Atelier — Printer Host para Impressão 3D

Saindo das sombras…

Há um ano atrás um novo desafio surgiu em minha vida. Desenvolver um software para impressão 3D com pessoas realmente interessadas em tornar o mundo da impressão 3D no Brasil e no mundo um lugar melhor para quem está começando, ou para quem já está envolvido nessa vida maker.

O Atelier está sendo desenvolvido para ser um printer host para impressão 3D. Ou seja, um software para controlar sua impressora 3D via conexão USB, e no futuro via web(wi-fi, bluetooth… o céu é o limite).

A linguagem escolhida para dar forma ao Atelier, foi o C++, já que precisamos de um controle sobre o que vai ou não para a impressora 3D via comunicação serial, por C++ ser uma linguagem mais “próxima” da máquina, o controle maior é consequência, trazendo integridade para nossa aplicação. Para dar um boost, escolhemos o framework Qt, que é um framework para C++(Python também). Qt já foi conhecido há alguns anos como um framework para te ajudar a desenvolver interfaces “bonitinhas”, porém contando com as mais de 1500 classes, o Qt faz do front-end customizável, ao back-end sólido. E adicionando um “nitro” no projeto, estamos usando bibliotecas do framework da comunidade do KDE, onde este projeto também está incubado. Todo o framework do KDE também é feito em C++ e Qt. A escolha do Qt neste projeto não foi arbitrária, o uso deste permite que o Atelier seja cross-platform, ou seja, o mesmo código gera binários compatíveis com todos os sistemas operacionais: Linux, OsX, e Windows. O Qt já abstrái coisas de baixo nível, como comunicação serial, que é tratado diferente no Windows e Unix.

Este é o meu primeiro post sobre este projeto em português, muitas informações podem ser encontradas em meu blog em inglês, sobre como o Atelier tem sido desenvolvido deste seu primeiro patch.

Hoje escrevo esse post, com uma alegria no peito, onde comecei a tirar esse projeto da caixa escura que eu o mantinha. O pouco que eu comentei dele no grupo do RepRapBr no telegram hoje, já me mostrou mais uma vez o potencial deste projeto, e do Software Livre como apoio ao mundo maker e ao mundo da impressão 3D.

Mais uma vez agradeço ao Claudio Sampaio aka Patola, por todo o apoio que ele vem dando ao projeto há alguns meses. E se você deseja aprender mais sobre impressão 3D, recomendo o livro que o Claudio acabou de lançar: O Guia Maker para Impressão 3D, que você pode baixar gratuitamente neste link.

Se você quer saber mais sobre o projeto, eis os meios de contato:

Website: https://atelier.kde.org

Telegram: KDEAtelier(En) | KDEAtelierBrasil(Pt)

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.