Fisiculturismo – um esporte estilo de vida amado (e odiado)



O que diferencia um corpo raquítico ao um corpo atlético/forte ? O CORPO e a MENTE. Pois é, a mente pode ser até mais forte que o corpo


O que diferencia nós homens de mulheres? Órgãos sexuais.

O que diferencia uma criança de um adulto? Idade e maturidade

O que diferencia um corpo raquítico ao um corpo atlético/forte ? O CORPO e a MENTE. Pois é, a mente pode ser até mais forte que o corpo. Entenderá o por quê abaixo.

O Fisiculturismo


O fisiculturismo ganhou destaque internacional nos anos 70 quando Arnold Schwarzenegger, após ficar em segundo lugar no MR. OLYMPIA, atrás de Sergio Oliva, ganharia seu primeiro título no ano seguinte, sendo campeão por mais 5 anos consecutivos.

Arnold não foi o primeiro a ganhar inúmeras vezes o maior e mais famoso campeonato de Bodybuilding do mundo. Antes dele haviam nomes importantes como Larry Scott e o próprio Sergio Oliva, que ganhou por 3x consecutivas.

Arnold se destacou no esporte devido não somente a sua genética, que lhe concedeu o título de mito no esporte devido a proporcionalidade muscular, mas também por sua persistência e mentalidade nos treinos.

Mas a história de Arnold vai além. Em sua vida, ele serviu o exército, fez diversos filmes, foi governador do estado da Califórnia, se tornou empresário, investidor, escritor e filantropo. E ainda continua com um dos nomes mais fortes da América.

Ele tinha a garra e determinação inigualável.

https://www.youtube.com/watch?v=utPiBKS3npw

Por que o Fisiculturismo é AMADO e ODIADO ao mesmo tempo?


Os praticantes do esporte amam o que fazem. Eles treinam, diariamente, fazem alimentação correta, e discutem e aprendem cada vez mais técnicas de treino e dieta. O praticante dedicado segue a risca todas as recomendações, lê e aprende cada vez mais sobre o assunto. É quase uma doutrina. Ele crê e acredita naquele investimento que ele faz, A LONGO PRAZO, para atingir um desejo, uma vontade absoluta de obter um corpo melhor e mais forte.

No entanto aqueles que estão fora do esporte, e não entendem o espírito, podem até mesmo “ODIAR” o praticante, por algumas razões peculiares:

“O cara usa bomba. Injeta esteróides e por isso ele fica grande.”

“Ele só pensa nele. É egoísta. Vai pra academia todo dia.”

“Ele só fala em dieta, treino…blá, blá, blá.”

O uso de esteróides no esporte já foi relatado até mesmo por atletas de alto nível. Não há segredo, por mais que o uso e distribuição sejam amplamente PROIBIDOS no Brasil. O fato é que atletas profissionais e amadores fazem o uso dessas substâncias de uma forma ou de outra, para atingir seus objetivos. Afinal você já deve ter ouvido falar do caso Lance Armstrong.

Mas entenda da seguinte forma também: se todos usam, todos tem condições iguais de vencer. O que dirá se um é maior ou mais simétrico em músculos do que o outro é a genética, treino eficaz e alimentação impecável.

“As últimas três ou quatro repetições é o que faz o músculo crescer. Esta área de dor divide o campeão de alguém que não é um campeão. Isso é o que a maioria das pessoas não têm, ter a coragem de ir em frente e dizer que irão passar pela dor, não importa o que aconteça”
Arnold Schwarzenegger
https://www.youtube.com/watch?v=FJW_GHiZ3-I


Os objetivos do fisiculturista são FÍSICO e MENTAL. Se o fisiculturista não tiver uma MENTE forte, ele desiste. A rotina, os treinos cansativos diários, a alimentação extremamente controlada, fim de semana sem baladas ou festas com amigos…tudo isso força-o contra a parede, sucumbindo-o a “pedir as contas”. Somente sobrevive a esse processo aquele que PERSISTE, é DETERMINADO e tem GARRA pra continuar. É uma luta contra seu EU próprio. É você contra você. E por isso a MENTE deve ser mais forte que o CORPO.


Manter nosso corpo em boa saúde é o nosso dever. Do contrário não conseguiremos manter nossa mente forte e limpa.
Buddha
Assim como a mente é mais forte do que o corpo, os males contraídos pela mente são mais graves do que aquelas contratadas pelo corpo.
Marcus Tullius Cicero

Kai Greene, o filósofo do bodybuilding


Kai Greene participou 6 vezes do maior campeonato de fisiculturismo do mundo. Nunca ganhou. Chegou ao 2º lugar mais de uma vez, perdendo para seu “rival” Phil Heath. Mas isso não o tira o troféu de campeão, que muitos de seu fãs já consideram que ele tem. Isso se deve principalmente aos conselhos, modo de pensar e humildade na vida, que Kai distribui em seus vídeos. Kai, para muitos, é considerado um “monge do fisiculturismo”.

https://www.youtube.com/watch?v=acQmw6zIx50

O que o Fisiculturismo ensina para sua vida?


Não estamos aqui recomendando que você saia, compre um pote de whey protein, agache com 200kg na barra, ou estude biomecânica. Apesar de o fisiculturismo ser um esporte de amor para uns e “ódio” para outros, há muitas coisas que podemos aprender com os praticantes deste esporte. Esta DETERMINAÇÃO e FORÇA DE VONTADE que eles concentram para sua atividade pode ser praticada por nós em inúmeras situações na sua vida. Ser FORTE MENTALMENTE só depende de você. A cada dia, a cada passo, se inspirar e se motivar a seguir em frente e VENCER.