Antes de partir, o poeta nos lembrou de acolher a tristeza e fazer dela algo mais bonito.

Image for post
Image for post

No inverno de 2019, Moraes Moreira trouxe o calor brasileiro para o Theatro São Pedro, em Porto Alegre. Da galeria, assisti “Música e poesia”, uma das cinco modalidades de shows que compositor apresentou naquele ano. Uma noite memorável, mas não pude deixar de notar a essência contraditória daquela apresentação.

O Theatro está à altura de receber os melhores artistas que visitam a capital, entretanto, naquela noite fria, mostrou-se distante do Brasil de Festa no Interior, caloroso e dançante, que o público da capital evocou ao cantar timidamente. …


O Atelier Livre completa 60 anos em 2021 e mantêm ao longo da sua trajetória um papel fundamental como uma escola de formação artística. Segundo Francisco Dalcol, isso acontece em dois aspectos. “Como uma alternativa a formação acadêmica e também como uma formação complementar. Foram muitos os artistas que estudavam no Instituto de Artes da UFRGS, mas buscavam uma formação complementar no Atelier Livre. Muitas vezes como uma dupla jornada.”

Image for post
Image for post
Funcionários do Atelier Livre de 1961 até 1991. Foto: Reprodução do livro “Atelier Livre: 30 Anos”

O Atelier Livre surge no contexto das discussões sobre arte que aconteceram na cidade no final dos anos 1950. O cenário entrou para a história sintetizado em uma frase marcante de Iberê Camargo, que não morava mais em Porto Alegre, mas de tempos em tempos voltava para a cidade, fazia falas contundentes e oferecia cursos de formação. …


O Atelier Livre Xico Stockinger, equipamento da secretaria de cultura de Porto Alegre, está passando por uma mudança na dinâmica institucional que entrará em vigor até o segundo semestre de 2020. Chamado de “contratualização”, o recurso prevê que uma Organização Social (OS) fique responsável pela administração do Atelier Livre e da Pinacoteca Rubem Berta de forma conjunta.

Idealizado por um grupo de artistas em 1960, entre eles Iberê Camargo e Istelita da Cunha Knewitz, o Atelier livre surgiu de forma espontânea a partir da necessidade de atualizar as artes plásticas em Porto Alegre. Logo, o sonho de um espaço destinado à livre expressão artística foi concretizado. Ao longo dos anos, o Atelier passou por mudanças de espaço e em seu funcionamento. Parte da história das artes plásticas do Rio Grande do Sul, por consequência, do Brasil, o Atelier Livre vive outra vez um momento de transformação. …

About

Lucas L. Borghetti

Estudante de Jornalismo na Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store