África do Sul em recessão e candidatura do ex-presidente Lula é rejeitada
Confira os destaques da semana na visão da Lecca

O Ibovespa fechou esta semana em baixa de 0,34%, a 76.416 pontos. No cenário externo, destaque para a notícia de que a África do Sul entrou em recessão técnica após mais um trimestre de queda no Produto Interno Bruto (PIB), aumentando o temor em relação à situação dos países emergentes.
O viés desfavorável no cenário global foi reforçado pela falta de um acordo comercial entre Estados Unidos e Canadá e a perspectiva de nova elevação de tarifas entre os países.
No cenário interno, o foco continua sendo as eleições presidenciais, que seguem indefinidas, causando incerteza e alta volatilidade no mercado acionário.
Atingimos a menor taxa de inflação para o mês de agosto desde de 1998

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado a inflação oficial do país, caiu 0,09% em agosto, após alta de 0,33% no mês anterior. Trata-se da menor taxa para um mês de agosto desde 1998, quando o IPCA registrou queda de 0,51%. Além disso, a última vez que o país havia registrado deflação foi em junho de 2017, quando o índice caiu 0,23%.
No acumulado de 12 meses, o índice ficou em 4,19%, abaixo dos 4,48% dos 12 meses imediatamente anteriores, voltando a se afastar do centro da meta do Banco Central, que é de 4,5% para o ano, com margem de 1,5 ponto percentual para mais ou menos.
Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Candidatura de Lula é rejeitada e Ibope registra aumento do índice de rejeição ao candidato Jair Bolsonaro
A primeira pesquisa Ibope depois da decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de rejeitar a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com base na Lei da Ficha Limpa, apresenta dois movimentos: o primeiro da pulverização dos votos do petista e o segundo da elevada rejeição ao Jair Bolsonaro (PSL).
Os votos de Lula não são transferidos automaticamente ao ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad. O petista cresce em valores semelhantes ao de Geraldo Alckmin (PSDB), Bolsonaro e Ciro Gomes (PDT). Nesta rodada, só Marina Silva (Rede) manteve o patamar de 12%.
Em outra frente, a pesquisa também traz um alerta ao candidato do PSL, Jair Bolsonaro: apesar de estar com percentual que o coloca em primeiro lugar na disputa no primeiro turno, ele aparece também com uma rejeição elevadíssima, de 44%.
Estados Unidos segue com política agressiva de sobretaxa à importados, porém déficit da balança comercial sofre alta

Apesar da agressiva política protecionista do presidente Donald Trump, que vem renegociando acordos comerciais e impondo sobretaxas às importações, o déficit na balança comercial dos Estados Unidos (EUA) teve a maior alta em três anos, de 9,5% no mês, chegando a US$ 50,1 bilhões em julho — o maior valor mensal desde fevereiro.
Além disso, os EUA tiveram déficits recordes com a China e a União Europeia (UE), reforçando a expectativa de que os EUA anunciem novas sobretaxas a produtos chineses em breve. Trump já impôs tarifas adicionais a US$ 50 bilhões em produtos chineses, elevou as tarifas sobre o aço e o alumínio importados e tem ameaçado sobretaxar as importações de automóveis — que atingiriam especialmente a UE.
O presidente americano também ameaça excluir o Canadá de um novo acordo comercial da América do Norte.

Saiba mais sobre a Lecca: www.lecca.com.br
