Olá! Irei começar um guia sobre a IDE (Integrated Development Environment) de desenvolvimento Visual Studio Community 2017, essa fantástica ferramenta de trabalho para os desenvolvedores da tecnologia .Net.
Inicialmente apresentarei como fazer a instalação, adicionar e remover os pacotes necessários, inclusive pacotes de idiomas, quais os pacotes necessários para cada grade de desenvolvimento (Web, Desktop, Mobile, Serviços etc). Enfim, tudo o que você precisa saber para instalar e configurar o Visual Studio de forma melhor atender suas necessidades e preferências.
Então, vamos lá pessoal! Vamos começar!
Primeiramente o Visual Studio está disponível para download neste link da Microsoft. Ao abrir a página você verá a tela abaixo:

Encontra-se disponível para download hoje as seguintes versões:
- Visual Studio Comunnity 2017: Versão gratuita para estudantes, software livre e desenvolvedores individuais.
- Visual Studio Profissional e Enterprise 2017: Essas duas versões são pagas, necessitam de assinatura indicada para empresas com grandes times de desenvolvedores, que necessitem de maiores recursos e suporte da Microsoft. Possuem um período de avaliação grátis.
Esse guia, como dito, refere-se principalmente à versão Community do Visual Studio.
Para fazer o download basta clicar no botão Download gratuito. Será baixado um executável. Após o download, execute o arquivo para começar a instalação.
Após a execução, a tela que se apresenta será essa:

A tela mostra as opções dos pacotes e ferramentas que você precisa instalar. Todos vem com a caixinha desmarcada e você vai marcando de acordo com a sua necessidade.
Se for desenvolver aplicações Desktop, por exemplo, marque a caixinha referente a Windows Form, WPF, etc.
Se for desenvolver aplicações para Web, marque a caixinha Asp.net e desenvolvimento Web, e assim sucessivamente para tudo o que você pretende desenvolver usando o Visual Studio.
Não se preocupe se caso você não marcou alguma opção e pretendia ter marcado. Basta executar esse mesmo arquivo de instalação que ele abrirá uma tela com a opção Modificar, retornando a essa mesma tela de seleção de pacotes e ferramentas, na qual você poderá adicionar as novas opções.
Após ter escolhido todas as opções que deseja, basta clicar em Instalar, caso seja a primeira vez que esteja fazendo a instalação, ou clique em Modificar, se tiver apenas adicionando algo mais na instalação já existente.
Existe ainda uma aba de Pacotes de Idiomas.

Como vocês podem ver na imagem, escolhi a opção Inglês, pois nos próximos artigos irei apresentar o Visual Studio com o idioma em Inglês. Nada impede que você use o idioma da sua preferência. Basta marcar e pedir pra instalar ou Modificar.
Feitas todas as escolhas, agora é só aguardar o processo de instalação, que a depender do seu computador e sua conexão com a internet, pode demora ‘um pouco’.
Ao final da instalação, será apresentada uma tela com a opção Inicializar, que abre o Visual Studio. Você também pode fechar tudo e abrir o Visual Studio pelo ícone gerado na instalação.
Se tudo correu bem, o Visual Studio será carregado e você estará com uma ferramenta incrível para desenvolver suas aplicações fantásticas. =]
Abrindo o Visual Studio: Tela Principal

Fiz uma marcação e enumerei para que fique mais fácil a compreensão do que estou falando:
1 — Este é o menu principal, nele se encontram vários submenus, sobre os quais iremos discorrer em breve.
2 — Neste local são exibidos os projetos recentes. É apenas um caminho mais rápido para reabrir o projeto em que esteve trabalhando recentemente.
3 — Aqui é um atalho para criar um novo projeto, neste local já vem algumas opções de projetos determinadas.
4 — Nesse espaço fica a opção para abrir um projeto ou pasta existente mais rapidamente.
5 — Aqui encontram-se algumas notícias relacionada a tecnologia e/ou produtos Microsoft.
6 — Esta opção é para que você faça o login no Visual Studio com sua conta Microsoft.
Fazendo o login, você faz sincronismo com suas configurações, pode colaborar com seu time de desenvolvedores e gerenciar seus códigos online.
Criando o primeiro projeto.
Antes de criar o primeiro projeto, quero explicar que vou focar na tecnologia Web.” Entretanto, as demais tecnologias seguem o mesmo princípio de criação, mudando apenas as opções que vocês irão trabalhar e que estejam disponíveis para aquela tecnologia especifica.
Então vamos à criação do primeiro projeto web: clicando na opção File > New > Projects, será aberta a tela abaixo, onde, dentre as muitas opções, você escolherá a que quer desenvolver seu aplicativo. Rolando a barra de rolagem à esquerda, você verá que o visual Studio suporta outras linguagens de programação como: C++, Visual Basic, JavaScript, TypeScript, etc.
Focando aqui na Linguagem Visual C#, são apresentadas algumas opções: Windows Universal, para criação de aplicativos UWP (Universal App); Windows Desktop, para aplicações Desktop com Windows Form, por exemplo; Web Como o Asp.Net, que é o que vamos ver; tem também Mobile, na opção Cross-platform, que usa o Xamarin, e muitas outras opções.

Na sequência numérica ilustrada na imagem, escolhemos a Linguagem de programação Visual C# Web .Net Core, Asp.Net Web Application. Agora precisamos dar um nome para o projeto e selecionar a pasta onde será gravado o projeto. Feito isso, basta clicar no botão OK.
A tela que surge é onde você vai escolher o tipo de projeto que irá criar.

Logo no início é apresentado o framework que será utilizado .Net Core / Asp.Net Core 2.0.
Abaixo, no espaço branco, ficam os tipos de projetos:
· Empty é um projeto em branco.
· API é para a criação de Apis usando .NET CORE.
· Web Application é para criação de um projeto ASP.Net Core application utilizando Razor Pages, por exemplo.
· Web Application (Model-View-Controller) é para criação de um projeto com toda arquitetura MVC.
· As outras duas opções são projetos ASP.Net Core com Angular e com React js.
Após a escolha, basta clicar no botão OK e o Visual Studio faz toda a mágica pra você. No caso do exemplo aqui apresentado, criei um projeto ASP.Net Core MVC e o Visual Studio criou toda a estrutura do projeto com ‘tudo’ que é necessário para o funcionamento da arquitetura MVC, como é apresentado na imagem abaixo.

Por hoje é só pessoal. No próximo post vamos continuar conhecendo Visual Studio Community 2017. Irei falar sobre a Solution Explorer, ToolBox, Propriedades, ServerExplorer e outras coisas bem legais que o Visual Studio tem a oferecer.
Forte abraço e até o próximo. =]
