Revisão do Nafta e cenário eleitoral incerto geram efeitos no Ibovespa

Lecca
Lecca
Aug 31, 2018 · 3 min read

Confira os destaques da semana na visão da Lecca

Esta semana foi de forte volatilidade para o Ibovespa, alternado entre dias de altas e quedas. Por fim, o índice fechou com leve alta de 0,53%.

O resultado positivo deve-se à cautela do Banco Central norte-americano em relação ao ajuste monetário (alta de juros) e também ao acordo comercial fechado entre EUA e México, que revisa partes importantes do Nafta, acordo de livre comércio de mais de duas décadas, que envolve também o Canadá.

Quanto aos aspectos negativos, pesou sobre o índice o resultado das pesquisas eleitorais para presidente da república, que seguem apontando o ex-presidente Lula como preferência dos eleitores. O temor dos investidores é que essa intenção de voto do ex-presidente migre para outro candidato considerado menos comprometido com o controle dos gastos públicos.

Desempenho da economia segue frustrante, mas dentro do esperado

Segundo dados do IBGE, o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro cresceu 0,2% no segundo trimestre, comparado ao período anterior, que registrou expansão de 0,1% após revisão. Em valores correntes, o PIB totalizou R$ 1,693 trilhão.

O resultado foi sustentado pelo setor de serviços e pressionado por forte queda da indústria e dos investimentos, reforçando a leitura de recuperação ainda mais lenta da economia brasileira. Apesar do desempenho ainda frustrante, o resultado do PIB veio dentro do esperado pelo mercado.

Cenário de desemprego elevado ainda deve se estender no Brasil

O IBGE divulgou nesta quinta-feira (30/08) o resultado da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, que constatou que o Brasil ainda possui elevado nível de desemprego (12,9 milhões), mas que o mercado de trabalho mostrou alguns dados positivos no trimestre encerrado em julho.

Porém, houve melhora de composição na criação de vagas, com o aumento do emprego formal na comparação com o trimestre fechado em abril, um alívio no processo intenso de precarização que vem ocorrendo desde o ano passado. Entretanto, é incerto se esse movimento se sustentará nos próximos meses e mesmo que ganhe tração, a reversão total do quadro deve demorar.

EUA segue mantendo bons níveis de empregabilidade

No cenário internacional, o mercado de trabalho dos EUA segue dando sinais de solidez, com o número de pedidos iniciais de auxílio-desemprego voltando a ficar levemente abaixo da expectativa de consenso. Segundo o Departamento de trabalho, o número de pedidos iniciais subiu apenas 3 mil na semana de 20 a 25 de agosto. Durante todo o período, os pedidos subiram de 210 para 213 mil, ante a expectativa de consenso de 215 mil.

A média móvel de quatro semanas caiu para 1,5 mil pedidos na semana passada, a 213.750, atingindo o menor nível desde dezembro de 1969.

A taxa de desemprego já está bem baixa no país, em torno de 4%, mas, ainda assim, o dado sugere que a expansão do nível de emprego permanece em andamento.


Saiba mais sobre a Lecca: www.lecca.com.br

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade