Streaming de vídeo

O Streaming de vídeo vêm se consagrando ao longo dos anos como uma revolução tecnológica. Considerada positiva ela proporciona uma combinação entre internet e mídia televisiva, obviamente dentro da evolução da internet.

Analisando a imagem a seguir, muito é proporcionado quando se fala de vídeos ao vivo ou o mais conhecido Streamingns, sejam eles para entretenimento ou para vendas. Sendo este o cluster encontrado.

A grande dimensão é dada pela CISCO que aponta para o ano de 2019 um crescente consumo chegando a representar 80% do tráfego da internet, assim como 80% do consumo da rede móvel também. Aumento de 10 vezes o número de dados móveis em relação a 2014.

Mapa de tendências 2017 criada pelo professor Frederick van Amstel

Como na imagem a seguir o Youtube é uma ferramenta muito utilizada como stream para os canais de esporte sendo que essa modalidade de transmissão hoje já é consagrada como e-sport

Mapa de tendências digitais 2017 aproximado da tendência encontrada.

Entretanto, no ano de 2016, foi dado um amadurecimento de um vídeo conhecido como “Live Streaming”, sua possibilidade é oferecer uma realidade do ambiente que esta sendo transmitido, sem cortes ou edições, esse segmentos já vem sendo aplicado pelas redes sociais Snapchat, Facebook, Instagram entre outras.

Mapa de tendências digitais 2017

Analisando as principais mídias sociais, todas elas já oferecem esse recurso e estão dando destaque além de força para a ferramenta. O Facebook em sua ferramenta de transmissão ao vivo notifica todos os contatos cadastrados em uma conta ou página , notificando os quando é aberto uma Live Streaming. Objetivo somente é alcançado pela ferramenta de transmissão, diferente de uma postagem de foto ou vídeo somente, atingindo 3x mais o número de usuários que assistem as transmissões ao invés de um vídeo gravado.

No texto vídeos ao vivo, é colocado a dimensão das publicações em seu lançamento, onde maioria percebe a necessidade de um vídeo ser viral para obter sucesso, engajamento e refinamento do conteúdo a ser publicado.

Aspectos como interação em tempo real, portas abertas para uma nova audiência, notificação de novas transmissões e uso de ferramentas criativas, fazem com que o público sinta-se atraído com a novidade.

Classificado como rampa da iluminação o streaming de vídeo é colocado como uma novidade em desenvolvimento de metodologias e garante hoje resultados de boas práticas. Essa tecnologia começa a ser melhor compreendida, visto que as novas empresas já iniciaram e muitas outras detêm historias de sucesso garantidos. O Facebook, Youtube e Instagram estão entre os pioneiros.

Analisando o mapa das tendências do ano de 2016 podemos perceber o grande crescimento do youtube com ferramenta de Streaming, para o ano a classificação seria de pico de expectativas exageradas onde a grande mídia já estava publicando sobre Streaming de vídeo, já haviam histórias de sucesso, porém nem todos acreditavam que seria viral o uso, e haviam boatos sobre as vantagens de utilizar ou implementar para o usuário.

Mapa de tendências digitais 2016

Em 2017 esse cenário modificou pela demanda da utilização de Streaming de vídeo. Em análise podemos ver o grande crescimento para este mercado.

Muitos exemplos citados para a categoria em jogos, um deles é o Streaming contendo jogos, um dos mais populares é o League of Legends um dos principais jogos onde há a transmissão dos jogadores mais experientes, e muitos expectadores conectados, onde cada detalhe da transmissão pode salvar uma das etapas do jogo, tudo resolvido através de um Streaming. Ensino livre ou ferramentas de aprendizagem,também garantem seu espaço em grande escala,quando estamos dispostos a aprender algo novo onde outra pessoa mesmo sem certificado possa ensinar , isso nos inclui tutoriais ou até mesmo metodologias de aprendizagem de algo novo.

Todos estes citados acima estão passando pelo momento da rampa da iluminação onde o as boas práticas existem, a tecnologia é bem compreendida e novas empresas se iniciaram no uso.

Ryan Lopes escreveu sobre Stream em jogos de futebol e o que mais me chamou a atenção são as redes sociais que eles divulgam essa transmissão, Facebook, Youtube, o próprio site, assim como as categorias de esportes que não se restringem somente ao futebol mas sim a todos os eventos oficiais de esportes. A própria WSL colabora com as transmissões, usando de toda a tecnologia para divulgar o esporte.

Para concluir a interação por vídeo vem tomando força, principalmente do ano de 2016, pois as empresas já passaram pelo pico de expectativas exageradas onde a grande mídia começa a publicar sobre o assunto, alguns obtiveram sucesso devido ao empenho outros nem tanto, e assim as vantagens e desvantagens foram calculadas, chegando ao vale da desilusão, o que fez pelos anos de 2014 e 2015 fornecedores não obtiveram suficientes demandas gerando uma queda nas expectativas. Visto esse serviço de transmissão ao vivo ser restrita aos canais de TV fechados e pagos, não sendo acessível a qualquer pessoa.

Porém em 2016 e atualmente em 2017 esse cenário mudou para a rampa da iluminação onde houve práticas dos mais insistentes, assim como a tecnologia também se desenvolveu para suportar melhor essa demanda e sendo oferecida pelas novas empresas. Hoje muitas empresas assim como a tecnologia já consegue encontrar picos considerados platô de produtividade, visto o aumento dos adeptos a tecnologia, assim como os investimentos realizados revertendo em satisfação financeira, gerando lucros e pagando pelo seu serviço prestado.

A Tendência é cada vez mais utilizarmos da internet como meio de comunicação, e os Streamings estão ai para nos ajudar, trazendo com mais rapidez todos os acontecimentos quase em tempo real ( estou dizendo que temos ainda um atraso de 15 segundos do fato ocorrendo até a transmissão chegar em nossos dispositivos) , parece pouco tempo 15 segundos mas essa tecnologia ao longo dos anos pode e vai se modificar.

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.