quero uma solução que resolva todos os meus problemas

@leonhatori
2 min readMar 10, 2019

--

em muitas conversas que tive com colegas de trabalho, amigos e clientes, o desejo é o mesmo: “ quero um software que possa resolver todos os meus problemas”. isso ficou bem claro no workshop de legal design thinking da lex design + weme do qual participei na Garagem de Inovação da Unilever. 95% do público era composto por profissionais da área jurídica, e nas sessões de brainstorming que realizamos, ficou óbvio o desejo dos participantes de algo nesse sentido. o argumento sempre finalizava com a seguinte frase: “o software que tenho faz isso, mas não tem essa funcionalidade, ou essa, e essa.”

me peguei fazendo essa pergunta muitas vezes: será que realmente existe o tal “tanque de guerra”, que cobre grande parte das necessidades dos escritórios e departamentos jurídicos?

a minha resposta, com base na minha experiência é? NÃO.

as pessoas procuram determinado software porque querem resolver um problema. mas, como muitos de nós sabemos, problemas se resolvem com múltiplas variáveis, isto é: a resolução de problemas vêm de um conjunto de fatores que, bem alinhados, aumentam significativamente sua chance de sucesso. minha experiência com projetos de tecnologia identificou que — além dos fatores básicos (comunicação e organização) — toda organização bem sucedida aposta em três frentes para inovar: pessoas, processos e tecnologia. como se vê, o software é a última variável dessa equação.

diferente do peso que é dado à um software, escritórios e departamentos jurídicos precisam aprender a investir em pessoas. ritmo de trabalho equilibrado, expectativas bem alinhadas, ambiente de trabalho estimulante. são tantas as mudanças que podem ser feitas pra manter um profissional feliz e tirar o estigma presente num ambiente de trabalho jurídico (você sabe do que eu tô falando né?). a experiência que tenho nas legaltechs é de que essa mudança é possível.

por sua vez, quando falo de processos falo de mudanças. o quão organizada é sua estrutura para funcionar dentro de um modelo que traga previsibilidade, visibilidade (parece algo banal, né?) ou até mesmo (o básico) a efetividade esperada de sua equipe? você já fez uma avaliação do que poderia mudar pra que você estivesse a frente da concorrência?

pense nas coisas mais simples antes de procurar soluções mirabolantes que poderiam resolver todos os seus problemas. simplifique. o software é só uma parte de toda uma grande estrutura.

esses assuntos, e muito mais, são temas do meu canal no youtube, se inscreve lá!

e você, já teve essa mesma dúvida ou ouviu uma experiência similar? me manda uma mensagem e vamos conversar!

--

--