e descrição de cada uma.

Em seguida, inclui as classes de entidade e persistência no banco de dados e criei um Controller REST com as operações de listar, inserir e buscar por id. Depois de tudo pronto, subi a aplicação, com API REST e banco de dados H2 em memória, e demonstrei as operações na prática. Tudo isso em apenas 15 minutos. Não falei que Spring Boot aumenta nossa produtividade :)

O código desenvolvido durante a apresentação pode ser baixado no meu GitHub aqui. Os slides estão disponíveis no SlideShare.

Abaixo seguem algumas fotos do evento. Gostaria de agradecer a todo mundo que assistiu e se interessou pela palestra, às organizadoras do evento pela oportunidade e aos meus colegas de trabalho, que me incentivaram e deram feedbacks bastante valiosos durante a preparação dos slides. Um agradecimento especial ao Josh Long, do time do Spring, que divulgou o evento no twitter e na newsletter deles. Fiquei muito honrada pelo apoio \o/

#thisGirlCan #maisForteJuntas #womenInTech #womakersCode

Like what you read? Give Laís Neves a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.