5 dicas para você ter sucesso no lançamento do seu produto digital

Em tempos de crise, de pouca interação presencial, os produtos digitais nunca foram tão importantes na reinvenção de muitos negócios, principalmente na área da educação.

Basta navegar por alguns minutos no Instagram e provavelmente vão aparecer dois tipos de anúncios: alguém tentando te vender ou querendo te ensinar a vender um produto digital.

Existem muitos tipos de produtos digitais, o principal sem dúvida são os cursos, mas existem outros como comunidades de membros com o objetivo de trocar de informações sobre uma determinada área, e-books, palestras, treinos e muitos outros.

Independente do tipo, tenho algumas dicas para que você tenha mais sucesso no empreendedorismo digital.

1 — Escolha um tema que você conheça e principalmente, que tenha muita afinidade.

Você terá muito mais prazer em produzir conteúdo sobre um assunto que você realmente gosta do que algo que você não conhece muito bem e escolheu somente por uma questão de mercado.

2 — Se torne uma autoridade no assunto.

Mesmo que você ainda não tenha criado seu produto digital, comece a gerar conteúdo de qualidade nas redes sociais. Tente focar em conteúdo de topo de funil, ou seja, aqueles que podem ser úteis para uma maior quantidade de pessoas e que não inviabilidade uma oferta futura de um conteúdo mais detalhado.

No início pode ser interessante impulsionar seu conteúdo até começar a ganhar tração e principalmente escala com forma orgânica, onde várias pessoas começam a compartilhar o seu conteúdo com as outras.

Tenha em mente que pode levar um tempo até começar a engrenar mas não desanime, siga produzindo conteúdo de preferência com um cronograma bem definido e evite comprar seguidores, além de infringir os termos de uso da maior parte das redes sociais você terá uma conversão muito baixa na hora de tentar vender alguma coisa, ou seja, estará apenas se enganando.

3 — Monte uma lista de interessados.

Muita gente produz conteúdo mas não dá atenção a criação de uma lista de interessados naquilo que você está produzindo.

Apesar de ter seguidores, você não tem acesso ao dados deles, então não se esqueça de promover algumas ações por meio de uma landing page onde as pessoas possam se cadastrar para receber um e-book gratuito ou até mesmo participar de uma live.

Dessa forma, você vai começar a montar uma base sólida de lançamento de produtos digitais no futuro.

Tenha calma no início, evite mandar uma oferta para que ela compra um curso logo depois de ter baixado um e-book gratuito.

A decisão de compra envolve vários fatores e um deles é a consciência daquilo que você quer vender, então, aproveite a sua lista de interessados para levar ainda mais conteúdo de qualidade, de forma gratuita, para ir aos poucos amadurecendo a decisão de compra de cada um.

Não se esqueça que você pode utilizar a lista de interessados também para potencializar os seus anúncios por meio de um algoritmo de afinidade onde o Facebook é capaz de encontrar um tipo de perfil similar à sua lista de interessados.

4— Estude seus concorrentes.

Todo mundo tem concorrentes e isso é uma coisa saudável, quer dizer que existe um mercado em potencial para o produto digital que você está querendo vender.

Entre na landing page de cada um deles, entenda o copywriting, ou seja, a estratégia que eles estão utilizando para convencer os interessados a comprarem.

Com isso você pode analisar os pontos positivos e negativos de pelo menos 5 concorrentes e assim se posicionar com mais consciência no mercado que você planeja entrar.

5 — Aprenda continuamente.

Não basta passar por todas essas etapas de lançamento do seu produto digital e esperar que tudo funcione na primeira tentativa.

Invista em medição, calcule o percentual de conversão, faça pesquisa com os seus clientes, utilize ferramentas como o Facebook Pixel e o Google Analytics Tag para calcular o retorno sobre o seu investimento em tráfego e esteja sempre pronto para fazer modificações na sua estratégia para melhorar cada vez mais.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store