Perguntas e respostas sobre comunicação

Tive o privilégio de participar de um ciclo com 4 palestras sobre a arte de comunicar entre julho e agosto/2016. Palestrei para pessoas mais próximas, o que tornou o evento mais especial.

As perguntas que lhes apresento foram elaboradas pelas participantes, 30 mulheres incríveis, as quais já foram respondidas por elas.

Atendendo a pedidos, e como prometido, deixo para vocês as respostas da Le, não como regras mas como pura interpretação. Que elas possam inspirá-los a buscar mais sempre! ;)

1. O que é necessário para comunicar melhor?

Você entra no mundo comunicando e só vai interromper esse processo quando deixá-lo. A comunicação, portanto, é intrínseca ao ser humano e estabelece relações. Exatamente por isso, desperta tanta curiosidade! Quem não quer comunicar melhor?

Me diga o que você faz quando deseja aprender mais sobre algo? Eu mergulho no assunto!

Por isso, o primeiro passo é entender o processo de comunicação e quais são as etapas que compõe o mesmo.

Como fruto disso, você acabará descobrindo que só terá comunicado aquilo que o outro entendeu! Aí está o segredo mais valioso! ;)

2. Como tornar a comunicação mais assertiva?

Se a comunicação é o que o outro entende, que tal começar ouvindo? Ouvir implica em ir além! Nessa etapa, esvazie-se de você para entender o outro!

Lembre-se que a comunicação não é feita somente de palavras, que aliás impactam o processo apenas 7%! É preciso “ouvir” o tom, a voz, as expressões, gestos e tudo o que for possível.

Se você começar o processo preocupado com o que irá falar, terá maior risco de não acertar!

3. Como devo fazer para que o outro entenda da melhor forma possível a mensagem que quero passar?

Após entender a pessoa com quem se comunicará, transforme a sua mensagem em algo que seja compreensivel à ela. Fale a mesma linguagem!

Costumo transformar a minha mensagem em histórias e casos que fazem parte da vida do receptor. É preciso, entretanto, ser sensível na primeira etapa (ouvir) para utilizar os melhores recursos.

4. Como devo adaptar a mensagem para que chegue ao receptor com menos ruído?

O ruído é tudo aquilo que impede que a sua idéia seja transmitida 100% ao outro. Pode ser portanto a sua mensagem que não foi bem traduzida, as suas expressões, o seu tom de voz, o contexto, o contexto do outro, a linguagem, o canal escolhido e infinitas possibilidades! É exatamente por isso que entender o processo todo é fundamental!

Uma dica boa é sempre se certificar do que foi compreendido. Para isso, precisará novamente ouvir! Perguntar o que a pessoa entendeu é muito importante!

5. Como trabalhar a timidez para uma boa comunicação?

Para comunicar bem com o outro, você precisa comunicar bem primeiro com você!

A timidez é manifestada na inibição durante as interações sociais e pode dificultar o alcance dos seus objetivos na comunicação. É preciso entender primeiro a sua origem e estabelecer uma comunicação interna!

Tenho uma frase que adoro: Quem é livre, está livre para voar mais alto!

6. Existe uma técnica para controle do nervosismo no momento da comunicação?

É fundamental, assim como na timidez, saber a causa do nervosismo para que busque as melhores ações para vencê-lo.

A técnica irá depender da razão. Uma causa muito comum do nervosismo, por exemplo, é a falta de domínio do que se está falando. Para você ganhar segurança, aumente o seu repertório! Se vai vender telefones, desmonte-o, entenda as suas peças, leia o manual de instruções e faça testes!

Além disso, não se esqueça que todos somos seres humanos. Você pode errar! Isso não me preocupa. O importante é sempre ser sincero com você mesmo e querer melhorar. Lembre-se também que estará conversando com outro ser humano!

Parece simples né? E é! Desde que fale isso para você mesmo!

7. Como manter a calma ao passar uma informação?

Voltemos ao entendimento da pergunta anterior. Somos seres humanos! Você precisa ter convicção disso.

Como humanos, temos limitações. Entender as suas limitações e as limitações da pessoa com quem você está se comunicando é a chave para saber até onde ir e quando deve parar.

Ah… respire! ;)

8. Como expressar meu sentimento de uma forma que a pessoa entenda?

Eu li um livro uma vez que mudou a minha maneira de enxergar isso: As 5 linguagens do amor. Recomendo a todos!

O entendimento da outra pessoa a respeito dos seus sentimentos também é pura interpretação. Daí a importância de falar a mesma linguagem.

9. Existe uma técnica para iniciar uma comunicação com um desconhecido ou com quem você conhece mas não tem intimidade?

Entender mais sobre o rapport me ajudou muito nessa questão. Estabelecerrapport é criar uma sintonia entre você e o outro, promovendo maior segurança a partir do “espelhamento”.

Existe um material vasto disponível na internet para você buscar mais sobre esse conceito e aplicações. Vou dar alguns exemplos que podem ajudar: sorrir, levantar as sobrancelhas, olhar nos olhos, espelhar os gestos, falar na mesma velocidade e volume…

10. Como fazer ou qual a melhor forma para entender nosso cliente?

Escrevi o artigo “Efeito “UAU!”: 5 passos infalíveis para encantar os seus clientes!”, no qual abordo bastante sobre o assunto. Vale a pena conferir.

Uma ferramenta boa é o mapa da empatia.

11. Existe diferença técnica para conversar com homem ou mulher?

Existe técnica para conversar com ser humano!

Como colocar todos os homens em um pacotinho e as mulheres em outro? Respeito quem o faça, mas particularmente prefiro pensar nas diversidades e múltiplas possibilidades! Por isso, você precisa ouvir e entender o contexto do outro. O que acontece é que existem muitos valores que são compartilhados e comuns a grupos específicos. Entenda o grupo e sua socialização.

12. Por que a comunicação com o sexo oposto é tão difícil?

Se começamos pensando que é difícil, será mesmo! Comunicar com qualquer pessoa apenas exigirá de nós maior sensibilidade!

Ao meu ver, o processo mais complexo é comunicar com os nossos “eus”.

13. Como transmitir ou colocar “sorriso na voz” para que a comunicação seja melhor?

Você pode começar sorrindo para você! O sorriso sincero aumentará as possibilidades de você abrir portas!

Algo muito comum em call centers é o uso de espelhos nas famosas “baias de atendimento”. Sabe por que? Porque fará você colocar o sorriso na voz, sorrindo! ;)

14. Existe alguma dica para uma comunicação mais assertiva por e-mail?

Existe rapport, comentado em pergunta anterior, também no meio digital.

O primeiro passo é entender a linguagem de quem receberá o e-mail. A pessoa é mais formal, seja também! Algo muito importante é o uso correto da língua.

15. Existe alguma técnica para alcançar o coração de um receptor nervoso/fechado?

Além de todas as dicas dadas nas respostas anteriores, existe algo muito importante que não pode ser ignorado: respeito!

Novamente repito: somos seres humanos! Respeite o nervosismo e dê espaço. Entenda e pratique tudo o que foi falado aí! rs

Bom, é isso pessoal! Grande abraço! =D

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.