Luar do sertão: a saudade do luar da minha terra

Leo Alves
2 min readMar 9, 2019

--

“(…) mais parece um sol de prata, prateando a solidão” — Catulo da Paixão Cearense e João Pernambuco

Gravada pela primeira vez por Eduardo das Neves há mais de cem anos, em 1914, Luar do sertão é uma toada — cantiga de melodia simples e texto geralmente curto — que possui uma letra delicada que enaltece a beleza do sertão, sobretudo do seu luar. De autoria de Catulo da Paixão Cearense e João Pernambuco, tornou-se amplamente conhecida no Brasil por versões de nomes famosos como Luiz Gonzaga, Milton Nascimento, Maria Bethânia, Elba Ramalho e outros. Ao fim do artigo, alguns versões estarão disponíveis.

Elba Ramalho, uma das muitas intérpretes de Luar do sertão

A nostalgia do eu lírico já é expressa no início e durante toda a canção por meio do seu refrão: “não há luar como este do sertão”. Lamentando pelo luar escuro que possui a cidade em que se encontra, ele sente falta do luar de sua terra, cuja intensidade da luz torna brancas as folhas secas que repousam no chão.

O eu lírico continua falando que quando a lua nasce atrás da mata, ela parece um sol prateado, conferindo tons de prata a sua solidão. Senta-se então com uma viola e inspirado pelo luar, nasce uma canção dentro de seu coração. Envolvido com a beleza do momento, nota um belo riacho entre a mata, um verdadeiro espelho d’água que rouba o brilho das estrelas do céu.

Ao fim, o eu lírico encerra a canção dizendo que gostaria de morrer na serra. “Abraçado a sua terra” gostaria de dormir para sempre. Gostaria também de ser lá enterrado, onde à tarde a sururina — uma ave comum na América do Sul e Central — sentindo falta das canções, choraria sua viuvez.

Abaixo, versões ao vivo das cantoras Elba Ramalho e Maria Bethânia. Se preferir ouvir no Spotify, as versões estão disponíveis aqui e aqui. Outra linda versão, do álbum Anos 2000 de Milton Nascimento, em dueto póstumo com Luiz Gonzaga, está disponível aqui.

Elba Ramalho canta Luar do sertão em seu disco ao vivo, de 2003
Maria Bethânia interpreta Luar do sertão em seu DVD ao vivo Brasileirinho, de 2015

To read the version in english, click here.

--

--