MAMU — UMA PLATAFORMA QUE REUNE COLETIVOS E MOVIMENTOS FEMINISTAS PELO BRASIL

MAMU — algo maravilhoso está acontecendo!

mamu.net.br

Vi algo maravilhoso acontecendo pelo Brasil. Ainda estou processando tudo isso! Descobri recentemente esta incrível ferramenta e trabalho colaborativo de várias manas e coletivos pelo nosso país que elaboraram conjuntamente uma maneira de nos conectarmos e fortalecermos nossas lutas e pautas diárias entre si, entre elas ou entre nós.

É uma plataforma que busca mapear e colocar em comunicação e visibilidade esses processos todos que manas de diversos estados brasileiros tem feito em comum: organizar o protagonismo feminino, negro, lésbico, trans, artístico, cultural, relacional, dialógico e periférico que a mulherada tá botando pra fazer por esse país a fora.

“Mulheres são poderosas e perigosas”. Mas mulheres trabalhando consciência e organizadas são incrivelmente mais potentes e são perigo[síssimas], já comentaria lá em 1960 e poucos a mulher lésbica e referencial para todas, Audre Lorde*.

Vale muito, mas muito a pena dar uma olhada, pesquisada mesmo, ir coletivo a coletivo, temática a temática e conferir os movimentos que estão rolando contemporaneamente.

Do rap e hip hop ao audiovisual, das manas nas danças populares, da vida e representatividade das mulheres pretas, maternidade humanizada, diálogos e movimentos de direitos reprodutivos, muitas pesquisas de gênero, sexualidade e identidades e poesia e arte; a plataforma tem uma infinidade de material pra você conhecer e se inteirar dos debates e processos que o movimento feminista no geral tem levantado e dos muitos trampos que as manas tem diariamente protagonizado. Um verdadeiro orgulho transformado em realidade!

A real é que a plataforma ainda está em seu começo e está em crescimento. Crescimento esse que é colaborativo. Por isso vale a pena, pela deusa, a gente ajudar, comentar, compartilhar e colaborar com opiniões e sugestões para fazer a colaboração crescer cada vez mais e mais, igual pokemon.

Enfim…

Somos muitas, diferentes entre si, com vários recortes possíveis nessa teia que representa tantas manas, mas sabemos que independentemente das pautas pontuais e protagonismos diários: mulheres conscientes e unidas, fazem e desfazem e constroem empoderamentos históricos!

*Audre Lorde foi uma escritora americana de descendência caribenha, feminista lésbica e ativista na luta pelos direitos humanos. Escreveu romances que abordam temáticas como feminismo e opressão, além de direitos humanos. Sua poesia é um espaço também em que ela se afirma como lésbica e feminista negra.