Antes de partir, o poeta nos lembrou de acolher a tristeza e fazer dela algo mais bonito.

Image for post
Image for post

No inverno de 2019, Moraes Moreira trouxe o calor brasileiro para o Theatro São Pedro, em Porto Alegre. Da galeria, assisti “Música e poesia”, uma das cinco modalidades de shows que compositor apresentou naquele ano. Uma noite memorável, mas não pude deixar de notar a essência contraditória daquela apresentação.

O Theatro está à altura de receber os melhores artistas que visitam a capital, entretanto, naquela noite fria, mostrou-se distante do Brasil de Festa no Interior, caloroso e dançante, que o público da capital evocou ao cantar timidamente. Nada mais daquele ambiente fazia sentido. As cadeiras estofadas de tecido vermelho, o lustre pendente brilhante e todos os outros ornamentos.

Moraes, sentado numa cadeira com o seu violão, em frente a uma estante de partitura, apresentou-se com a intimidade de quem toca em uma praça. E chamou o público para descer a ladeira com ele. Essa ladeira percorreu o Brasil que está um pouco distante do sul. Entre músicas, versos e conversas, fez questão de se aproximar um pouco mais e lembrar do porto-alegrense Lupicínio Rodrigues.

Cidade e interior, quente e frio, popular e erudito. Apesar das diferenças e por causa delas é que nós, brasileiros, nos encontramos, sobretudo na poesia e na música.

[…] O Rio e o céu
Clarice, Rachel
Dos Anjos, de Campos
Augustos são tantos
Conforme o sotaque
Olavo Bilac
Sou pedra e pau

Eu sou João Cabral
Dois dedos de prosa
Eu sou Rui Barbosa
Poeta e poesia
De uma academia
Chamada Brasil

“Música e poesia” foi um grande tributo de Moraes aos poetas brasileiros e, por consequência, à diversidade cultural do país. Uma ode ao país da Academia Brasileira de Literatura de Cordel. Uma academia, organização formal superior, de cordel, tipo de literatura popular em versos escritos num folheto.

Na última segunda-feira, 13 de abril, acordei e levei um susto. Muitos amanheceram com a mesma triste notícia. Em sua última postagem no Instagram, Moraes Moreira fez cordel sobre coronavírus. Antes de partir, o poeta nos lembrou de acolher a tristeza e fazer dela algo mais bonito.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store