Mídia Digital para iniciantes

Leco Vilela
Leco Vilela
Published in
3 min readMar 15, 2017
Susana “Maravilhosa” Vieira

Começar um negócio já não é fácil, se for uma start up então, putz… Nem se fala. Ai chega um infeliz pra te dizer que você tem que investir em mídia para captação de clientes, falam de growth hacking, funil de inbound, leads, LTV… E você só querendo mandar todos a merda!

Mais calma, vamos conversar aqui rapidinho e quem sabe eu te ajude nesse processo que é complicado, ainda mais quando você não manja dos parana uês, né não?

Neste primeiro texto: Como é que funciona essa tal de mídia digital?

A maioria das mídias digitais funcionam através de um “leilão” que comercializa todos os formatos disponíveis.

Então imagina que tem uma casa de leilão, que pode ser o Google, o Facebook, ou qualquer outra empresa que comercializa mídia. Essas casas de leilão tem um catálogo com TODOS os espaços de mídia que sua marca pode comprar, agora imagina que você e mais 10 pessoas entram na casa de leilão para comprar estes espaços publicitários. Você da um lance para um formato, seu concorrente cobre, mas você tem uma flexibilidade de investimento maior e consegue cobrir o lance do seu concorrente, pronto aquele formato é todinho seu. Agora imagina que isso acontece milhares de vezes a cada segundo e para todos os usuários ativos na internet nesse exato momento.

E tem mais, porque além de comprar estes espaços pensando só em qual site sua marca vai aparecer, você pode ainda comprar os formatos que seus clientes estão vendo agora. Tudo isso por conta dessa tal de segmentação, um recurso para peneirar os “cluesters”, que nada mais é que um grupo de usuários que estas “casas de leilão” separam por comportamento. Então num cluster vai ter pessoas que tem o hábito de postar selfies no Instagram e no outro cluster vai ter pessoas que tem o comportamento de comprar sapatos pela internet. Se você tem uma loja virtual de calçados, qual das duas situações a cima você escolheria?

cena do filme “Hitch — Conselheiro Amoroso”

Viu só como não é tão complicado assim? Claro que como existe uma demanda muito grande e uma necessidade de gerenciamento constante existem profissionais especializados, focados em melhorar seus rendimentos e otimizar seus investimentos, quase como um agente da bolsa, sabe?

Mesmo que a maioria das empresas que comercializam mídia digital tenham opções de gerenciamento automático, os dados de resultados dessas empresas ainda não são 100% confiáveis, até por isso existem AD SERVERS, que são empresas terceiras responsáveis por validar as informações da mídia que você comprou.

cena do reality show “RuPaul’s Drag Race”

Agora que eu já cobri o básico sobre a mídia digital você deve estar se perguntando, tá e agora José? Como faz? Simples, fique ligado nesse mesmo bat canal, nessa mesma bat hora, que no meu próximo texto vou falar um pouquinho mais sobre como iniciar seus investimentos em mídia.

Gostou desse conteúdo? Quer saber mais? Comente aqui embaixo e vamos conversar.

Texto originalmente postado no LinkedIn — https://goo.gl/0y2KuY

--

--

Leco Vilela
Leco Vilela

Innovation Project Manager and Digital Product | Digital Marketing | Mentor at @mygwork - LGBT+ professionals & allies