Seu projeto está pronto para captação de recursos?

Confira esse guia e aumente suas chances de levantar apoio econômico e financeiro para seu negócio.

Para submeter um projeto para um edital ou linha de financiamento (captação de recursos reembolsáveis ou não-reembolsáveis) é necessário demonstrar o modelo de negócios da inovação.

Se você conhece o BMC (Business Model Canvas) vai reconhecer os tópicos, mas há algumas questões complementares. Para formar esse checklist foram utilizados o formulário do SEBRAE no edital de inovação 2016, carta consulta do BNDES e formulário de análise do BDMG. Sugiro utilizá-lo para criar o seu projeto de captação de recursos.

1) Clientes
O objetivo é descrever o perfil do público-alvo a ser atendido pelo negócio. Quem será o público atendido pelo produto/processo/serviço resultado deste projeto? Quais são as demandas deste público? Qual é o principal problema (“dores”) que o projeto pretende enfrentar e como elas são solucionadas atualmente pelo mercado? Que solução o projeto pretende desenvolver para o problema apresentado na justificativa?”
 
2) Proposta de valor 
Descreva os produtos e/ou serviços que são ou serão oferecidos. Demonstre como sua proposta de valor soluciona as dores enfrentadas pelos clientes. Destaque os diferenciais do seu produto em relação à concorrência. Mesmo que não existam soluções similares, detalhe os diferenciais com relação à maneira como os clientes executam essas tarefas hoje. Qual o principal produto do projeto?

3) Análise de Mercado — Concorrência
Com que facilidade ou dificuldade os novos concorrentes começam a competir, quais são as barreiras existentes? Com que facilidade um produto ou um serviço pode ser substituído por outro mais especial ou mais barato? Podem os compradores influir em grandes variações nos volumes dos produtos ou serviços comercializados? Existem muitos potenciais fornecedores ou somente poucos? Existe uma forte concorrência entre os concorrentes atuais? Há uma empresa muito dominante ou a concorrência é bem distribuída?

4) Análise de Mercado — Tendências
Quais as tendências no setor? Que efeito a tecnologia tem sobre o negócio? Que outros fatores influenciam o seu setor (mudança de comportamento humano)?

5) Estratégia comercial
Diga como a sua proposta de valor gera ou irá gerar receita para o seu negócio (vendas de produtos ou serviços, aluguel, taxa de manutenção, etc.). Fale sobre a sua estratégia de marketing e vendas e como pretende acessar esse mercado.

6) Parceiros
Quais os parceiros você já tem e os que pretende ter? Explique porque cada um deles é importante para te ajudar a desenvolver o seu produto/serviço e/ou para entregar a sua proposta de valor.

7) Equipe Técnica do Projeto
Descreva os nomes, perfis, a formação, a experiência e o papel no negócio de cada membro da equipe. Destaque os pontos fortes do time e quais são as competências necessárias ao desenvolvimento do negócio que a equipe já possui.

8) Benefícios
Impacto econômico; Impacto na competitividade empresarial; Impacto ambiental e social.

9) Escalabilidade
Quais as estratégias para escalar o produto/processo/serviço inovador? Identifique as principais questões que permitem que isso aconteça. A engenharia e tecnologia prevista permitem este desenvolvimento em escala? Os fornecedores e matéria-prima permitem a escalabilidade? Os stakeholders envolvidos têm interesse em expandir a atuação do produto/processo/serviço? Os serviços podem ser executados em diferentes localidades e permitem atingir um maior número de pessoas/empresas?

10) Relacionar a execução do investimento com estratégia da empresa
Justificativa e fundamentação para realização do investimento alinhado a estratégia, como por exemplo, ganho de market-share com o projeto, aumento de receita etc.

11) Experiência prévia no segmento do investimento e quais as competências que a Postulante necessita desenvolver ou contratar
Competências para desenvolvimento de produtos/serviços, processo, mercado, fornecedores, gestão, contratação de serviços externos.

12) Explicitar os resultados esperados com o investimento
Exemplos: Ganhos de produtividade a serem obtidos com a realização do investimento; ou redução de custo de produção; Contribuições para melhora na qualidade do bem e/ou serviço ofertado; Aumento de market-share com o projeto, alcance de novos mercados; Incremento em exportações, substituição de importações ou redução de insumos importados.

13) Inovação a ser desenvolvida
Grau de ineditismo do investimento, rota tecnológica utilizada e diferencial em relação aos concorrentes — se aplicável, informar as soluções alternativas à inovação proposta em desenvolvimento ou disponibilizadas pelos concorrentes

14) Propriedade Intelectual, validações externas e aspectos regulatórios
Informar a estratégia para proteção das tecnologias que venham a ser desenvolvidas. Citar, se houver, as entidades externas à empresa que se manifestaram favoravelmente à viabilidade técnica, econômica e/ou comercial das ações do plano de negócios. Descrever aspectos legais e regulatórios etc.

15) Cronograma
Etapas, atividades e entregáveis. Em alguns casos, é necessário descrever a metodologia de gestão.

Se você gostou desse guia mande um recado. :)

Quer colaborar com outros tópicos? Fique à vontade pode me encaminhar.