Um lugar pra sonhar

Leandro Ginane
Sep 4, 2018 · 2 min read

O ambiente milimetricamente bem arrumado, com cheiro de móveis novos típico de uma loja de decoração e chope grátis é o lugar onde jovens recém saído das faculdades são atraídos para iniciar sua vida profissional, muitos deles motivados pelo desejo de se tornar um novo milionário, CEO de uma startup, com sócios investidores que ajudarão sua ideia sair do papel. Um lugar ideal para sonhar.

https://spacestor.com/insights/workspace-week-wework-nyc,612/

Diferente do que estes jovens idealizam, esses ecossistemas americanos que se espalham pelo mundo e tem como proposta comercial oferecer um lugar inovador onde investidores e jovens talentosos se encontram, esconde uma artificialidade que se materializa na sua estética.

Ao sair do elevador, a sensação é de atravessar o portal da prosperidade. Regado a chope e espumante, tudo que envolve o ambiente se distancia do mundo real de uma empresa no Brasil, onde a maioria dos negócios são familiares e micro empresas que enfrentam duramente uma crise interminável: política e econômica.

Os senhores grisalhos com cortes de cabelo modernos, óculos com armação grossa, sapatênis e riso fácil aparentam ser investidores bem sucedidos em busca da sua próxima grande descoberta. Os meninos encantados pelo ambiente proporcionado pelo cowork, transitam pelo lugar com fones de ouvido brancos conectados aos seus notebooks adesivados e um copo de chope na mão.

O ruído alto provocado pelas conversas e risadas se assemelha a uma festa. Nada é capaz de diminuir o som do papo animado, nem mesmo uma palestra com um tema relevante que se inicia no meio do salão de convivência. É uma espécie de glamourização empresarial, que cria um abismo entre a realidade e o sonho, e nega a precariedade do ambiente empreendedor brasileiro, baseado em burocracia, política, impostos altos e juros bancários abusivos.

Um oásis no meio do deserto, onde não há crise ou desemprego e que acolhe os mais altos sonhos dos jovens e o fim da carreira de profissionais experientes que anseiam por uma oportunidade em uma startup, a moda da vez. Esse fenômeno certamente se acentua no Brasil pelo fato do cowork ser percebido inconscientemente como um refúgio para a cruel crise que as empresas brasileiras tem enfrentado.

Leandro Ginane

Written by

Empreendedor, Innovation Lead na Rede Globo, fundador da DeviceLab. Neste espaço você encontra artigos, contos e crônicas sobre a vida.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade