Leandro Martins de Almeida — Guia completo de Dropshipping e ecommerce (2019)

Texto compartilhado por Leandro Martins de Almeida — Muitas das perguntas que recebo em minha caixa de entrada com estão relacionadas à abertura de uma loja dropshipping e posso definitivamente ver o recurso.

Quando você administra uma loja on-line que oferece apenas produtos dropship, você não precisa se preocupar com estoque e não precisa se preocupar com a realização do produto.

Tudo o que você precisa fazer é vender o produto, receber pedidos e obter um lucro decente. Fácil certo?

Infelizmente, não é tão simples assim e com qualquer coisa que pareça boa demais para ser verdade, sempre há dicas .

Em teoria, o dropshipping soa como uma ótima ideia porque é inerentemente escalável sem que você tenha que trabalhar muito na frente. Mas quando você se aprofunda um pouco mais, há muitas complicações que você precisa conhecer.

Nao perca este video:

A maioria das pessoas tenta abrir uma loja com dropship, esperando que seja fácil, mas, na realidade, há muito mais do que você imagina .

Este artigo de Leandro Martins de Almeidafornecerá uma visão realista e abrangente dos prós e contras do dropshipping .

Índice

  • O que é Dropshipping?
  • Como encontrar fornecedores de dropship
  • O que procurar em um fornecedor Dropship
  • Os Pros De Dropshipping
  • Pro nº 1: os custos de instalação são praticamente zero
  • Pro # 2: é simples de configurar
  • Pro # 3: os riscos são muito mais baixos
  • Pro # 4: Dropshipping é independente da localização
  • Os contras de Dropshipping
  • Con # 1: Você não vai estar recebendo o menor preço
  • Con # 2: Você precisará cobrar maiores custos de envio
  • Con # 3: Dropshipping pode ser um pesadelo logístico
  • Con # 4: Seu atendimento ao cliente estará fora de suas mãos
  • Con # 5: Amazon faz Dropshipping ainda menos atraente
  • Quando Dropshipping faz sentido
  • Quando evitar Dropshipping
  • Dropshipping é realmente menos trabalho?

O que é Dropshipping?

O Dropshipping é um modelo de negócios de comércio eletrônico no qual você pode vender produtos físicos on-line sem ter que lidar com o estoque, sem ter que possuir um depósito para armazenar seus produtos e sem ter que lidar com o frete e o manuseio.

Além disso, praticamente não há custo inicial inicial para iniciar uma loja online com dropship, pois você não precisa investir dinheiro no estoque diz Leandro Martins de Almeida.

Na verdade, você pode literalmente iniciar o dropshipping por menos de US $ 5com um carrinho de compras de código aberto gratuito .

Tudo que você precisa é de um site, processamento de cartão de crédito gratuito e você pode começar a receber ordens imediatamente .

Este modelo de negócio parece atraente para você? Veja o que você precisa para começar.

Em primeiro lugar, você tem que fazer parceria com um atacadista ou distribuidor de dropship que envia produtos diretamente aos consumidores.

Como parte de sua parceria, você e o fornecedor de dropship decidirão o preço de atacado dos produtos que você deseja vender.

Uma vez que um acordo está em vigor com o seu fornecedor, veja como funciona o dropshipping .

  • O cliente faz um pedido de um produto em sua loja on-line e você recebe o dinheiro.
  • Você encaminha os detalhes do pedido e do frete diretamente ao seu fornecedor de dropship e paga o preço por atacado acordado para o produto.
  • Seus pacotes de fornecedor de dropship e envia o pedido diretamente ao cliente final como se ele tivesse sido enviado de sua loja on-line.
  • Você consegue manter a diferença entre seu preço de venda e o preço de atacado.

Como encontrar fornecedores de dropship

Porque dropshipping é tão popular ea internet está madura com scammers, primeiro você deve aprender a detectar um atacadista FAKE .

Em primeiro lugar, um atacadista REAL nunca cobrará uma taxa mensal pelo privilégio de acessar seu catálogo de mercadorias.

Os atacadistas genuínos de dropship são meramente distribuidores e seu objetivo é vender seus produtos a granel, e não administrar um site de associação mensal.

Em segundo lugar, um verdadeiro fornecedor de dropship nunca venderá seus próprios produtos ao consumidor final a preços de atacado .

Leandro Martins de Almeida diz que vale lembra que o principal cliente de um atacadista é uma loja de varejo e seria contrário aos seus melhores interesses competir com seus próprios clientes .

Em qualquer caso, uma vez que você saiba o que procurar, pode começar a procurar fornecedores reais usando as estratégias descritas abaixo.

