Parte 3 — Criando uma aplicação para testar a instalação do Android Studio

Luiz Carlos Muniz
6 min readAug 10, 2018

--

Está é uma série de cinco posts ensinando a configurar o ambiente de desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis usando o Android Studio. Na primeira parte, vimos como instalar o Java SE. Na segunda parte, mostramos como instalar o Android Studio. Agora, nesta terceira parte, criaremos uma aplicação de teste para verificar se o ambiente de desenvolvimento foi instalado corretamente. Na quarta parte, executaremos esta aplicação no emulador do Android. Finalmente, na quinta e última parte, faremos alteraremos a aplicação para demonstrar algumas características do desenvolvimento para Android.

Na terceira e última parte desta série, vamos criar uma pequena aplicação para testar nosso ambiente de desenvolvimento.

Abra o Android Studio a partir do Menu Iniciar do Windows. Se você tiver mantido o padrão, ele estará disponível na pasta Android Studio.

O Android Studio é iniciado e apresenta a tela de boas vindas.

Nesta tela, você pode escolher criar um novo projeto ou abrir um projeto existente. Além disso, existe a opção de fazer um chekout de um código já existe que esteja em um sistema de versionamento como Git, por exemplo. Embaixo, do lado direito, existe o menu Configure com diversas opções de configuração do Android Studio.
Vamos criar um novo projeto clicando em Start a new Android Studio project (Iniciar um novo projeto do Android Studio).

É apresentada a tela Create Android Project (Criar Projeto Android). Onde você deve informar algumas características do projeto.

Em Application name, você deve informar o nome de sua aplicação. Digite Mostrar Data e Hora.

Em Company domain, informe o seu domínio ou o domínio de sua empresa. Caso não possua um domínio, pode digitar um domínio fictício como acme.com ou meudominio.com. Neste tutorial, digite minhaempresa.com.

No campo Project location, você deve informar a pasta onde o projeto será salvo. Por padrão, o Android Studio cria uma pasta chamada AndroidStudioProjects dentro da sua pasta de usuário do Windows e armazena nela todos os projetos que você cria. Você pode, no entanto, escolher outro local onde salvar seus projetos. Observe que o nome da pasta do projeto é formado pelo nome da aplicação sem os espaços.

Após informar estes dados, clique no botão Next (Próximo).

A tela seguinte é a Target Android Devices (Dispositivos Android Alvos). Aqui você deve especificar as plataformas onde a aplicação irá se executada. Além de Phone and Tablet (Telefone e Tablet), existem as opções Wear (Dispositivos vestíveis), TV, Android Auto (para sistemas automotivos) e Android Things (outros sistemas Android como IoT).

A opção selecionada por padrão é criar uma aplicação para celulares e tablets. Embaixo dessa opção, tem-se a opção de escolher para qual versão da API do Android a aplicação será construída. Por padrão, está selecionada a API 15, correspondente ao Android 4.0.3, que pode ser executada em qualquer dispositivo Android (como indicado na mensagem logo abaixo). À medida que se escolhe versões mais altas, o número de dispositivos que podem executar a aplicação diminui. Para este tutorial, escolha a opção API 21: Android 5.0 e clique no botão Next (Próximo).

A próxima tela é a Add an Activity to Mobile (Adicionar uma Activity ao Celular). Aqui podemos escolher diversos modelos já prontos de telas iniciais para a aplicação. Para este tutorial, escolha a opção Empty Activity (Activity Vazia) e clique no botão Next (Próximo).

Será apresentada a tela Configure Activity onde podemos informar o nome da classe Java da nossa primeira Activity. Por agora, basta sabermos que uma Activiy corresponde a uma tela na aplicação Android. O nome padrão é primeira Activity do projeto é MainActivity (Activity principal) mas você pode dar o nome que desejar. Naturalmente, o nome deve seguir as convenções para nome de classes da linguagem Java. Para este tutorial, deixemos o nome padrão.

Além do nome da Activity, deve-se informar o nome do arquivo de layout para a tela. No Android, cada Activity (ou tela) deve estar associada com um arquivo de layout. É neste arquivo que iremos definir os componentes que serão apresentados na tela. O Android deriva o nome do arquivo de layout a partir do nome da classe. Neste tutorial, podemos aceitar a sugestão do Android e clicar em Next (Próximo).

O Android Studio apresenta a tela Component Installer (Instalação do Componente) e inicia o processo de instalação. Ao final, basta clicar no botão Finish (Finalizar) quando este for habilitado.

Neste momento, o Android fará a criação do projeto. Este passo pode ser demorado, dependendo das configurações do seu computador.

Quando finalmente o Android Studio abrir o projeto, ele apresentará a tela abaixo. É importante salientar que, mesmo após mostrar a tela inicial com o projeto aberto, o Android Studio ainda pode estar trabalhando em segundo plano. Portanto, deve-se aguardar até que todo o processo seja concluído. Preste atenção principalmente à barra de status na parte inferior da tela.

Como nossa instalação do Android Studio é nova, algumas bibliotecas requeridas ainda não foram instaladas. Por isso, após abrir o projeto, o Android Studio informa um erro (Failed to find Build Tools) e fornece o link para que possamos instalar as dependências. Clique em Install Build Tools.

Será apresentada a tela SDK Quick Installation mostrando o contrato de licença (Contract Agreement) do Android SDK Build Tools. Basta aceitar a licença clicando em Accept (Aceitar) e em seguida clicar no botão Next (Próximo).

O Android Studio irá fazer o download do componente e instalá-lo. Ao final do processo, clique no botão Finish (Finalizar).

(

O Android Studio irá reconstruir o projeto. Este processo pode ser demorado a depender das configurações do seu computador. Serão executadas diversas tarefas e você deve prestar atenção à barra de status que mostra o progresso de cada uma. Ao final, se tudo der certo, o projeto é construído sem erros, como mostrado na tela abaixo. Um sinal de que o processo terminou é que o botão Run (um botão de Play no topo direito da tela) estará na cor verde demonstrando que podemos executar a aplicação.

Neste ponto, já podemos testar se a instalação do Android está correta executando a aplicação em um emulador. Faremo isso na próxima parte da nossa série.

--

--