Existem diversas formas de gerar tráfego para seus produtos digitais e todas elas são importantes, então faça o possível para ter uma estratégia bem definida para cada uma delas.

Tráfego Pago

A primeira, e talvez mais utilizada, é o tráfego pago. A maior parte das estratégias digitais envolve de alguma forma a utilização alguma forma de tráfego pago, que principalmente para quem está começando, é importante para acelerar as vendas.

Independente do sucesso que você tenha nas redes sociais, tenha em mente que quem clica em um anúncio tem alguma intenção de compra, diferente do tráfego orgânico que acontece puramente…


Aproveite todas as oportunidades para captar leads e montar uma lista de interessados para começar a trabalhar aos poucos, elevando o nível de consciência de todos a respeito do seu produto.

Imagine que você é um guitarrista e faz vídeos sobre como tocar o instrumentos no YouTube.

Em um dos vídeos você aborda um assunto, por exemplo as notas musicais, e ensina durante quase 10 minutos, dando todas as dicas de como tocar cada uma dessas notas na guitarra.

No final do vídeo você pode criar um CTA, também conhecido como Call To Action, indicando para todos clicarem no link…


Em tempos de crise, de pouca interação presencial, os produtos digitais nunca foram tão importantes na reinvenção de muitos negócios, principalmente na área da educação.

Basta navegar por alguns minutos no Instagram e provavelmente vão aparecer dois tipos de anúncios: alguém tentando te vender ou querendo te ensinar a vender um produto digital.

Existem muitos tipos de produtos digitais, o principal sem dúvida são os cursos, mas existem outros como comunidades de membros com o objetivo de trocar de informações sobre uma determinada área, e-books, palestras, treinos e muitos outros.

Independente do tipo, tenho algumas dicas para que você tenha…


Tenha em mente que independente da forma de entrega existem outros recursos importantes como exercícios e estudos de caso, que podem ser utilizados para desafiar os participantes e complementar o conteúdo, muitas vezes até assumindo um papel de protagonismo importante dentro de um produto digital.

Além disso, é necessário ter um canal de comunicação direta com os participantes por meio de um fórum onde todos possam ter um espaço para a discussão a respeito do conteúdo juntamente com o auxílio dos produtores.

  1. Ordene os tópicos de uma forma que faça sentido para a progressão do conteúdo
  2. Defina exercícios e estudos de caso para desafiar e trazer uma abordagem prática para os participantes

Existem diversas formas de entregar um produto digital: totalmente gravado, totalmente ao vivo, gravado com alguns encontros ao vivo, entre outras combinações.

Tomar essa decisão é fundamental para as próximas etapas onde o conteúdo será definido juntamente com a estratégia de divulgação e principalmente do preço que será cobrado.

O fator mais importante aqui está relacionado com a escalabilidade do produto digital já que quanto mais interação ao vivo mais tempo será consumido dos produtores, além de preocupações com infraestrutura, agendamento e mediação dos encontros.

Então, chegou a hora de definir por meio de onde será disponibilizado seu produto digital.


Proposta de valor não tem nada a ver com o preço mas sim com a transformação que você quer causar naquela persona que você definiu na etapa anterior.

Quem ela era antes e quem ela será depois da experiência que ela tiver com o seu produto digital?

Dizer para um empresário que você vai ensiná-lo a utilizar um Balanced Score Card para modelar a estratégia da empresa certamente não chamará muito a atenção. Agora, falar que você vai ajudá-lo a triplicar o faturamento, tem um impacto completamente diferente.

Por isso, por mais que você já tenha noção do conteúdo do…


“Pra quem não sabe para onde está indo, qualquer caminho leva!” (Henry Kissinger)

É incrível como podemos nos perder facilmente na imensidão de possibilidades que temos ao nosso redor. Por isso, temos que buscar o máximo de foco possível e para isso é fundamental saber exatamente para quem estamos construindo esse produto digital.

Dependendo do que chamamos de persona, que é basicamente uma caracterização do seu público-alvo, muda a proposta de valor, o formato, o preço, a estratégia de marketing e a maior parte de tudo que for definido daqui pra frente.

Por conta disso, é fundamental detalhar muito bem…


Lançar um infoproduto como um curso, evento ou mentoria pode ser extremamente lucrativo e te levar a conquistar um fluxo constante receita recorrente. No entanto, tenha em mente que até chegar lá temos um longo e árduo caminho pela frente conforme você vai entender ao longo deste processo.

Por conta disso, é importante que você entenda todos os MOTIVOS que estão te levando a enfrentar essa jornada. São eles que vão te motivar ao longo desta trajetória e servirão de base para a tomada de algumas decisões importantes ao longo das etapas deste processo.

Então, pense nisso e escreva exatamente o que está te motivando a começar esta jornada.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store