Entre em contato com o fabricante

A maneira mais fácil de encontrar um fornecedor legítimo de dropship é simplesmente chamar o fabricante e pedir uma lista de distribuidores atacadistas.

Depois de ter essa lista, você pode entrar em contato com o distribuidor diretamente e perguntar se eles estão dispostos a dropship.

O que é conveniente é que a maioria dos distribuidores leva uma grande variedade de produtos de vários fabricantes diferentes.

Como resultado, se você conseguir um grande distribuidor, quase sempre obterá acesso instantâneo a um grande catálogo de itens para levar em sua loja!

Mas estabelecer uma parceria com um distribuidor pode ser imprevisível e você precisa estar preparado .

A maioria dos fornecedores legítimos só quer lidar com varejistas legítimos,portanto, certifique-se de ter todos os seus patos seguidos antes de entrar em contato com eles.

Às vezes, ajuda ter um site falso funcionando para mostrar que você é sério .

Mas, na linha de fundo, você precisa provar aos seus fornecedores que você é o negócio real e que você pode realmente mover o produto!

Ordem do seu concorrente

Se você sabe que seu concorrente tem uma loja on-line com dropship, então você pode descobrir quem são seus fornecedores simplesmente fazendo um pedido .

Depois de receber seu pacote, você pode verificar a etiqueta de remessa para um endereço de devolução .

Embora a etiqueta de envio não tenha o nome do fornecedor, você pode facilmente localizar o endereço do Google e encontrar o nome do distribuidor.

Participe de Feiras com Leandro Martins de Almeida

Em vez de entrar em contato com fornecedores por e-mail ou telefone, geralmente é muito mais eficiente encontrar seus fornecedores em uma feira de negócios .

O encontro face a face não apenas facilita o desenvolvimento de um relacionamento pessoal , mas também é possível tocar e manipular todo o catálogo de produtos do fornecedor.

A maioria das feiras (pelo menos nos EUA) é 100% gratuita , desde que você tenha uma licença comercial. Como resultado, você não tem nada a perder por participar. A maioria das grandes cidades realiza feiras comerciais diversas vezes por ano em diversos nichos.

Use diretórios de dropship

Um diretório de dropship é um banco de dados de fornecedores que são organizados por nicho e pode ser uma maneira conveniente de encontrarrapidamente produtos para vender para dropshipping explica Leandro Martins de Almeida .

Além disso, empresas como a Worldwide Brands pré-avaliam todas as empresas do seu diretório para garantir que sejam legítimas .

A principal desvantagem de usar um diretório de atacado é que os distribuidores e produtos são facilmente acessíveis a outros membros que também se inscrevem no diretório. Como resultado, os produtos que você encontra em um diretório podem ser mais competitivos.

No entanto, o que é dito, diretórios por atacado são uma ótima maneira de debater e encontrar fornecedores imediatamente .

O que procurar em um fornecedor Dropship

Como o seu negócio depende da qualidade do seu dropshipper , aqui estão alguns atributos que você deve procurar ao avaliar seus fornecedores.

Lembre-se, dropshipping de sucesso requer uma parceria entre você e seu distribuidor e confiança é essencial .

Como resultado, antes de confiar em qualquer fornecedor de dropship, você deve sempre fazer uma ordem de teste para ver como o pedido é tratado.

Especificamente, você deve procurar…

  • Quão rápido o pedido é enviado — O tempo de envio é extremamente importante para uma loja de comércio eletrônico e é essencial que os pedidos sejam enviados dentro de um a dois dias úteis
  • Como o pedido é embalado — O produto é empurrado em uma caixa de baixa qualidade com embalagem de amendoim? A caixa não está marcada sem o nome comercial do fornecedor? O produto chegará com segurança e sem danos?
  • A qualidade do atendimento ao cliente — Eles respondem de maneira oportuna? Eles fornecem informações de rastreamento e uma fatura? Eles dão reembolsos por mercadorias com defeito e devoluções?

Antes de começar a vender, você deve pegar o telefone e pedir ao representante de suporte ao cliente perguntas detalhadas sobre o produto para ver se ele sabe o que está acontecendo.

Também é importante ter um único ponto de contato em seu distribuidor para lidar com problemas de suporte ao cliente e produtos que possam surgir quando você começar a vender seu produto.

Por exemplo, o que acontece quando um produto está em falta? O fornecedor oferece um feed de inventário em tempo real para que você não venda itens vendidos?

Todos esses fatores são importantes e você deve dedicar algum tempo para avaliar a qualidade do seu fornecedor .

