Olá! Irei começar um guia sobre a IDE (Integrated Development Environment) de desenvolvimento Visual Studio Community 2017, essa fantástica ferramenta de trabalho para os desenvolvedores da tecnologia .Net.

Inicialmente apresentarei como fazer a instalação, adicionar e remover os pacotes necessários, inclusive pacotes de idiomas, quais os pacotes necessários para cada grade de desenvolvimento (Web, Desktop, Mobile, Serviços etc). Enfim, tudo o que você precisa saber para instalar e configurar o Visual Studio de forma melhor atender suas necessidades e preferências.

Então, vamos lá pessoal! Vamos começar!

Primeiramente o Visual Studio está disponível para download neste link da Microsoft. Ao abrir a página você verá a tela abaixo:

Encontra-se disponível para download hoje as seguintes versões:

- Visual Studio Comunnity 2017: Versão gratuita para estudantes, software livre e desenvolvedores individuais.

- Visual Studio Profissional e Enterprise 2017: Essas duas versões são pagas, necessitam de assinatura indicada para empresas com grandes times de desenvolvedores, que necessitem de maiores recursos e suporte da Microsoft. Possuem um período de avaliação grátis.

Esse guia, como dito, refere-se principalmente à versão Community do Visual Studio.

Para fazer o download basta clicar no botão Download gratuito. Será baixado um executável. Após o download, execute o arquivo para começar a instalação.

Após a execução, a tela que se apresenta será essa:

A tela mostra as opções dos pacotes e ferramentas que você precisa instalar. Todos vem com a caixinha desmarcada e você vai marcando de acordo com a sua necessidade.

Se for desenvolver aplicações Desktop, por exemplo, marque a caixinha referente a Windows Form, WPF, etc.

Se for desenvolver aplicações para Web, marque a caixinha Asp.net e desenvolvimento Web, e assim sucessivamente para tudo o que você pretende desenvolver usando o Visual Studio.

Não se preocupe se caso você não marcou alguma opção e pretendia ter marcado. Basta executar esse mesmo arquivo de instalação que ele abrirá uma tela com a opção Modificar, retornando a essa mesma tela de seleção de pacotes e ferramentas, na qual você poderá adicionar as novas opções.

Após ter escolhido todas as opções que deseja, basta clicar em Instalar, caso seja a primeira vez que esteja fazendo a instalação, ou clique em Modificar, se tiver apenas adicionando algo mais na instalação já existente.

Existe ainda uma aba de Pacotes de Idiomas.

Como vocês podem ver na imagem, escolhi a opção Inglês, pois nos próximos artigos irei apresentar o Visual Studio com o idioma em Inglês. Nada impede que você use o idioma da sua preferência. Basta marcar e pedir pra instalar ou Modificar.

Feitas todas as escolhas, agora é só aguardar o processo de instalação, que a depender do seu computador e sua conexão com a internet, pode demora ‘um pouco’.

Ao final da instalação, será apresentada uma tela com a opção Inicializar, que abre o Visual Studio. Você também pode fechar tudo e abrir o Visual Studio pelo ícone gerado na instalação.

Se tudo correu bem, o Visual Studio será carregado e você estará com uma ferramenta incrível para desenvolver suas aplicações fantásticas. =]

Abrindo o Visual Studio: Tela Principal

Fiz uma marcação e enumerei para que fique mais fácil a compreensão do que estou falando:

1 — Este é o menu principal, nele se encontram vários submenus, sobre os quais iremos discorrer em breve.

2 — Neste local são exibidos os projetos recentes. É apenas um caminho mais rápido para reabrir o projeto em que esteve trabalhando recentemente.

3 — Aqui é um atalho para criar um novo projeto, neste local já vem algumas opções de projetos determinadas.

4 — Nesse espaço fica a opção para abrir um projeto ou pasta existente mais rapidamente.

5 — Aqui encontram-se algumas notícias relacionada a tecnologia e/ou produtos Microsoft.

6 — Esta opção é para que você faça o login no Visual Studio com sua conta Microsoft.

Fazendo o login, você faz sincronismo com suas configurações, pode colaborar com seu time de desenvolvedores e gerenciar seus códigos online.

Criando o primeiro projeto.

Antes de criar o primeiro projeto, quero explicar que vou focar na tecnologia Web.” Entretanto, as demais tecnologias seguem o mesmo princípio de criação, mudando apenas as opções que vocês irão trabalhar e que estejam disponíveis para aquela tecnologia especifica.

Então vamos à criação do primeiro projeto web: clicando na opção File > New > Projects, será aberta a tela abaixo, onde, dentre as muitas opções, você escolherá a que quer desenvolver seu aplicativo. Rolando a barra de rolagem à esquerda, você verá que o visual Studio suporta outras linguagens de programação como: C++, Visual Basic, JavaScript, TypeScript, etc.

Focando aqui na Linguagem Visual C#, são apresentadas algumas opções: Windows Universal, para criação de aplicativos UWP (Universal App); Windows Desktop, para aplicações Desktop com Windows Form, por exemplo; Web Como o Asp.Net, que é o que vamos ver; tem também Mobile, na opção Cross-platform, que usa o Xamarin, e muitas outras opções.

Na sequência numérica ilustrada na imagem, escolhemos a Linguagem de programação Visual C# Web .Net Core, Asp.Net Web Application. Agora precisamos dar um nome para o projeto e selecionar a pasta onde será gravado o projeto. Feito isso, basta clicar no botão OK.

A tela que surge é onde você vai escolher o tipo de projeto que irá criar.

Logo no início é apresentado o framework que será utilizado .Net Core / Asp.Net Core 2.0.

Abaixo, no espaço branco, ficam os tipos de projetos:

· Empty é um projeto em branco.

· API é para a criação de Apis usando .NET CORE.

· Web Application é para criação de um projeto ASP.Net Core application utilizando Razor Pages, por exemplo.

· Web Application (Model-View-Controller) é para criação de um projeto com toda arquitetura MVC.

· As outras duas opções são projetos ASP.Net Core com Angular e com React js.

Após a escolha, basta clicar no botão OK e o Visual Studio faz toda a mágica pra você. No caso do exemplo aqui apresentado, criei um projeto ASP.Net Core MVC e o Visual Studio criou toda a estrutura do projeto com ‘tudo’ que é necessário para o funcionamento da arquitetura MVC, como é apresentado na imagem abaixo.

Por hoje é só pessoal. No próximo post vamos continuar conhecendo Visual Studio Community 2017. Irei falar sobre a Solution Explorer, ToolBox, Propriedades, ServerExplorer e outras coisas bem legais que o Visual Studio tem a oferecer.

Forte abraço e até o próximo. =]

Leandro Dourado

Written by

Os desafios de um Analista Desenvolvedor de Software. Apaixonado por tecnologia, adora contribuir e compartilhar conhecimento.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade