Originally published at leandrw.com.br on November 20, 2018.

“Querito tiário”… assim eu costumava zombar dos meus amigos toda vez que revelavam manter algum tipo de registro periódico de suas conquistas e derrotas. Não que não visse valor no hábito de manter um registro pessoal para futuras consultas, mas sempre me pareceu um hábito de adolescentes norte-americanos romantizados nas clássicas séries de TV dos anos 70–90, que permearam as programações do SBT.

Image for post
Image for post
Provavelmente Tiffany está muito ansiosa para escrever em seu querido diário todas as olhadas que recebeu de seu crush, Brandon, e em como acabará com a invejosa Melanie

Ledo engano…

Meu preconceito me afastou de um dos hábitos mais construtivos e transformadores que um ser humano pode adotar por um custo praticamente zero. …


“Present Day…

“Present Time.”

Image for post
Image for post
Serial Experiments Lain

Talvez não o primeiro mas com certeza o mais envolvente anime cyberpunk que já vi, LAIN — Serial Experiments merece a atenção de qualquer um que goste deste subgênero de sci-fi. Traz questões psicológicas e filosóficas atreladas ao envolvimento do ser humano com a tecnologia, planeta Terra, outros seres humanos e o próprio Deus.

A série de 13 “layers” (episódios) foi lançada pelo estúdio Triangle Staff, dirigida por Ryutaro Nakamura e desenhada por Yoshitoshi Abe na TV Tóquio em 1998. Os elementos comumente encontrados nas obras cyberpunk como teorias da conspiração, grandes corporações, uma grande rede mundial que é capaz de conectar seres humanos através de interfaces cérebro/máquina, condição questionável do ser humano e muito mais são combinados com questões filosóficas e psicológicas de alta complexidade, o que deu a série o título de uma das mais complexas já criadas (vide as diferentes interpretações na web). Uma grande rede mundial de computadores (e humanos como se percebe) liga todos a uma mesma dimensão — a WIRED — uma espécie de evolução da nossa já tão complexa Internet. Me refiro a esta rede como dimensão pois é exatamente o que se mostra ser: possui sua altura, largura, profundidade e eventos revelam que o tempo passa de maneira diferente. …


Só para facilitar quem também só pode acompanhar de longe:

#CPBR11 — Palco Startup & Makers

#CPBR11 — Palco Coders 02/02

#CPBR11 — Palco Feel the Future 02/02

#CPBR11 — Palco Entrepreneurship 02/02

#CPBR11 — Palco STEAM 02/02

Para mais conteúdo oficial, se inscreva no canal da Campus


Image for post
Image for post

Você já frequentou algum Coding Dojo? Sabe o que é um é um Coding Dojo? Se ao ver a palavra “Dojo” você lembrou do local onde o herói Neo é apresentado as artes marciais por Morpheus na obra The Matrix dos irmãos Wachowski, você não está muito errada(o). O termo Do (trilha) — Jo (lugar) foi pego emprestado da cultura japonesa, onde é utilizado para referir-se ao local onde os praticantes de artes marciais vão treinar e aprimorar a execução dos movimentos da luta, cultivando-os como parte de uma arte. Mas o que Neo e artes marciais tem a ver com o desenvolvimento de software? Aparentemente nada (sei que podem encontrar diversas apresentações em sites como slideshare por aí, fazendo analogias entre artes marciais e a arte de resolver problemas de forma lógica, mas são apenas analogias). …


Smart tip: when using Windows 10 command-line tools such as WSL, Ubuntu, Powershell or even CMD, you can:

CTRL + Shift + Scroll Up/Down = change window transparency level
Image for post
Image for post
Window alternating transparency level through a Windows shortcut

- traduzido e adaptado do excelente post do Ignacio Piantanida no blog do 10pines, de 24 de janeiro de 2017

Me lembro dos meus primeiros dias como desenvolvedor web, quando peguei uma tarefa que parecia tão simples: “nós precisamos adicionar um pequeno botão vermelho abaixo desse formulário. Ele precisa estar alinhado à direita. Ah! E verticalmente centralizado também”. Eu estava condenado. Algumas horas gastas quebrando o layout, consertando-o e quebrando-o novamente a cada mudança no CSS que eu fazia… todos nós já passamos por isso antes.

Felizmente, depois de ler esse post você aprenderá algumas dicas para ajuda-lo(a) no seu caminho para dominar CSS plenamente. …


Sabe quando você precisa pagar um boleto mas o campo de pagamento só aceita números? Pois é, aí você abre em um editor de texto e começa a remover os espaços e pontos?

Essa dica vai para quem usa Window e não tem tempo para tarefas chatas como essas. Afinal de contas, o futuro é automação de tudo o que for possível.

  1. Abra o Windows PowerShell
Image for post
Image for post
Clique direito do mouse no menu Iniciar > Windows PowerShell

2. Cole o código do boleto entre “”

“00000.11111 22222.333333 444444.5555555 6 7778889999”

3. Agora a mágica:

“00000.11111 22222.333333 444444.5555555 6 7778889999”.Replace(“.”, “”).Replace(“ “, “”)

O PowerShell lhe devolverá o número do boleto sem os caracteres “.” e “ “.


Wael Ghonim, preso durante os prostestos da primavera egípcia de 2011, trata nesta palestra TED sobre a importância que as redes sociais tiveram na liberação de seu país das mãos do então ditador Mubarak. Mas infelizmente, como sabemos, os atos que se sucederam não foram os idealizados pela multidão que foi às ruas durante aquela madrugada escura na qual Ghonim foi sequestrado pela polícia egípcia. A polarização de discursos de ódio, trolls, opiniãos inflexíveis e irrefletidas tomaram conta da rede egípcia, a mesma que outrora unira o povo egípcio para uma das mais importantes revoluções democráticas do novo milênio.

Palavras-chaves familiares

Essas expressões parecem familiares para você? …


Um simples pensamento:

Os macacos, que sabemos ter uma vida social desenvolvida, se organizam em pequenos grupos com algumas dúzias de membros. O tamanho de cada grupo é limitado. Para que eles funcionem, todos os membros do grupo devem se conhecer bem. O tamanho médio do grupo varia de 20 a 50 membros. Quando o número de macacos em um grupo ultrapassa um certo limite, a ordem social desmorona e o grupo se divide em dois grupos distintos.

Uma situação similar acontece com os humanos também. A invenção da linguagem e boatos ajudaram a formar grupos maiores e mais coesos. Pesquisas sociológicas indicam que o tamanho máximo natural de um grupo de humanos seja de aproximadamente 150 membros. A maioria dos humanos é incapaz de conhecer intimamente mais de 150 pessoas. Assim, ainda hoje, o limite da organização humana fica ao redor de 150 membros. O ser humano é uma criatura social, e o sentimento de solidão pode enlouquecer. Entretanto o mundo moderno ocidental idolatra a individualidade. O indivíduo é medido pelas conquistas sociais como sua carreira, saúde, imagem e consumismo. Nesta situação, muitas pessoas perdem suas conexões sociais e familiares para favorecer um ideal de autorrealização. Conforme o tecido social no mundo ocidental se enfraquece, não é surpreendente que mais e mais pessoas se definam como solitárias. …


O populismo gosta tanto dos pobres que os multiplica.

– Mariano Grondona.

Originally published at apecaesar.wordpress.com on November 2, 2014.

About

Leandro Cavalcante (@leandrocrs)

Front-end Web Engineer in São Paulo, BRAZIL

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store