Os Pros De Dropshipping por Leandro Martins de Almeida

Se você é capaz de encontrar fornecedores de dropship de qualidade, o dropshipping é extremamente atraente porque você pode administrar seus negócios de qualquer lugar . Tudo que você precisa é de um computador e uma conexão com a internet e você está pronto para ir.

Como resultado, se você é novato em comércio eletrônico com um orçamento pequeno , pode usar o dropshipping como ponto de partida para começar e, em seguida, fazer a transição para modelos de negócios mais lucrativos quando estiver pronto.

Além da conveniência, aqui estão alguns outros benefícios do dropshipping .

Pro nº 1: os custos de instalação são praticamente zero

Aqui está o investimento mínimo necessário para iniciar uma loja on-line dropshipped se você usar uma plataforma de carrinho de compras gratuita de código aberto .

  • Inscreva-se para uma hospedagem — US $ 3,95 / mês
  • Instalar um carrinho de compras de código aberto — Gratuito
  • Instalar um certificado SSL — A maioria dos webhosts lhe dará um certificado SSL gratuitamente para proteger seu site
  • Inscreva-se para um processador de cartão de crédito gratuito — $ 0 / mês, taxa de 2–3% por transação
  • (Custo opcional de um tempo) Adquira um modelo para o seu site — $ 20- $ 50

Se você registrar tudo acima, isso significa entre US $ 3,95 e US $ 53,95 .

Linha de fundo …

Não há custo de inventário inicial. 
Não há custos de depósito. 
Há quase zero sobrecarga.

Eu não consigo pensar em nenhum modelo de negócio que seja menos caro para começar

Pro # 2: é simples de configurar

Quando comecei minha loja online , minhas opções eram limitadas. Mas hoje existem literalmente centenas de serviços por aí que ajudarão você a configurar uma loja de comércio eletrônico em menos de um dia .

A opção certa para você depende do seu orçamento, de quais recursos você precisa e de quanto você precisa que sua plataforma de comércio eletrônico seja extensível.

Para mais informações, confira meu tutorial sobre como iniciar uma loja on-line sem qualquer conhecimento técnico necessário

Pro # 3: os riscos são muito mais baixos

A beleza do dropshipping é que praticamente não há risco . Porque você está investindo pouco dinheiro adiantado, há muito pouco a perder .

Como sua empresa é sem estoque, não há pressão para fazer vendas porque você não precisa suportar a sobrecarga de armazenamento ou envio.

Além disso, você pode carregar uma enorme variedade de itens em sua loja,porque você não precisa armazenar nada disso!

Se você procurar diretórios de dropship como Worldwide Brands , você encontrará fornecedores de dropship para praticamente qualquer nicho que você possa imaginar avisa Leandro Martins de Almeida.

Você pode optar por transportar 1 produto ou 1000 produtos on-line. Não importa! Depois de descobrir o que você quer vender, normalmente você pode encontrar um fornecedor de dropship para fornecê-lo.

Pro # 4: Dropshipping é independente da localização

Um negócio de dropshipping pode ser executado em qualquer lugar. Você não precisa de um escritório ou de um depósito ou de nenhum funcionário.

Como resultado dessa liberdade, você pode concentrar seus esforços no crescimento de seus negócios, em vez de cuidar do estoque e da sobrecarga.

De modo geral, o dropshipping é um dos modelos de negócios de comércio eletrônico mais escaláveis , porque sua sobrecarga não cresce linearmente com as vendas.

Na verdade, tenho vários colegas que administram negócios de dropship de bom tamanho com apenas um punhado de pessoas.

Os contras de Dropshipping

Se seu intestino está lhe dizendo que dropshipping parece bom demais para ser verdade, então seus instintos estão corretos . Como em tudo na vida, sempre há desvantagens em todos os modelos de negócios.

A maioria das pessoas tropeça em dropshipping com a expectativa de riqueza rápida apenas para perceber que ganhar dinheiro com uma loja dropshipped é realmente muito mais difícil do que se previa .

Abaixo estão todos os contras de dropshipping que você deve considerar.

Nota de Leandro Martins de Almeida: Se você quiser saber mais sobre todos os modelos de negócios de comércio eletrônico, então confira o meu post onde eu comparo dropshipping vs venda na Amazon vs executando uma loja tradicional de comércio eletrônico

Con # 1: Você não vai estar recebendo o menor preço

A maioria das pessoas abre uma loja on-line dropshipped com o equívoco de que eles estarão recebendo o mesmo preço por atacado que todo mundo por seus produtos.

