Equador põe água na cerveja sem álcool e estraga a festa do Catar na abertura da Copa do Mundo 2022

Com dois gols do atacante Enner Valencia, seleção sul-americana vence os anfitriões por 2 a 0 e quebra escrita histórica em Mundiais

Leandro Chagas
2 min readNov 20, 2022
Enner Valencia comemora em um dos seus dois gols na vitória do Equador por 2 a 0 em cima do Catar (Foto: Reprodução0 / FIFA)

Por Leandro Chagas

O momento tão esperado chegou. A Copa do Mundo de 2022 começou. Neste domingo (20), no estádio Al Bayt, no Catar, a seleção da casa mostrou que apesar de todo o investimento para sediar o Mundial, o dinheiro não compra tudo, principalmente talento. Com um futebol pobre, os cataris foram derrotados pelo Equador, por 2 a 0, com dois gols de Enner Valencia. O resultado pôs fim a uma escrita que durava desde a primeira edição da competição, em 1930, já que pela primeira vez, o país sede da competição estreou com uma derrota.

Não dá pra dizer que o cara da partida estava disposto a colocar água no chopp do time da casa, já que o consumo de bebida alcoólica está proibido nos estádios da Copa. Contudo, logo aos dois minutos, Enner Valencia mostrou que faria de tudo para estragar a festa da torcida do Catar. Após cobrança de falta e uma saída pavorosa do goleiro Al-Sheeb, a bola ficou viva na área. O zagueiro Torres aproveitou, e de bicicleta ajeitou para Valencia cabecear sozinho para o fundo da rede. Para a sorte dos cataris, o VAR apontou impedimento.

O alívio da seleção da casa durou pouco, já que aos 14 minutos, após uma linda enfiada de bola, o mesmo Enner Valencia saiu na cara do goleiro, tentou driblar, mas acabou sendo derrubado na área. O próprio camisa 13, que é também o capitão equatoriano, pegou a bola para bater e marcou o primeiro gol da 22ª edição do Mundial da FIFA.

Depois de abrir o placar, o Equador continuou dominando o jogo e ampliou o placar aos 30 minutos. Sabe quem fez o gol? Ele mesmo, Enner Valencia! O atacante do Fenerbahçe, time treinado por Jorge Jesus, ex-Flamengo, recebeu um belo cruzamento de Caicedo, e mais uma vez de cabeça, fez 2 a 0, dando números finais ao duelo.

Com boa vantagem, na volta para a segunda etapa, os equatorianos apenas administraram a partida. Com dores no joelho, Enner Valencia foi substituído, saindo de campo bastante aplaudido, após deixar pra sempre o seu nome na história do maior torneio de futebol do mundo. Em um grupo com Senegal e Holanda, o Equador venceu a seleção mais fraca e somou importantes três pontos para buscar uma classificação às oitavas de final.

--

--

Leandro Chagas

Jornalista e pós-graduando na UERJ | aqui: esportes, opiniões | social media no @sportv 🏆 | ex-repórter e editor do @meiahora e @jornalodia