Ninguém = ninguém: todos iguais, mas uns mais iguais que os outros?

Leo Alves
2 min readMar 13, 2019

--

“Há palavras que nunca são ditas, há tantas vozes repetindo a mesma frase” — Humberto Gessinger

Exemplar do pop-rock do sul do Brasil, a canção trazida hoje faz referências à novela alegórica de George Orwell A Revolução dos Bichos, publicada pela primeira vez em 17 de agosto de 1945. A canção chama-se Ninguém = ninguém e foi lançada no álbum de 1992 dos Engenheiros do Hawaii. Provocativa, põe em dúvidas o conceito de igualdade, parafraseando em seu refrão uma frase célebre do livro de Orwell: “todos iguais, mas uns mais iguais que os outros”.

A canção começa salientando as diferenças do mundo: não apenas há grande variedade de quadros na parede como também há muitas maneiras de ver cada um deles. Analogamente, ruas — e pessoas — ainda que parecidas, são diferentes umas das outras. Mas se tudo é tão diverso, por que no mundo de hoje todo mundo parece ser tão indiferente? Por que há tanta gente repetindo a mesma coisa? Por que há tanta gente mentindo da mesma forma?

Capa do álbum Gessinger, Licks & Maltz, de 1992

Em seguida a canção faz contrates: pouca água versus muita sede (poucos recursos para muita gente), vida seca versus olhos úmidos (tristeza alimentada pela secura da vida e umidade das lágrimas). Também é feito um paralelo entre uma represa (que contem a água) e o apartheid (que segregava as pessoas). Quando o eu lírico faz essas duras observações sobre a real desigualdade entre as pessoas, assusta-se porque “justamente agora todo mundo tenha ido embora”.

O refrão é repetido com a citação de Orwell. Em um país democraticamente constituído, mas ainda cheio de regalias, todos são iguais perante a lei… mas uns são mais iguais que os outros.

Abaixo, uma versão ao vivo do álbum de 2000 dos Engenheiros do Hawaii, chamado 10.000 Destinos. Você também pode ouvir a música em sua versão original, clicando aqui.

Versão ao vivo de Ninguém = ninguém, do álbum 10.000 Destinos, de 2000

To read the version in english, click here.

--

--