Na realidade, no entanto, os distribuidores de dropship geralmente cobram taxas extras e / ou adicionam essas taxas ao preço de atacado cotado.

Coloque-se no lugar do seu distribuidor por um momento.

Você preferiria vender uma grande quantidade de produtos de uma só vez para uma loja ou preferiria vender quantidades individuais e duplas a clientes individuais e ser forçado a embarcar e empacotar individualmente cada item?

O distribuidor está fazendo todo o trabalho aqui e isso certamente será refletido em seu preço de atacado .

Para descartar alguns números, a maioria das lojas dropship obtém entre 10–30% das margens brutas, enquanto a maioria das lojas tradicionais que transportam estoques têm margem bruta de 50% . É uma diferença enorme!

Como os seus preços no atacado são mais altos do que os de uma loja tradicional, você não poderá competir de maneira tão eficaz com o preço, a menos que tenha um bom lucro com o tamanho.

Além disso, margens menores inibirão sua capacidade de anunciar em sites como o Facebook e o Google. Não só isso, mas menos lucro por venda também torna o atendimento ao cliente problemático .

Por exemplo, com nossa loja on-line, nossas margens estão entre 70 e 90% . Como resultado, sempre que recebemos um cliente zangado, simplesmente devolvemos a eles e deixamos que eles guardem o produto.

Como nossas margens são tão altas, podemos nos dar ao luxo de receber o golpe . Com o dropshipping, a conveniência de não ter que atender aos pedidos tem um custo .

Con # 2: Você precisará cobrar maiores custos de envio

Muitas vezes, você exigirá o uso de vários distribuidores de dropship para completar a seleção de produtos para sua loja.

Usar dois ou mais dropshippers diferentes significa que duas ou mais empresas farão remessas separadas para seus clientes , o que significa que duas ou mais empresas cobrarão seus próprios custos de envio separados .

Se eu sou um cliente e compro produtos de sua loja em três distribuidores diferentes, você terá que me cobrar um custo de envio muito mais alto, para que você possa equilibrar os custos .

A única maneira de contornar isso é usar apenas um distribuidor de dropshipque não pode levar a variedade de produtos que você precisa. O resultado é que você terá que passar esses custos extras para o consumidor, o que reduz sua competitividade de preços .

Con # 3: Dropshipping pode ser um pesadelo logístico

Você pode pensar que desde que o distribuidor de dropship está fazendo todo o trabalho que você pode sentar e relaxar. Infelizmente, você tem que lidar com sua base de clientes .

Você tem que ser aquele que responde a todas as perguntas. Você tem que ser o único a pedir desculpas quando um pedido não chegar a tempo.

O principal problema é que quando você usa vários distribuidores de dropship diferentes, obter o pedido inteiro para o cliente final pode ser um pesadelo logístico .

Todos os distribuidores terão diferentes tempos de envio e serão enviados de locais completamente diferentes .

Se um cliente pedir produtos em três distribuidores diferentes, eles acabarão recebendo três pacotes diferentes em horários variados .

Se um pedido é particularmente sensível ao tempo e precisa ser apressado, você terá que garantir que todos os seus distribuidores possam entregar o produto no prazo.

Na verdade, você está apostando a reputação de sua loja on-line e conectando-se a todos os seus distribuidores de dropship em uma única cadeia. Se até mesmo um único distribuidor não for confiável, ele refletirá negativamente em sua loja on-line.

Con # 4: Seu atendimento ao cliente estará fora de suas mãos

Atendimento ao cliente e sua reputação on-line podem fazer ou quebrar seu negócio. Com a world wide web, as redes sociais e o Twitter, as notícias de uma transação fracassada podem se espalhar de forma extremamente rápida, por isso é absolutamente crucial que você mantenha uma ótima imagem para sua loja on-line .

Sempre que recebo uma chamada para nossa loja online de lençóis de casamento, sempre aproveito o tempo para perguntar como eles nos encontraram. E na maioria das vezes, as pessoas que nos encontram fazem isso porque foram encaminhadas para nós por um de seus amigos.

A palavra viaja rápido.

Nosso serviço ao cliente é uma das principais razões pelas quais crescemos mais de 3 vezes nos últimos 3 anos .

Com dropshipping, você infelizmente tem muito pouco controle sobre seu atendimento ao cliente . Como você não é responsável pelo atendimento do produto, não pode controlar quando um cliente receberá seu produto.

Se um cliente quiser fazer um retorno , é uma grande dor, porque você tem que ter certeza de que você recebe seu dinheiro de volta antes que você possa fornecer um reembolso.

