Momento mágico durante a sessão de massagem de Tok Sen com Nadia Funes.

Maior aprendizado dos últimos tempos: cuidar de mim para poder cuidar dos outros

Lella Sa

--

Ultimamente tenho percebido um grande desafio em manter em harmonia os pilares que são importantes na minha vida. Não vivo sem nenhum mas também não estou dando conta de todos.

Recentemente meu filho fez dois anos e tive a oportunidade de rever a minha trajetória como mãe nesse tempo. Caiu a ficha (mais uma vez) de que ser mãe foi uma revolução na minha vida.

Estou aprendendo diariamente a buscar o equilíbrio entre esses cinco pilares fundamentais pra mim:

  • Estar comigo mesma. Curtir a minha própria companhia: Aqueles momentos de poder ler, refletir, tomar um chá com calma, ver um filme ou fazer qualquer outra coisa. Ter tempo de qualidade para eu mesma (sem ser nas madrugadas).
  • Cuidar da família: Estar disponível para pensar no que é melhor para a família, estar presente nas brincadeiras com meu filho, curtir momentos e criar memórias vivas. Ter uma rotina com os pais e sogros de forma que possam também criar laços fortes com os netos.
  • Namorar: Cultivar minha relação com meu parceiro de vida é essencial. Mesmo casada considero que namoro eternamente. Acho que a relação fica mais saudável quando me coloco assim, então é importante para mim cuidar dela.
  • Sair com amigos: Curtir as amizades me trazem leveza, felicidade e senso de pertencimento. Necessito encontrar amigas, compartilhar histórias, dar risadas e trocar confidências.
  • Me sentir realizada no trabalho: Fundamental para que eu seja feliz é me sentir bem com meu trabalho. Considero o meu trabalho um meio para exercer meus propósitos e portanto uma ação produtiva no mundo que posso deixar minha marca. Ter tempo de qualidade para que eu possa me expressar no mundo.

Percebi que não posso viver sem esses cinco pilares mas que se eu não estiver bem, ou seja, não cuidar de mim, será impossível cultivar os outros pilares.

O pilar central é estar comigo mesma, para que eu possa nutrir a minha própria alma para transitar de forma saudável entre os demais pilares.

Percebo que isso é recorrente entre as minhas amigas que também são mães. Querer “dar conta” de tudo e não cuidar de si é o comum. Mas não é normal. (viu amigas?!)

O significado de cuidar

Segundo o dicionário Aurélio.

Vejo como é recorrente as mulheres mães que interajo deixarem si mesmas em último plano. Filho, trabalho, casa, marido é tudo prioridade acima dela mesma. Mas se não cuidarmos de nós mesmas, como vamos cuidar dos outros?

Maior aprendizado

Eu preciso instaurar uma rotina de autocuidado para que o tempo comigo mesma seja bem aproveitado em que eu verdadeiramente recarregue as energias em todos os níveis psíquicos, emocionais e físicos. Não pode ser um momento apenas para capotar.

Estou cada vez mais vendo a necessidade de instaurar hábitos diários em muitos níveis e formas. Desde as mais simples até as mais “luxuosas”. (considero fazer massagem um luxo!rs)

O que eu ando fazendo na prática

Organizei o ritmo dos “encontros” desses quatro pilares para que eu pudesse ter constância e equilíbrio.

  • Quatro vezes por semana, de manhã, o Bento fica comigo e temos tempo para nos curtir, brincar e se divertir.
  • Toda tarde tenho tempo para meu trabalho. Atendo meus coachees, facilito o Pequenos Passos e empreendo a Casa Cuore enquanto o Bento vai pro Sementes do Cuore, projeto de livre brincar da Casa Cuore. Me sinto aliviada por que estou na sala ao lado caso ele precise de mim e ao mesmo tempo feliz de ter tempo para fazer o que me realiza.
  • Uma manhã semanal reservada para estar comigo mesma. Uma manhã para eu me curtir. Não encontro ninguém e me sinto bem acompanhada. Aproveito para explorar os cafés da cidade que eu amo e conhecer lugares que nutrem a minha alma. Levo meu caderninho e faço reflexões sobre a vida. Também faço terapia nesse horário.
  • Fazer natação duas vezes por semana. Vou cedinho antes do pessoal de casa acordar e estou de volta por volta de 7:39. Quando começo meu dia assim, minha energia é outra!
  • Uma noite semanal para trabalhar com o que amo. Meu trabalho geralmente é realizado contra turno já que as pessoas, em sua maioria, trabalham período integral. Então dou o Programa Travessia, para pessoas que querem fazer uma transição para um trabalho com signficado, uma noite por semana.
  • Uma noite quinzenal com o amor da minha vida. Buscamos criar espaço para um date night. Assim podemos namorar um pouquinho e ir a um restaurante gostoso enquanto o Bento está com os avós.
  • Uma noite quinzenal para encontrar amigas. Estou cada vez mais cuidando para encontrar as amigas! Mesmo sendo mais tarde que o usual pra mim ( costumo dormir relativamente cedo perto de quem não tem filho), sempre vale a pena encontrá-las.
  • Fazer uma massagem quinzenalmente. A Casa Cuore tem uma salinha que faço massagem enquanto sei que meu filho está sendo bem cuidado pelas educadoras do Sementes do Cuore. Se o Bento precisar de mim, estou no mesmo lugar só que preservando meu tempo de qualidade.
  • Mensalmente tenho um sábado sem a cria. Um momento para encontrar as amigas, andar no parque e deixar que a espontaneidade possa entrar em ação. Algo muito raro quando temos crianças ao nosso lado.
  • Mensalmente passo um dia do final do semana com meu filho, sem meu marido. Exploramos a cidade fazendo algo divertido enquanto meu marido também tem seu tempo de lazer sem filhos. Rs.

Além dessas atividades, já cuido da minha saúde comendo o máximo de orgânicos possível, como comida caseira, moro e trabalho no mesmo local, tenho flexibilidade de horários e tenho domínio da minha própria agenda.

E você? O que faz para cuidar de si? Que hábitos você instaura para isso?

Vou adorar receber suas dicas!

Se você tem filhos e busca aumentar a sua rede de apoio e conviver com outras famílias, procure a Casa Cuore!

Rede de apoio é o que me ajuda a cuidar de mim! Se quiser ler mais sobre rede de apoio, indico as dicas da Carol Guedes. Veja o texto aqui.

Quer saber mais do que eu faço? Acesse o site www.lellasa.com

--

--

Lella Sa

Amo ajudar as pessoas a encontrarem propósito e direção em suas vidas para terem um trabalho com significado — Saiba mais em www.lellasa.com