Quem é o seu público-alvo?

“Pra quem não sabe para onde está indo, qualquer caminho leva!” (Henry Kissinger)

É incrível como podemos nos perder facilmente na imensidão de possibilidades que temos ao nosso redor. Por isso, temos que buscar o máximo de foco possível e para isso é fundamental saber exatamente para quem estamos construindo esse produto digital.

Dependendo do que chamamos de persona, que é basicamente uma caracterização do seu público-alvo, muda a proposta de valor, o formato, o preço, a estratégia de marketing e a maior parte de tudo que for definido daqui pra frente.

Por conta disso, é fundamental detalhar muito bem quem é essa persona que estamos querendo influenciar.

Seguem abaixo alguns exemplos de persona:

Exemplo 1: Persona para um produto digital na área de programação

Pedro é um desenvolvedor de software de 26 anos, acabou de sair da faculdade e já está trabalhando numa empresa. Ele quer crescer na carreira, sendo reconhecido como um excelente desenvolvedor mas ele está encontrando muita dificuldade em aprender a linguagem JavaScript.

Exemplo 2: Persona para um produto digital na área de musculação

João é um praticante de musculação de 30 anos, já treina há 10 anos e sente que chegou no seu limite e não vê mais nenhum tipo de transformação no seu corpo e está em busca de alguma inspiração que possa fazer com que ele supere suas próprias crenças limitantes e barreiras pessoais, chegando ao físico que ele tanto deseja.

Exemplo 3: Persona para um produto digital na área de coaching de carreira

Ana é uma administradora de empresas de 40 anos e com a crise acabou ficando desempregada. Ela percebe que poderia explorar outras oportunidades na carreira, algo que poderia trazer muito mais motivação e reconhecimento, mas não sabe por onde começar.

Além da persona, é fundamental ter em mente também as informações demográficas a respeito do público-alvo como o sexo, a faixa etária, a renda média mensal e os principais interesses.

Essas informações serão fundamentais para definir a proposta de valor do produto, o preço e principalmente a estratégia de lançamento.

Então, agora chegou a hora de você escrever exatamente quem é a persona que você quer impactar e os detalhes a respeito desse público-alvo.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store