Claro, sempre há maneiras de mitigar esses problemas, mas a solução inevitavelmente envolve a elevação de preços ou a obtenção de lucro, em detrimento da satisfação do cliente .

Con # 5: Amazon faz Dropshipping ainda menos atraente

Antes da Amazon , era muito mais difícil para as empresas venderem seus produtos para as massas. Como resultado, os distribuidores tiveram que confiar nos varejistas tradicionais e dropshippers para ajudá-los a movimentar o produto.

Hoje, a Amazon controla uma fatia tão grande do bolo de comércio eletrônicoque a maioria das empresas pode obter com apenas vender na Amazon como vendedor de terceiros.

A Amazon cuida das suas vendas, da realização do seu produto, do seu atendimento ao cliente … basicamente tudo o que um varejista tradicional normalmente cuidaria. Mas a diferença é que o distribuidor consegue manter todo o lucro extra!

Se você é uma loja dropshipped vendendo exatamente os mesmos produtos que podem ser encontrados na Amazon, será impossível competir no preço . Como resultado, você terá pouca alavancagem.

Afinal, você prefere comprar da Amazon por um preço menor ou pagar mais para comprar em uma loja desconhecida?

Quando Dropshipping faz sentido

Enquanto eu, Leandro Martins de Almeida, nunca iria começar uma loja de dropshipped puro hoje, existem muitas maneiras de usar dropshipping para sua vantagem .

Porque você não tem que carregar o estoque, você pode imediatamente lançar uma loja online com centenas de produtos em um curto período de tempo.

Então, você pode usar esta loja para realizar pesquisas de mercado . Com base nos produtos que vendem bem, você pode escolher os produtos mais bem-sucedidos para comprar inventário e aproveitar as margens mais altas .

A Dropshipping é melhor usada como um veículo para validação de produtos ou para a criação de uma loja online que é escassa em certas categorias.

Quando evitar Dropshipping

A menos que você seja um novo empreendedor em um orçamento ou um proprietário de loja on-line que esteja explorando novos produtos, o dropshipping geralmente não é uma boa escolha para donos de lojas experientes .

Porque você está vendendo produtos de outras pessoas, é difícil construir sua própria marca . Afinal de contas, há tantos aspectos de sua cadeia de suprimentos e seu atendimento ao cliente que estão além do seu controle .

Por exemplo, você não tem controle sobre a experiência de desembalagem do cliente porque, com mais frequência, seu produto chegará a uma caixa marrom não marcada com zero branding.

Se um pedido for enviado atrasado ou nunca chegar, a culpa estará em você.

Você também não tem controle sobre o estoque. Se você tem um produto de venda quente, mas o fornecedor está fora de estoque, então você não vai ganhar dinheiro.

Em suma, seu negócio dropshipped vive e morre com seus fornecedores . Se eles não são confiáveis, você não terá sucesso.

Portanto, se seu objetivo é construir uma marca , o dropshipping não é o caminho a percorrer.

Dropshipping é realmente menos trabalho?

Isso realmente depende. Indiscutivelmente, o tempo que você economizar em não ter que lidar com o estoque e atendimento será gasto lidando com os clientes, a menos que você tenha um núcleo confiável de distribuidores de dropship .

Uma coisa que esqueci de mencionar é que muitos remetentes não usam tecnologia de cadeia de fornecimento automatizada com uma API em tempo real. O que isto significa é que você não pode ser alertado em tempo real se um determinado produto está disponível para venda ou não.

Portanto, se um item estiver fora de estoque , você terá que interagir com o cliente para que ele saiba quando ele pode ter seus itens. A menos que seu carrinho de compras esteja intimamente ligado ao banco de dados do seu dropshipper, será difícil manter uma contagem precisa de estoque.

Com dropshipping, você está negociando sem ter que lidar com logística de atendimento com ter que lidar com mais dores de cabeça do cliente. E dependendo da sua personalidade, isso pode ou não ser uma troca inteligente.

Embora o tom deste artigo tenha sido anti-dropshipping em geral, não me entenda mal explicou Leandro Martins de Almeida. Muitas pessoas foram bem sucedidas com dropshipping como funciona muito bem com pequenas lojas de nicho, mas minha opinião pessoal é evitá-lo se você puder.

Veja mais de Leandro Martins de Almeida:

https://www.escavador.com/sobre/336239223/leandro-martins-de-almeida

https://www.amazon.com.br/Leandro-Martins-de-Almeida/s?k=Leandro+Martins+de+Almeida