A de Atlassian — O novo logo da Atlassian

Responsável pelo desenvolvimento das ferramentas Bitbucket, Jira, Trello, entre outras, a Atlassian estreou recentemente sua nova identidade visual feita in-house em parceria com a designer Angy Che, e o tipógrafo James Edmondson.

O novo logotipo deixa para trás o símbolo do Deus Atlas, e passa a utilizar um monograma com a letra A.

Logotipo antigo.
Logotipo novo nas versões vertical e horizontal.

Segundo a publicação feita no blog da empresa, o monograma pode representar um high-five, uma montanha para os times escalarem, e por fim a própria letra A.

Monograma como janela.
Evolução do logotipo.

A nova identidade foi criada para refletir os novos valores da Atlassian, a empresa vem crescendo e adquirindo novas ferramentas (como a Trello), e o rebrand significa esta fase de expansão.

Logotipo dos produtos.
Família tipográfica criada para a nova marca.

Opinião

O monograma pode significar tudo, menos uma montanha e um high-five. A forma que se vê de maneira evidente são dois dedos formando a inicial da empresa. Certamente as outras duas leituras podem ser incorporadas, mas não são tão claras quanto parecem.

Abandonar um símbolo forte, e bem desenhado, partindo para um monograma cheio de modismos, mostra que o rebrand poderia ter seguido outros caminhos. O logotipo antigo é muito mais original que o novo, e certamente existia espaço para explorar ainda mais a sua evolução, que já seguia uma linha do tempo consistente.

Parte dos símbolos desenhados para os produtos se assemelha muito pouco ao monograma. Em muitos deles o degradê utilizado nas formas acaba sendo a única referência. Essa diferença é mais gritante com o símbolo do Trello, que dentro do novo sistema visual acaba parecendo um peixe fora d’água.

A nova identidade visual certamente deu um sentido mais jovem a empresa, mas o logotipo anterior ainda possuía espaço para evolução, e com o exercício certo poderia expressar os mesmos valores do novo monograma, mantendo o conhecimento que a marca vinha cultivando com o decorrer dos anos.